Com praias de mar que transitam entre o verde esmeralda e azul translúcido, longas faixas de areia branca e lindos coqueirais por toda parte, as praias de Alagoas estão entre os destinos brasileiros que são comparados às belezas do Caribe.

Boa parte delas ficam na chamada Costa do Corais, roteiro turístico que tem Maceió como ponto de partida e inclui destinos super famosos como São Miguel dos Milagres, Maragogi, Japaratinga e Barra de Santo Antônio.

A seguir você confere as 10 melhores praias de Alagoas para montar um roteiro de viagem perfeito.

Melhores praias de Alagoas

1. Praia do Antunes, Maragogi

praia de antunes - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia de Antunes, Alagoas. Foto: Minuto Seguros

A Praia de Maragogi está entre as preferidas dos turistas que chegam em Alagoas. O destino tem de fato ares caribenhos, com mar de águas calmas, mornas e cristalinas e faixas de areia branca ao longo de 22 quilômetros.

A Praia do Antunes é uma das mais famosas, com visual único até mesmo para a região. Uma de suas principais características são os bancos de areia que se formam na maré baixa, onde é possível ir caminhando mar adentro com água na altura do joelho. Além disso, o que torna o destino parada obrigatória no estado são as piscinas naturais, formadas a seis quilômetros da costa, entre barreiras de corais, com águas cristalinas e repletas de peixes coloridos.

Leia mais: Maragogi: Descubra o Caribe Brasileiro

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Maragogi

2. Praia de Japaratinga, Japaratinga

1 vista do mar japaratinga 1024x673 - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia de Japaratinga, Alagoas.

Antiga colônia de pescadores, Japaratinga conta com 15 quilômetros de litoral, divido em cinco praias super agradáveis e quase nunca cheias – ideal para quem curte destinos mais tranquilos. A praia que dá nome à vila guarda as paisagens mais surpreendentes: águas calmas, areia fininha, coqueirais e recifes de corais compõem o visual, assim como as deliciosas piscinas naturais formadas com a maré baixa.

Na maré baixa, é possível caminhar por cerca de 500 metros mar adentro, sem afundar. Isso é possível principalmente em razão dos vários bancos de areia encontrados ao longo da costa de Japaratinga.

Leia mais: A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais.

3. Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio

11761254304 94c65bac43 o - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
A extensa faixa de areia da Praia do Carro Quebrado é ideal para boas caminhadas a beira-mar. Foto: Creative commons/Flickr/Cícero R. C. Omena.

Localizada entre Maceió e Maragogi, Barra de Santo Antônio é um destino de poucos recursos turísticos mas de charme e belezas naturais exuberantes, sendo indicada para quem quer curtir as belas praias alagoanas mas sem toda aquela agitação de outros destinos mais famosos.

Entre as praias do vilarejo, a praia do Carro Quebrado pode ser considerada como o cartão-postal, com cenário formado por falésias multicoloridas, coqueirais e um delicioso mar em tons de verde. A praia é quase deserta e o acesso é feito através de uma trilha a pé, durante a maré baixa. Dessa forma, é ótima para curtir com as crianças que podem aproveitar livremente a faixa de areia (não possui qualquer estrutura).

Por fim, a praia central, que dá nome ao pequeno vilarejo, é uma opção para aproveitar dias de preguiça na praia com boa estrutura turística.

4. Praia da Pajuçara, Maceió

praia de pajuçara - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia da Pajuçara. Foto: Viagem e TurismoAbril

Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. É super movimentada tanto durante o dia quanto à noite, quando os turistas migram da faixa de areia para o calçadão da praia. Com muito coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió.

A partir de lá, partem jangadas rumo às piscinas naturais de águas cristalinas e repletas de peixinhos coloridos, o grande atrativo das praias de Alagoas.

Leia mais: Maceió: o paraíso das águas em Alagoas

5. Praia do Toque, São Miguel dos Milagres

00815158 2g4e1i0b2a 11 - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia do Toque, São Miguel dos Milagres – AL. Foto: Viagem e Turismo/Abril.

O pequeno vilarejo de São Miguel dos Milagres é um dos mais antigos e charmosos de Alagoas e atrai principalmente, casais em busca de momentos românticos em meio às belezas exuberantes do lugar. Seu mar de águas calmas e mornas, de um azul-esverdeado, abriga lindas piscinas naturais, que podem ser visitadas em qualquer período do ano em deliciosos passeios de jangada. Além disso, o lugar guarda algumas das praias mais selvagens de Alagoas.

A Praia do Toque é um espetáculo à parte – não tem acesso para carros até a areia, mantendo-se quase exclusiva. Sobram, contudo, ótimas pousadas e restaurantes que são puro charme e ideais para também com toda a família.

6. Praia do Patacho, Porto de Pedras

praia patacho sao miguel dos milagres - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia Patacho, Porto de Pedras. Foto: Luis Morais/ Viagem e Turismo

Situada em Porto de Pedras, na Rota Ecológica, Patacho é uma das praias mais próximas da foz do rio Manguaba. Possui um belo coqueiral, mar esverdeado e o acesso sem muitas construções. Ou seja, é um paraíso para quem quer curtir dias ensolarados e sem preocupações. Não tem muitos banhistas e muito menos vendedores ambulantes.

Vale visitar também a Praia da Laje, vizinha a praia do Patacho, visitar o centro e fazer o passeio de barco pela costa.

7. Praia do Francês, Marechal Deodoro

praia do frances - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia do Francês, Marechal Deodoro – AL. Foto: Guia Melhores Destinos

Não muito longe de Maceió, o município de Marechal Deodoro guarda uma das praias mais populares de Alagoas: a Praia do Francês. É uma ótima opção não só para quem curte praias mais agitadas mas também para aqueles que preferem destinos mais sossegados.

No lado direito da praia, o clima é rústico e de sossego, com coqueirais e fortes ondas que atraem muitos surfistas. Já na ponta esquerda, famílias são atraídas pelos recifes que formam piscinas naturais, e as imensas barracas especializadas em frutos do mar garantem a animação.

8. Praia do Gunga, Barra de São Miguel

praia do gunga durante passeio de ultraleve - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Praia do Gunga, Barra de São Miguel – AL. Foto: Camille Panzera/ Guia Melhores Destinos

Não a toa que a Praia do Gunga é considerada não só uma das praias mais bonitas do litoral alagoano como também do Brasil. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural incontestável, reunindo todos os requisitos para uma viagem perfeita.

O mar é mansinho e na maré baixa se encontra com a Lagoa do Roteiro, permitindo que os visitantes se banhem em águas doces e na água salgada. É ótima para curtir com a família, pois conta com excelente estrutura de barracas e restaurantes, além dos divertidos passeios que agradam a todas as idades.

O paredão de falésias, a cerca de 15 minutos do centro de Gunga, é lindo e contrastam o mar azul. Em algumas das formações, a erosão criou fendas, permitindo que os buggys “entrem” nas falésias.

9. Praia de Jacarecica do Sul, Jequiá da Praia

12 - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Falésias da praia de Jacarecica do Sul. Foto: Foto Toni Cavalcante

A praia de Jacarecica do Sul é uma das mais selvagens do litoral alagoano. E apesar de ter grande extensão, possui uma estreita faixa de areia dourada, ideal para fazer longas caminhadas e curtir a paisagem.

Possui uma vasta mata nativa preservada e grandes falésias avermelhadas, que contrastam com o azul do mar. Jacarecica não têm nenhuma estrutura turística, sendo assim, se for aproveitar um dia por lá, leve comida e bebida.

10. Pontal do Coruripe, Coruripe

Praia Pontal do Coruripe - 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas
Farol de Pontal do Cururipe, Coruripe – AL. Foto: Praias de Maceió/Divulgação.

No extremo sul de Alagoas, Pontal de Coruripe é uma praia rústica e praticamente intocada, em meio a imensos coqueirais que contornam o mar de águas cristalinas e as areias brancas, finas e desertas. Ao redor, praias como Pituba, Lagoa do Pau, Barreiras e Miaí de Baixo e de Cima são ainda mais desertas e ideais para quem busca sossego e tranquilidade.