Madrid, a capital da Espanha, com mais de 6 milhões de habitantes, é hoje uma das cidades mais visitadas do mundo. E, muito desse sucesso, deve-se principalmente à sua arquitetura invejável, com prédios seculares e palácios belíssimos, monumentos e igrejas que guardam riquezas incomensuráveis, além de museus importantíssimos não só para a história da cidade, como também do mundo.

Sua origem data de 852, quando os mouros construíram um forte próximo ao rio Manzanares e uma pequena cidade começou a crescer à sua volta. Nos séculos seguintes, sob o governo dos Habsburgos e depois dos Bourbons, Madrid ganhou algum dos mais notáveis atrativos turísticos que conhecemos hoje, entre eles a magnífica Plaza Mayor e o Palácio Real, ao mesmo tempo em que a cidade tornava-se o centro nervoso de toda a Espanha.

Basta uma breve caminhada pelo centro para sentir a energia de Madrid, um destino onde passado e presente convivem de forma totalmente harmoniosa, oferecendo aos seus visitantes às mais diversas experiências. Dos bairros descolados, mercados e feiras, passando por restaurantes tradicionais e pontos turísticos cheios de história, o que não falta são opções de passeios em Madrid.

TOP 10 – passeios e atrativos que você não pode perder em sua primeira viagem à Madrid

1. Plaza Mayor

Durante centenas de anos a Plaza Mayor, construída no século XVII, sediou atividades diversas, de touradas a execuções, passando pelos julgamentos feitos pela Inquisição. Atualmente, o local é um dos principais pontos turísticos de Madrid e para obrigatória para qualquer visitante.

No centro, chama a atenção a imponente estátua do rei Felipe III, idealizador da praça. Assim como o Arco de Cuchilleros, um dos nove que dão acesso à praça e a Casa de la Panadería, cuja fachada exibe belas pinturas alegóricas.

Nos arredores da praça, as elegantes arcadas que cercam a Plaza Mayor, hoje abrigam cafés, bares e restaurantes e lojas badaladas, que apesar do preço mais elevado, valem uma visita.

2. Puerta del Sol

BlogPorta do Sol 04 1024x576 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Tida como o coração da capital espanhola, Puerta del Sol é um dos palcos preferidos dos artistas de rua em Madrid. Foto: Levarti.

Considerada uma das áreas mais agitadas da capital espanhola, Puerta del Sol é de fato uma das melhores opções de passeios em Madrid. A praça marca o local da antiga entrada da cidade, onde havia um castelo e um portão, e, hoje abriga diversas lojas e cafés, além de pontos turísticos da cidade.

A estátua de Carlos III (que reinou em entre 1759 e 1758) ocupa o centro da praça. Na ponta sul fica a austera Casa dos Correios, erguida com tijolos vermelhos por volta de 1760. Logo a frente, um símbolo no chão indica o marco zero, ponto inicial de todas as rodovias na Espanha. E, no outro lado, está a estátua do Oso y el Madroño – um urso que tenta escalar a árvore em busca dos frutos de um medronheiro (espécie mediterrânea).

f i pg 111009 puerta sol  1 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Estátua de Oso y el Madroño. Foto: Levarti

3. Palácio Real

BlogPalácio Real 02 1024x576 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
O Palácio Real serviu como residência da realeza espanhola até a abdicação do rei Afonso XIII, em 1931. Foto: Levarti.

O amplo e luxuoso Palácio Real foi encomendado pelo rei Filipe V depois que a Fortaleza real, que por séculos ocupava o lugar, foi destruída por um incêndio em 1734.

Seu interior reflete o gosto dos reis Bourbons, Carlos III e Carlos IV, com quartos cheios de obras de arte, salas que abrigam coleções de louças e pratarias assim como paredes e teto de algumas salas, por exemplo a famosa Sala de Porcelana, que são recobertas por porcelanas reais verdes e brancas, além de instrumentos do famoso luthier Antonio Stadivari.

BlogPalacio Real 10 1 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Atualmente, o Palácio Real é usado apenas para cerimônias oficiais na capital. Foto: Levarti

Atualmente o palácio é usado apenas para cerimonias oficiais na capital e oferece tours com auxílio de um guia em áudio, disponível, também, em português. Para adquirir o ingresso é preciso marcar dia e hora da visita no site oficial do palácio.

4. Gran Vía

noche gran via - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Gran Vía, Madrid. Foto: Bem Vindo a Madrid.

Outra excelente opção do que fazer em Madrid é passear pela Gran Vía, a principal e mais famosa avenida da cidade. Inaugurada em 1910, por lá é possível encontrar centenas bares, restaurantes, lojas, cinemas e teatros assim como diversos edifícios de valor arquitetônico, como por exemplo o Edifício Metrópolis, de inspiração francesa, e o Edifício la Estrella, construído em estilo neoclássico e cheio de detalhes ornamentais.

A região é uma das mais áreas mais comercias de Madrid e, por esse motivo, está sempre apinhada de turistas e moradores.

5. El Rastro

rastro casa amadeo - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
O Mercado El Rastro é considerado Patrimônio Cultural de Madrid. Foto: Bem Vindo a Madrid.

O famoso mercado de pulgas de Madrid existe (surpreendentemente) desde a Idade Média. E, embora seu apogeu tenha ficado lá atrás, ainda continua atraindo moradores e turistas que vêm a procura de preciosidades nas barracas que vendem de tudo: de móveis novos a roupas usadas, passando por livros, acessórios e alguns objetos bem estranhos como máscaras de gás.

6. Mercado de San Miguel

mercado san miguel covid - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
O Mercado de San Miguel recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano. Foto: Bem Vindo a Madrid.

Localizado na parte clássica da cidade, o Mercado de San Miguel é considerado o centro gastronômico de Madrid, onde visitantes podem apreciar algumas das iguarias típicas da região como a famosa paella e o delicioso jámon, um dos elementos mais essenciais da cozinha espanhola.

msanmiguelteindas2 1413986419.822 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Área interna do Mercado San Miguel. Foto: Bem Vindo a Madrid.

7. Museu del Prado

O Museu del Prado possui a maior coleção do mundo de pintura espanhola – especialmente de artistas como Velázquez e Goya, além de maravilhosas coleções de outros países: são ao todo 8600 quadros e mais de 700 esculturas. Uma riqueza histórica e cultural inestimável. O museu fica em uma das áreas mais privilegiadas de Madrid e encabeça um dos itinerários turísticos mais famosos da capital espanhola.

Blog Museu Del Prado 2 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Entre as obras mais famosas encontradas no Museu del Prado estão “O martírio de são Filipe”, de José de Ribeira e o “Jardim das delícias”, de Hieronymus Bosch.

8. Parque del Retiro

BlogDel Retiro 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Totalmente aberto ao público em 1869, o Parque del Retiro já foi restrito apenas à pessoas “bem vestidas”. Foto: Levarti
BlogDel Retiro 07 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
O Parque del Retiro no passado fez parte do palácio real de Filipe IV. Foto: Levarti.

Na sua lista de coisas para fazer em Madrid, separe um momento do seu dia para passear no Parque del Retiro, um apreciado local de lazer na cidade que no passado, já fez parte do Palácio Real de Filipe IV. Além de apreciar sua beleza, dentro do parque é possível alugar um barquinho para andar no lago, ou ainda visitar o Palácio de Cristal e o Palácio de Velázquez.

Palácio de Cristal 01 1024x687 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Ao sul do Parque del Retiro, o Palácio de Cristal foi erguido por Velázquez Bosco, em 1887, para sediar exposições.

9. Fonte de Cibeles

fuente cibeles ayuntamiento madrid - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Construída em 1782, a Fonte de Cibeles é um dos principais símbolos da capital Madrilena. Foto: Bem Vindo a Madrid.

A Fonte de Cibeles, construída em 1782, acabou por dar nome a uma das praças mais emblemáticas de Madrid, convertendo-se ao mesmo tempo, em um símbolo da capital madrilena.

Ela representa a deusa romana Cibeles, símbolo da terra, da agricultura e fecundidade, sobre um carro puxado por leões. A figura principal, a deusa Cibeles, é obra do escultor Francisco Gutiérrez. Os leões, esculpidos pelo francês Roberto Michel, representam os personagens mitológicos Hipómenes e Atalanta.

lacibeles1 1401965562.48 - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha
Puxada por dois leões, a figura principal que representa a deusa romana Cibeles, foi esculpida pelo escultor Francisco Gutiérrez. Foto: Bem Vindo a Madrid.

Até 1862, a fonte cumpriu com seu objetivo de abastecer os madrilenhos com água. Depois, foi transferida ao centro dessa praça e se tornou um símbolo artístico da cidade.

10. Centro de Arte Reina Sofía

F E EA 1210 GD reina sofia 40 alta - 10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha

Instalado em um antigo hospital do século XVIII com três prédios modernos de vidro adicionais, este magnífico museu dedica-se à arte do século XX. Abriga obras importantes de artistas como Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró, além de reservar alas exclusivas para movimentos pós-guerra, como a Arte Abstrata e o Minimalismo.