O que fazer em Barcelona? A capital Catalunha, rivaliza não só com Madrid mas também com outras grandes cidades europeias, na cultura, no comércio, esportes e principalmente no turismo, sendo um dos pontos mais movimentados do Mediterrâneo.

A cidade já era famosa, mas ganhou notoriedade com o sucesso dos Jogos Olímpicos realizados no Parque de Montjuic, em 1992, confirmando sua posição perante o mundo.

Nesse post, você confere os principais atrativos e passeios em Barcelona que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

1. Sagrada Família

BlogDSC 2112 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Templo Expiatório da Sagrada Família. Foto: Levarti.

A mais diferente das igrejas europeias e ao mesmo tempo o principal ponto turístico de Barcelona é o Templo Expiatório da Sagrada Família, obra do grande arquiteto catalão Antonio Gaudí.

O projeto, iniciado em estilo neogótico por outro arquiteto em 1882, passou para Gaudí em 1883, que mudou tudo, improvisando à medida que trabalhava. Tornou– se a grande obra da sua vida – ele viveu recluso aqui nos seus últimos anos. Quando morreu, somente uma torre na fachada da Natividade estava pronta, mas posteriormente muitas outras foram terminadas.

BlogDSC 2125 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
O projeto da Sagrada Família, iniciado em 1882, tem previsão de conclusão somente para 2026. Foto: Lvearti.

O local é a atração mais visitada não só de Barcelona mas de toda a Espanha, com filas sempre grandes nas bilheterias, por isso, compre o seu ingresso com antecedência.

2. Casa Batlló

BlogDSC 2216 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
A Casa Batló é uma das principais criações de Antoni Gaudí. Foto: Levarti

Também idealizada por Gaudí, a Casa Batló é um edifício modernista catalão, assim como os vários outros construídos na região conhecida como Quadrat d’Or – área que já foi a preferida da burguesia catalã para construir suas residências e edifícios comerciais e que tem como centro o Passeig de Gràcia.

O local, da mesma forma que o Templo Expiatório da Sagrada Família, é uma das grandes obras primas de Gaudí, com decorações que lembram ossos, escamas de peixe e as costas de um dragão.

A visita à Casa Batlló inclui uma experiência de realidade aumentada. Você recebe um tablet e fones, que fazem os cômodos vazios ganharem vida. A inovação combina com a casa, onde tudo parece fantasia. Sem dúvidas um dos melhores passeios em Barcelona.

BlogDSC 2237 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha

3. Parc Güell

parque guell entrada - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Entrada do Parc Güell. Foto: Civitatis.

O parque, considerado património da humanidade pela Unesco, é a mais colorida obra de Antoni Gaudí. Em 1890, o artista foi incumbido pelo conde Eusebi Güell de projetar um parque de 20 hectares dentro da propriedade da família, porém pouco do enorme projeto tornou-se realidade na época. O que se vê hoje, um belíssimo parque urbano, foi concluído entre 1910 e 1940.

No alto do parque situase–se a Gran Plaça Circular, espaço com formas onduladas, colunas com aspectos de árvores, figuras de animais e formas geométricas. A maior parte das superfícies estão decoradas com mosaicos feitos com pedaços de cerâmica coloridos. O ponto central do parque é uma grande praça na qual se encontra um enorme banco de 110 metros, com aparência de serpente coberta por pequenos pedaços de cerâmica.

Aqui fica também a Casa Museu Gaudí, onde o artista viveu entre 1906 e 1925, e onde é exposta atualmente uma coleção de obras do arquiteto catalão. Não deixe de visitar, um roteiro de passeios em Barcelona não estaria completo sem uma visita ao Parc Güell.

BlogDSC 2088 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Área externa da Casa Museu Gaudí. Foto: Levarti.
BlogDSC 1989 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Casa Museu Gaudí. Foto: Levarti.

4. Museu Picasso

O Museu Picasso de Barcelona é o principal museu da cidade, dedicado à obra do pintor espanhol Pablo Picasso. Fundado em 1963, possui um acervo com mais de 4 mil obras que compõem a exposição permanente, muitas delas doadas por Jaime Sabartes, amigo de Picasso. O maior destaque desta coleção está nos primeiros desenhos e pinturas do artista, como A Primeira Comunhão (1896) e As meninas, obra prima baseada no trabalho de Velázquez de 1956. Há também uma lojinha para comprar souvenirs.

museo picasso meninas - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Museu Picasso – Obra As Meninas. Foto: Civitatis.

A entrada do museu custa cerca de 12€ e as visitas acontecem de terça-feira a domingo, das 11h às 21h.

5. Montjuïc

fuente magica montjuic - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Montjuïc, Fonte Mágica. Foto: Civitatis.

A Colina de Montjuïc, com 213m de altura, no sul da cidade, constitui a maior área de lazer de Barcelona, com museus, galerias de arte, parques de diversão e boates que garantem movimento dia e noite. O local oferece uma das vistas mais bonitas de Barcelona, sendo possível avistar inúmeros pontos turísticos como o Estádio Olímpico, construído para sediar os Jogos Olímpico e o Monumento à Colón, uma das mais famosas estátuas da cidade.

No topo do parque, o Castell de Montjuïc, antiga fortaleza militar que já foi palco de inúmeras batalhas em Barcelona, foi convertido em um mirante. Ainda há equipamentos de guerra em exibição, e uma pequena exposição sobre o tema. Do lado oeste, está o apreciado Poble Espanyol – “aldeia” com praças e ruas criada em 1929 para ilustrar os diferentes estilos arquitetônicos do país.

Outro ponto de interesse no local é a Fundació Joan Miró, um museu idealizado pelo próprio Miró que doou obras da sua coleção particular para o acervo. Fica em um edifício curioso, desenhado pelo pelo também barcelonês Josep Lluís Sert.

A forma mais divertida de subir o Montjuïc é através do teleférico. Mas também há acesso por ônibus. Não deixe de visitar, um roteiro de passeios em Barcelona não estaria completo sem passar por aqui.

6. Basílica de Santa Maria del Mar

photo1jpg - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha

Esta magnífica construção é considerada uma das igrejas favoritas da cidade, tendo sido construída em estilo gótico em apenas 55 anos – velocidade ímpar para a Idade Média. Sua fachada oeste exibe um rosário do século XV que retrata a coroação de Maria, enquanto outros vitrais, dos séculos XV e XVIII, iluminam o amplo interior da igreja.

7. Catedral de Barcelona

BlogDSC 2285 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Catedral de Barcelona é uma igreja gótica, oficialmente chamada de Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia. Foto: Levarti.

Também chamada de La Seu (‘a Sé), a Catedral de Barcelona começou a ser construída sob o comando do rei Jaime II, entre os séculos XIII e XV e só foi terminada, no fim do século XIX. Seu interior abriga belos claustros góticos e cadeiras de couro entalhadas. Na cripta sob o altar–mor está o sarcófago de Santa Eulália, uma das padroeiras da cidade. A nave possui 28 capelas laterais e um teto de 26m – uma das joias do Bairro Gótico de Barcelona.

BlogDSC 2285 1 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Catedral de Barcelona. Foto: Levarti

8. Parc de la Ciutadella

parc ciutadella barcelona 3911 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Parc de la Ciutadella. Foto: Tourist-guide Barcelona

Além de ser um dos principais pontos turísticos de Barcelona (e ao mesmo tempo o parque mais antigo), o Parc de la Ciutadella guarda um dos maiores monumentos da cidade, o Arco do Triunfo, obra do estilo neomudèjar que foi planejada por Josep Vilaseca i Casanovas e inaugurada em maio de 1888. Sua construção teve como principal inspiração o Jardim de Luxemburgo, em Paris , e é uma ótima opção para relaxar em meio à natureza.

9. Rambla

BlogIMG 20170722 154943020 1024x576 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
La Rambla, Barcelona. Foto: Levarti.

A Rambla é o calçadão mais popular de Barcelona. Vai da Praça da Catalunya até o Port Vell, a área do porto antigo, com pouco mais de 1 quilômetro de extensão. Ao longo do caminho você vai encontrar diversas lojas e restaurantes com mesas não só na área interna mas também no meio da rua. Ótimo para comer enquanto ver o movimento das pessoas.

BlogDSC 2380 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Porto antigo de Barcelona. Foto: Levarti

A rua é exclusiva para pedestres e inteiramente arborizada, tornando o passeio ainda mais agradável e de fato, um dos melhores em Barcelona. O trecho mais bacana é o entorno do Mercado de la Boqueria, onde é possível comprar sucos, saladas de frutas, peixes e frutos do mar.

BlogDSC 2312 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Mercado La Boqueria. Foto: Levarti.

Na área do porto, no final das Ramblas, fica o Mirador de Colón. No alto de uma grande coluna de 60 metros de altura, o navegador Cristóvão Colombo aponta seu dedo em direção às Américas, segundo uns, e para a saída de Barcelona pelo mar rumo às Américas, segundo outros. O que pouca gente sabe é que há um elevador no meio da coluna, onde é possível admirar Barcelona do alto.

Mirador de Colom Barcelona e1533763607106 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Mirador de Colón. Foto: Nosso Vasto Mundo.

10. Camp Nou

BlogDSC 2520 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
Área interna do Estádio do Barcelona. Foto: Levarti.

Considerado um dos principais passeios em Barcelona, durante uma visita ao Camp Nou, estádio do Barcelona, inaugurado em 1957, você vai conhecer a história desse que é um dos maiores times do mundo.

Uniformes antigos, bolas e muitos troféus estão em exposição, assim como as Chuteiras de Ouro de Lionel Messi, no museu do Barça, situado dentro do estádio. Também é possível visitar espaços como as cabines dos locutores, arquibancadas e pela beiradinha do gramado – podendo inclusive, sentar no banco de reservas.

Os tours ocorrem todos os dias com vários horários, o preço médio é de 33€.