De praias paradisíacas a desertos fascinantes, passando por ilhas históricas e sítios arqueológicos de importância história única, o que não faltam são opções de lugares incríveis para visitar na América do Sul.

Abaixo, preparamos uma lista especial com 10 lugares que você deve considerar na hora de planejar sua próxima viagem. Aproveite.


1. Ilha de Páscoa, Chile

easter island gf9e12d5bc 1280 1024x681 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul

No sul do Pacífico está uma das ilhas mais místicas e visitadas do mundo: Rapa Nui, no idioma nativo, é a ultima fronteira da América do Sul e mais remota ilha habitada do planeta. São menos de 6 mil moradores e paisagens de tirar o fôlego. Destaque, claro, para as quase 900 estátuas gigantes Moais feitas de pedras vulcânicas e medindo de 1 a 30 metros de altura. Os turistas ainda podem entreter–se com algumas belas praias, como a calma Anakena e alguns passeios que passam pelos vulcões Rano Kau e Rano Raraku.

Para ver as estátuas gigantes Moais, principal atrativo turístico da Ilha, é necessário ir até Santiago, e depois voar por mais 5 horas.

2. Salar de Uyuni, Bolívia

salar de uyuni g509f97108 1280 1024x680 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Imagem de Wil Nemao.

Maior planície de sal do mundo, resultado da evaporação de antigos lagos, esse deserto de sal de 12 mil Km² está localizado a mais de 3.600m de altitude, junto ao cume das montanhas dos Andes. Seja durante o inverno, ou nos meses de verão, quando o degelo e chuvas formam uma lâmina que reflete um céu sem fim, o cenário de ficção de cientifica do Salar de Uyuni é sempre garantia de imagens sensacionais.

Para ir, a dica é ir primeiro para San Pedro do Atacama, no Chile, ou Uyuni, na Bolívia. Dalí partem diversos tours para quem vai cruzar a imensidão branca em uma incrível viagem de 4 dias de duração que termina na fronteira com o Chile.

3. Ushuaia, Argetina

USHUAIA ARGENTINA - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul

Dentre os lugares para visitar na América do Sul, Ushuaia é para quem curte baixas temperaturas. Conhecida como a Cidade do Fim do Mundo e porta de entrada para a Antártida, sua localização em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes, geleiras e o oceano, é prato cheio para os fãs de destinos de inverno. Ali é possível fazer passear de trenó pelas montanhas, fazer aulas de esqui alpino, snowboard e trekking na neve. Outra atividade que entretem os visitantes é a navegação ao Canal Beagle, que oferece vista de Ushuaia com a Cordilheira nevada ao fundo.

A agência Brasileiros em Ushuaia organiza viagens e passeios pela região. Para chegar é só ir até Buenos Aires e depois voar até o Aeroporto de Ushuaia.

4. El Calafate, Argetina

glacier g5ef01f8fa 1280 1 1024x767 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul

No extremo sul argentino, El Calafate é a base para se descobrir algumas das paisagens mais impressionantes da Patagônia Argentina. A mais emblemática é a do Parque Nacional Los Graciares, onde está o glaciar Perito Moreno, a maior geleira em extensão horizontal do mundo, com mais de 250 quilômetros e considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O atrativo é infinitamente fotografável e acessível: basta pegar uma hora e meia de van no centro da cidade, e já dá de cara com o Perito Moreno. Inesquecível!

A rota Brasil-Buenos Aires-El Calafate pode ser feita com a Aerolíneas Argentinas ou a Latam. O voo de Buenos Aires a El Calafate leva 3h20.

perito moreno gec7d36b80 1280 1024x682 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Foto de Vicente Cross.

Leia mais:

El Calafate: a Terra dos Glaciares na Patagonia Argetina

5. Cartagena, Colômbia

colombia g7b01925f0 1280 1024x682 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Centro Histórico de Cartagena, Colômbia. Foto de Makalu.

Escondida entre muralhas, em pleno mar do Caribe, Cartagena é um dos mais belos lugares para se visitar na América do Sul. O destino chama atenção pois possibilita, em uma mesma viagem, conhecer não só belas praias que dispensam apresentações mas também por seu passado colonial, marcado por seu Centro Histórico fortificado, com 13 km de muros de pedras construídos a partir do século 16, e pela bela sequência de casas coloniais que abrigam restaurantes típicos.

colombia ga2bea6d00 1280 1024x682 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Cartagena, Colômbia. Foto de Makalu.

O melhor jeito de conhecer o destino é ir até Bogotá e depois pegar um voo rápido até a cidade.

Leia mais:

Cartagena das Índias, Colombia – Um destino colorido e vibrante

6. Ilhas Galápagos, Equador

Uma das primeiras ilhas exploradas pelo contato humano, as ilhas Galápagos, onde Charles Darwin passou em 1835 a bordo do navio HMS Beagle, são formadas por um grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico; habitat de espécies como iguanas, leões–marinhos, tartarugas–gigantes e aves como albatrozes. Para os felizardos que aqui aportarem, além das observação dos animais, as ilhas oferecem grutas, vulcões, belas praias e opções de mergulhos.

7. Machu Picchu, Peru

peru g66a5601ef 1280 1024x682 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Machu Picchu, Peru Foto de Maik.

Reconhecida como uma das maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu é um lugar impressionante sob vários aspectos. O maravilhoso sítio arqueológico está 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540. A cidade foi toda construída por pedras, sendo que a maior parte delas tem entre 10kg e 15kg – algumas chegam a pesar 20 toneladas. É incrível a experiência de visitar as ruínas e perceber o encaixe perfeito das paredes. O local, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, está a 74 quilômetros de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar.

8. Torres del Paine, Chile

O Parque Nacional de Torres del Paine fica ao sul da Patagônia Chilena e é uma das paisagens mais impressionantes do país. Esse parque tem como principal atração as imponentes montanhas chamadas de “As Torres”. De um lado, ‘Los Cuernos’ e seu incrível balé de formas e superfícies estratificadas. A nordeste, as famosas torres de granito que fazem a felicidade de escaladores de todo o mundo. Para curtir o parque, opções não faltam: há ali lagos, glaciares, rios e quedas d’água de matizes azul e verde para os visitantes aproveitarem.

A cidade de Punta Arenas, a 250Km de Puerto Natales, tem voos diários a Santiago, de onde os passageiros seguem de ônibus ou transfers até lá.

9. Isla Negra, Chile

É na comuna de El Quisco, província de San Antonio, que fica a Casa Museo Isla Negra, um dos locais onde o morou o famoso poeta Pablo Neruda, laureado com o Prêmio Nobel da Literatura em 1971. Foi lá que ele passou grande parte do seu tempo e onde está enterrado junto com sua amada, Matilde Urrutia. Por isso, o visitante encontrará um rico acervo que inclui desde objetos pessoais do poeta até um pergaminhos originais com alguns de seus poemas, cartas e mais.

O local está a 120km de Santiago, e merece um tour dedicado a um dos maiores ícones chilenos de todos os tempos.

10. Baños, Equador

banos equador 1 1024x649 - 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
Balanço na Casa del Árbol. Foto do blog VOLTO LOGO/  Murilo Pagani

Concluindo nossa lista de lugares para visitar na América do Sul, a pequena Baños de Agua Santa (ou simplesmente Baños), na província de Tungurahua, é destino imperdível para quem busca de aventura e bela natureza no Equador. O destino é conhecido como “Portão para a Amazônia”, pois está às margens do rio Pastaza, na bacia do imenso rio Amazonas. Além de estar cercada por três vulcões e possuir fontes hidrotermais de água mineral, Baños é famosa também pela “La Casa del Arbol”, a casa na árvore onde fica o famoso “balanço do fim do mundo” – definitivamente um dos melhores destinos para na América do Sul para ser visitado.