As praias de São Paulo não costumam aparecer no topo das wishlist da maioria dos viajantes — essa posição está quase sempre ocupada pelos destinos nordestinos — mas, se você está em busca de faixas de areia super preservadas e com belezas naturais super autênticas, então o Litoral Norte de São Paulo sem dúvidas vai te surpreender.

De Ubatuba, passando por Ilhabela, São Sebastião e Bertioga, as praias de São Paulo são, quase sempre, ladeadas por montanhas cobertas pela exuberante mata atlântica; que além de deixar tudo ainda mais bonito, também serve como cenário para atividades ligadas ao ecoturismo e turismo de aventura.

O mar nessas praias é delicioso, com águas que variam entre o verde esmeralda e o intenso azul, um deleite para os apaixonados por sol.

Quer mais motivos para conhecer as praias de São Paulo? Então aqui vai uma seleção com 10 praias incríveis para você aproveitar no Litoral de São Paulo.

1. Praia do Cedro – Ubatuba

Praia do Cedro Centro 1024x768 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
O mar da Praia do Cedro é calmo, com águas cristalinas, e uma pequena extensão de areia. Foto: Curiosidades Ubatuba.

Por causa da sua dificuldade de acesso, a Praia do Cedro se mantém como uma das praias mais preservadas (e vazias) no litoral norte de São Paulo. É preciso encarar cerca de 40min de trilha a partir da Praia Grande do Bonete (ou da Praia de Fortaleza ) para só então, aproveitar o cenário formado pelo mar de tons azul esverdeado, calmo e com várias piscinas naturais. Vale o esforço!

2. Praia de Castelhanos – Ilhabela

praia de castelhanos belailhabela ilhabelacombr lunigro e1598566550769 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
A Praia de Castelhanos é um dos principais roteiros turísticos de Ilhabela. Foto: Portal Ilhabela.

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia de Castelhanos é um dos principais roteiros turísticos de Ilhabela e também a favorita da turma do off road. Isso porque para chegar até lá é preciso atravessar uma estrada de 15 quilômetros que corta o Parque Estadual da ilha (no sentido Oeste e Leste), por dentro da exuberante Mata Atlântica.

O mar de Castelhanos é um dos mais cristalinos e azuis entre as praias do litoral norte de São Paulo. Além disso, a beleza inquestionável da mata preservada que cerca a longa faixa de areia, com quase 2 quilômetros de extensão, surpreende até os viajantes mais experientes.

3. Maresias – São Sebastião

Maresias 1024x683 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
Maresias é um dos principais destinos para se praticar surfe no Brasil. Foto: Trivago.

Maresias é uma das praias mais badaladas do litoral de São Paulo e por conseguinte, tem uma das melhores estruturas turísticas: ao redor da praia, os banhistas encontram uma variedade imensa de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas.

São 5 quilômetros de extensão de areia branca e macia, banhada por um mar cristalino (e agitado) que atrai principalmente, surfistas. Se quiser aproveitar a praia com mais tranquilidade, siga para o lado esquerdo – mais frequentado por famílias.

4. Praia Branca, Guarujá

IMG 7314 620x414 1 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
Carinhosamente chamada de Prainha Branca pelos moradores locais, Praia Branca é um verdadeiro refúgio da natureza. Foto: Chicken or Pasta?

Situada a cerca de 124 quilômetros da capital, no Guarujá, Praia Branca é uma das estrelas do litoral sul do estado. Mais deserta e sem muito requinte, a praia desponta como uma das melhores opções para aqueles que curtem faixas de areia mais selvagens, oferecendo uma experiência de imersão na natureza.

O canto esquerdo da praia é mais tranquilo em terra, porém com mar mais agitado. No lado direito, protegido por uma ilhota, os banhos são mais seguros – só preste atenção na maré. O acesso à praia é feito somente através de balsas ou por uma trilha que começa bem ao lado do barco para Guarujá/Bertioga.

5. Itamambuca – Ubatuba

praia de itamambuca 1 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
A Praia de Itamambuca é uma das queridinhas dos surfistas que frequentam o Litoral Norte de São Paulo. Foto: Guia Melhores Destinos.

O cenário cinematográfico da Praia de Itamambuca, formado pelo intenso azul do mar e o verde da vegetação nativa, é um dos queridinhos entre os surfistas e atletas que frequentam as praias do Litoral Norte de São Paulo. Por sinal, o destino é palco de competições nacionais e internacionais de surfe, assim como de outras modalidades esportivas.

Além da praia, quem vai a Itamambuca poderá curtir também o Rio Itamambuca, que é abastecido com água da serra e desagua no mar. A oferta de quiosques é simples, porém no entorno da praia, é possível encontrar bons restaurantes e comércio.

6. Praia do Prumirim – Ubatuba

A Praia do Prumirim forma com a Ilha do Prumirim um dos principais roteiros turísticos de Ubatuba. Por lá, é possível banhar-se tanto nas águas do mar, que por sinal é espetacular, quanto em uma deliciosa cachoeira, situada no canto esquerdo da praia. A frente, a Ilha do Prumirim é destino de passeios de barco e mergulho.

7. Praia de Itaguaré – Bertioga

Considerada uma das praias mais preservadas de São Paulo, Itaguaré está localizada dentro da área do Parque Estadual Restinga de Bertioga, com acesso a pé através de uma trilha que começa no final da Riviera de São Lourenço, onde a praia é mais famosa e cheia de turistas.

Ao longo de seus 3 quilômetros de extensão, oferece bons pontos para banhos e atividades como passeios de caiaque e canoa, que podem ser alugadas nos trechos em que a praia é cortada por riachos. Seu mar é cristalino e ótimo para prática de surf. A parte mais calma fica no trecho onde o rio deságua no mar — um espetáculo da natureza.

8. Bonete – Ilhabela

Praia do Bonete em Ilhabela Wikimedia Commons Thiago Sieiro Cunha e1598567386468 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
A Praia do Bonete já foi eleita como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Foto: Portal Ilhabela.

O The Guardian já elegeu essa como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, e, talvez por isso mesmo, Bonete dispute com Castelhanos o título de praia mais bonita de Ilhabela. São 600 metros de orla, com um rio no lado esquerdo e ondas boas para surfe. Fora da faixa de areia, dá pra aproveitar cachoeiras e trilhas pela mata.

9. Brava da Almada – Ubatuba

Brava da Almada - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
Selvagem, Brava da Almada é perfeita para os apaixonados por sol. Foto: Flávio Veloso/Viagem e Turismo.

Localizada na região norte de Ubatuba, Praia Brava é perfeita para quem gosta de praias desertas e cercada pela natureza. Tem boas ondas, e por isso, recebe muitos surfistas. Para chegar até lá, é preciso caminhar cerca de 40 minutos por uma trilha que inicia na Praia da Fazenda, passando pelo Costão Rochoso.

10. Praia do Curral – Ilhabela

dpny beach hotel praia do curral ilhabela beach club 01 e1600113496235 - 10  praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo
Com seus 400m de extensão e sua faixa de areia plana e larga, a Praia do Curral é a mais badalada de Ilhabela. Foto: Portal Ilhabela/Divulgação

A praia do Curral é de fato a mais badalada de Ilhabela. Sua ótima estrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes atrai jovens e gente bonita o ano todo. A faixa de areia não é tão extensa (400 metros), porém é apinhada de quiosques que oferecem mesas e cadeiras pra quem quiser curtir uma boa comida de frente pro mar.

No canto esquerdo da praia o clima é mais tranquilo e existe inclusive, uma capelinha com acesso por uma escadaria que permite a contemplação da paisagem em um belvedere.

Pra chegar é fácil. A Praia do Curral está a 9 km da balsa no sentido Sul da ilha e a aproximadamente 15 km da Vila.