Não pense que somente no nordeste brasileiro é possível encontrar praias paradisíacas. Muito pelo contrário: no Sul, as praias de Santa Catarina são tão bonitas quanto e podem de fato, ser uma ótima pedida para você que assim como nós, adora curtir dias ensolarados e deliciosos banhos de mar.

O destino mais procurado é a capital Florianópolis, mas não somente. Outros balneários como Palhoça e Garopaba também são super procurados, não só pelos turistas brasileiros mas também estrangeiros.

Isso porque, nesses locais é possível encontrar praias paradisíacas com areia branquinha e fofa, águas cristalinas, tranquilas, ideais para relaxar e ao mesmo tempo, um bonito cenário formado pela vegetação nativa.

Assim, resolvemos montar uma lista com as 10 melhores praias de Santa Catarina e dar algumas dicas para sua viagem. Confira a seguir!


Praias de Santa Catarina: 10 indicações para você aproveitar na próxima viagem

1. Praia do Campeche – Florianópolis

A primeira indicação da nossa lista é considerada não só uma das melhores praias de Santa Catarina mas também uma das mais bonitas do Brasil. É a Praia do Campeche, um dos principais balneários para se visitar em Florianópolis, com mar agitado e excelente infraestrutura para quem quer curtir o dia.

É bastante procurado pelos surfistas, mas ao mesmo tempo, também pelos turistas em geral, principalmente os que vão ao local com o objetivo de conhecer a Ilha do Campeche.

praia–do–campeche 1024x682 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
A pequena Ilha do Campeche faz parte de uma unidade de preservação, com número de visitantes diários limitados. Crédito obrigatório: Caio Vilela/MTur

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é uma pequena unidade de preservação com uma praia de águas cristalinas e super tranquilas, ideais para relaxar, além de visual todo especial formado pela vegetação nativa.

Por ser uma unidade de preservação o acesso à Ilha é limitado, assim, o ideal é ir na semana, quando o movimento é menor. É um roteiro lindo, com duração total de 5 a 6 horas.

2. Lagoinha do Leste – Florianópolis

Lagoinha do Leste destaca–se como sendo uma das praias mais bonita da cidade. Pena que é ao mesmo tempo, uma das mais complicadas de se chegar. Seu acesso só pode ser feito por meio de trilhas que saem do costão da praia Matadeiro e pela trilha do Pântano do Sul ou por barcos.

As trilhas são não muito fáceis, mas é inegável que o esforço vale a pena: a praia tem um cenário impressionante, selvagem. Além de ser praticamente deserta, um refúgio para quem quer escapar de dias corridos.

Quem tiver fôlego pode ir além e subir o Morro da Coroa, que oferece uma vista mais que privilegiada da região.

praia–lagoinha–do–leste  - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Trilhas longas com subidas íngremes precisam ser encaradas para chegar à Lagoinha do Leste. Créditos obrigatórios: (Cleide de Oliveria/Wikimedia Commons)

3. Guarda do Embaú – Palhoça

praia–guarda–do–Embaú 1024x576 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Vista aérea da Guarda do Embaú, Palhoça.

Na cidade de Palhoça, a 46 km ao sul de Florianópolis, está a Guarda do Embaú, um balneário localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde vivem aproximadamente mil moradores. É considerada uma das mais belas praias de Santa Catarina e seu acesso se dá através de uma travessia pelo rio da Madre, divisa entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça.

O destino é bastante procurado pelos surfistas, mas não somente. Muita gente procura o local para curtir as suas belas praias e clima tranquilo, além das excelentes pousadas de charmes instaladas por lá.

4. Praia Mole – Florianópolis

A Praia Mole é uma das preferidas dos surfistas e uma das mais conhecidas de Florianópolis. Conta com uma bela paisagem formada por mar de águas clarinhas, areia grossa e está cercada pela restinga, tipo de vegetação importantíssimo para fixar a areia e impedir assim a erosão das praias.

Essa praia fica em mar aberto e tem ondas fortes, por isso, não é recomendada para quem está com crianças; mas de qualquer forma, é ótima para curtir um dia inteiro, já que ao longo da orla é possível encontrar barracas, pessoas alugando cadeiras e vendedores ambulantes. Seu acesso é feito por uma pequena trilha.

praia–mole–santa–catarina 1024x682 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
A Praia Mole é uma das preferidas do surfistas e uma das mais conhecidas de Florianópolis. Crédito obrigatório: Daniel Vianna/MTur

5. Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú

praia–do–estaleiro  1024x768 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Credito obrigatório: Alessandra Almeida / Pinterest

A praia do Estaleiro está localizada em Balneário Camboriú. É cercada por pedras e restingas e sua água é bastante limpa, mas sempre com ondas fortes; assim, famílias com crianças devem redobrar atenção.

A estrutura da praia é pequena, mas existem alguns restaurantes nas proximidades, além de hospedagens luxuosas. Para banho, o mais indicado são as piscinas naturais que ficam na parte esquerda da praia.

6. Praia da Ferrugem – Garopaba

praia da ferrugem garopaba sc 2 copia - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Praia da Ferrugem, Garopaba, Santa Catarina. Crédito obrigatório: (Ita Kirsch e Simone Blauth/Wikimedia Commons)

Garopaba é uma cidade bem pequena que não chega a 20 mil habitantes, no entanto, em períodos de Carnaval e Réveillon está sempre cheia de turistas, principalmente na praia da Ferrugem, por causa do seu mas cristalino, ótimo para banhos, dunas e badalação.

Além da praia da Ferrugem, o litoral de Garopaba conta ainda com outras praias mais tranquilas. A região é ponto de migração de baleias francas e entre os meses de julho e outubro é possível vê-las por lá.

7. Praia do Jurerê – Florianópolis

praia–do–jurerê 1024x682 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Jurerê Tradicional conta com uma praia bem grande, com águas quentes, calmas, perfeitas para relaxar. Crédito obrigatório: Temporada Livre

Jurerê é uma das praias mais conhecidas em Florianópolis e uma das mais procuradas pelos jovens.

É bastante frequentada pelo público jovem, principalmente pela presença de diversos beach clubs em suas redondezas, que tornam o local animado são só durante o dia como também à noite.

Ela é divida entre o bairro de Jurerê Internacional, com construções grandiosas e inovadoras, e Tradicional, com empreendimentos mais simples e discretos. A praia tem uma ótima infraestrutura, areia clara, fina e um mar praticamente sem ondas.

Além disso, Jurerê também é um ótimo lugar para se hospedar em Florianópolis, porque oferece hotéis de qualidade bem perto do mar, diversidades de restaurantes e lojas. No entanto, os preços nessa região são mais altos e dificilmente você encontrará a praia calminha.

pôr–do–sol–praia–do–jurerê - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
Pôr do Sol na Praia do Jurerê. Foto: Crédito obrigatório: Fe Matarucco

8. Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas

Eleita em 2016 pela Traveler’s Choice Awards como a segunda melhor praia do sul brasileiro, a Praia de Quatro Ilhas é ótima para quem curte estar em contato com a natureza, pois é uma das mais preservadas entre as praias de Santa Catarina. Essa praia traz areia branquinhas e intensa vegetação ao redor, onde é possível fazer algumas trilhas e admirar as ilhas que são nome à praia.

Quatroilhas4 1024x665 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer
 Praia de Quatro Ilhas: em um extremo da praia o mar é calmo como uma piscina. No outro, boas ondas favorecem os surfistas. Foto Domínio Público.

9. Ilha de Porto Belo – Porto Belo

Outra praia que encanta pela beleza paradisíaca e natureza preservada é a Ilha de Porto Belo, a cerca de 1 Km do continente.

Sua natureza preservada é um atrativo especial, em meio à infraestrutura oferecida ao visitante. Os turistas podem aproveitar as alternativas de lazer, atrativos e serviços. O viajante embarca nos passeios de barco com animação a bordo e desfrutam as belíssimas paisagens, além de conhecer um pouco da história da baía até chegar à Ilha de Porto Belo.

São permitidas no máximo 1.879 pessoas por dia, de acordo com estudo de profissionais especializados em turismo sustentável.

Ilha de Porto Belo 1 1 1024x768 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer

10. Praia da Sepultura – Bombinhas

Por fim, a Praia da Sepultura é uma praia bem pequena com uma faixa de areia também pequena, mas, apesar de seu tamanho, é considerada uma das mais bonitas da região. Praticamente sem nenhuma onda no mar, é ótima para curtir banhos mais tranquilos, principalmente com as crianças. O mar é cristalino, permitindo inclusive ver os peixes na água.

praia da sepultura bombinhas 1024x575 - 10 praias de Santa Catarina que você deveria conhecer

Leia mais

Viajando em família? Conheça 5 resorts para se hospedar com os pequenos