Piscinas naturais são opções perfeitas para os viajantes que gostam de tomar um bom banho sem se preocupar com correntezas. No Brasil, elas são encontradas em diversas regiões, alinhadas com recifes, corais e outras, formadas pelas chuvas entre as dunas – como é o caso das muitas encontradas pelo Nordeste.

Confira a seguir uma lista com 10 das melhores piscinas naturais para você aproveitar no verão.

Lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Centenas de quilômetros de dunas de areia branquinha rodeiam as incríveis piscinas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um das mais paisagens mais espetaculares do mundo.

Circuito da Lagoa Azul  1024x682 - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Circuito da Lagoa Azul – Lençóis Maranhenses. Foto: Ministério do Turismo

A melhor época para visitar é durante a temporada de chuvas (entre janeiro e junho), quando as lagoas enchem e ganham contornos e cores ainda mais exuberantes. Se desejar ir nas maiores, confira a Lagoa Azul e Lagoa Bonita.

Leia mais sobre o Parque Nacional dos Lençóis: Lençóis Maranhenses – o que fazer, como chegar, onde ficar e quando ir.
Rota das Emoções – Conheça os principais destinos – e atrativos.

Clique aqui e reserve os melhores passeios pelos Lençóis

Lagoa do Paraíso – Jericoacoara

AdobeStock 240810632 1024x682 - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE.

A beleza incontestável da Lagoa do Paraíso de fato é um dos principais atrativos da paradisíaca Jericoacoara, a cerca de 270 quilômetros da capital cearense. É ideal para curtir o dia todo, já que conta com diversas opções de barracas e restaurantes – alguns deles super badalados – ao redor, além das redinhas armadas dentro d’água que são um sucesso. O clima é de total descontração e tranquilidade, bem ao estilo de Jeri.

Leia mais sobre Jericoacoara: Praia de Jericoacoara – o que fazer, como chegar e qual a melhor época para visitar.

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Jericoacoara

Maragogi – Alagoas

39956149985 0049c2c683 k 1024x684 - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Maragogi. Foto: Ministério do Turismo

Nade ao lado de peixinhos coloridos e belíssimos corais nas piscinas naturais de Maragogi, um dos destinos preferidos entre os viajantes que procuram esse tipo de experiência. Elas ficam em três áreas abertas de visitação: Galés, Taocas e Barra Grande, e, para chegar até lá, somente através dos passeios de catamarã ou lancha. A pedida é mergulhar com snorkel, praticar stand-up paddle ou simplesmente tomar um banho dos mais belos e relaxantes.

Leia mais sobre Maragogi: Descubra o Caribe Brasileiro

Clique aqui e reserve os melhores passeios turísticos em Maragogi.

Gruta da Lagoa Azul, Bonito – Mato Grosso do Sul

gruta do lago azul.2 2 1 - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Gruta da Lagoa Azul, Bonito. Foto: Bonitur

A Gruta da Lagoa Azul é uma das joias do turismo em Bonito. O local é uma das maiores cavidades inundadas do planeta, com profundidade estimada de 90 metros – formando uma piscina natural com águas incrivelmente azuladas.

A Gruta fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Bonito, e é preciso andar por cerca de 250 metros pela mata e descer uma longa escadaria até chegar no seu interior. Além de poder contemplar a beleza incontestável da Lagoa Azul, durante a visita é possível contemplar as rochas, formações geológicas e os espeleotemas de várias formas e tamanhos formados há milhares de anos. 

Leia mais sobre Bonito: Bonito – Um paraíso do ecoturismo no Mato Grosso do Sul

Clique aqui e reserve os melhores passeios turísticos em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Ilha Grande – Rio de Janeiro

Cercada pelo verde do mar e da maravilhosa Mata Atlântica, Ilha Grande é considerada um dos paraísos naturais brasileiros – sendo a maior das ilhas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Dentre suas belezas, alguns lagos e lagoas se destacam pela cor intensa de suas águas e riqueza da vida marinha. É o caso da Lagoa Azul, piscina natural que se assemelha às cores do Caribe, perfeita para mergulhos de snorkeling, e a Lagoa Verde, formada entre a Ilha Grande e a Ilha da Longa.

piscinas naturais em Angra dos Reis - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
A Lagoa Verde é um dos pontos prediletos dos turistas para prática de snorkeling. Foto: Ilhagrande.org

Porto de Galinhas – Pernambuco

piscinas naturais de - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Piscinas naturais em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Localizado no litoral sul de Pernambuco, Porto de Galinhas é um daqueles lugares capazes de tirar o fôlego dos seus visitantes. O destino é repleto de piscinas naturais que se formam entre os arrecifes de corais na maré baixa, permitindo aos visitantes mergulhar entre peixinhos coloridos que habitam na região. Para acessar as piscinas a maneira mais utilizada pelos turistas é através do tradicional passeio de jangada.

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha

baia dos porcos - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
A vista do Morro Dois Irmãos é um dos bônus para quem mergulha nas piscinas naturais da Baía dos Porcos. Foto: Melhores Destinos.

Envolta por corais e água transparente, a Baía dos Porcos possui piscinas naturais separadas por rochas vulcânicas e à sombra do imponente Morro Dois Irmãos. O local é perfeitamente preservado, e, as piscinas, repletas de peixes, ouriços e estrelas do mar e até tartarugas marinhas. Quem mergulha nessas águas de fato sai renovado.

Clique aqui e reserve os melhores passeios turísticos em Fernando de Noronha.

Piscinas de Pajuçara – Maceió

passeio de jangada as piscinas naturais de pajucara - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
Depois de um trajeto com cerca de 20 minutos mar adentro, as jangadas “estacionam” no banco de areia para os turistas curtirem as piscinas naturais de Pajuçara. Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

A sempre movimentada praia de Pajuçara, no litoral de Maceió, tem como um dos seus principais atrativos os passeios de jangada que levam às piscinas naturais. Elas ficam a 2 quilômetros da costa e são ótimas para curtir mergulhos em águas mais calmas. De lá, o visual para a orla urbana da cidade é incrível. O passeio é uma delícia e pode ser feito por pessoas de todas as idades.

Leia mais sobre o litoral alagoano: 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Maceió – O paraíso das águas em Alagoas

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo – Amazonas

lagoaazul10 - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
A cor da água, provavelmente, deve-se ao aquífero das Guianas, que jorra em vários pontos do Município de Presidente Figueiredo. Foto: Amazonas e mais.

Conhecido como a “Terra das Cachoeiras”, Presidente Figueiredo é um dos mais belos destinos do Amazonas. Dentre os belos atrativos naturais, destaca-se a Lagoa Azul, um balneário natural de águas doces, com cerca de 2,5 de profundidade, oriundo do aquífero das Guianas, que jorra em vários pontos do município. A Lagoa fica em terreno particular, na comunidade de Nova Esperança (cerca de 2h de Manaus). Funciona de fevereiro a agosto.

Barra da Lagoa – Florianópolis

piscinas naturais em florianópolis - 10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão
As águas azuladas e super tranquilas de Barra da Lagoa são uma ótima pedida para curtir banhos refrescantes.

Escondidas entre a Prainha da Barra e Galheta, as piscinas naturais de Barra da Lagoa são poucos conhecidas, até mesmo dos moradores de Florianópolis. Elas são na verdade uma  “fenda” no costão, onde em dias de mar calmo a água fica cristalina e paradinha.