Quer conhecer praias sem aglomerações para curtir com distanciamento?

Com mais de 7.400 km de extensão, o litoral do Brasil oferece praias que agradam todos os gostos.

E, apesar de a maioria, em geral, ficar abarrotadas de gente, também é possível encontrar opções pouco exploradas que são excelentes para quem quer curtir o sol, relaxar e principalmente, manter o distanciamento social.

Se você procura praias sem aglomerações, neste artigo você encontrará 10 indicações para fugir da muvuca e poder relaxar em paz (e com segurança).

1. Praia da Barra do Cahy – BA

Barra do Cahy 1 - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações

Localizada no município de Prado, no extremo Sul da Bahia, a Barra do Cahy é um verdadeiro sonho para aqueles que estão em busca de praias sem aglomerações.

No local paradisíaco, a praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros, além de extensa faixa de areia para caminhar.

Há apenas um ponto de apoio, o Restaurante da Glória, onde são servidos petiscos e bebidas; cartões não são aceitos. Portanto, leve dinheiro em espécie.

Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.

Hotéis e restaurantes ficam concentrados na Praia do Rio do Peixe, em Comuruxatiba, a cerca de 18 Km da Barra do Cahy.

2. Praia de Galinhos – RN

praia–de–galinhos - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
A península de Galinhos (RN), onde fica o povoado de mesmo nome, ainda preservado e de difícil acesso. Foto: Folha de São Paulo/Divulgação.

Localizada próximo de um pequeno vilarejo de pescadores, a cerca de 170 Km da capital Natal, Galinhos é uma pequena península de areia com um braço de mar esverdeado, margeado por um belo manguezal e dunas de areia e sal (tem uma salina atrás do mangue).

O acesso ao local só é possível com uma travessia de barco, que ainda exige uma caminhada ao desembargar, ou, então, em veículos 4×4 cortando as dunas da região.

Apesar de estar no circuito de passeios bate volta a partir de Natal, Galinhos permanece o ano todo sem aglomerações, inclusive nos feriados. O visual é incrível!

3. Praia de Antunes, Maragogi – AL

praia–de–antunes–praias–sem–aglomerações - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
A Praia de Antunes (AL), A praia de Antunes fica entre as praias de Barra Grande e Xaréu e é realmente um paraíso. Foto: Márcio no Mundo.

Apesar de Maragogi ser um dos lugares mais procurados por turistas no litoral brasileiro, ainda assim o destino oferece alguns pontos de baixa densidade demográfica e por conseguinte, sem aglomerações.

É o caso da Praia de Antunes, ao norte do centro. Sua principal característica, como não poderia deixar de ser, é o mar de águas azul–turquesa e extensa faixa de areia branca e fofa, sombreada por bonitos coqueiros; características marcantes dessa região do Brasil, conhecida como como o Caribe Brasileiro.

Piscinas naturais e bancos de areia que se formam na maré baixa, permitindo caminhar metros e metros mar adentro, também fazem sucesso entre os visitantes. O convite perfeito para o deleite na natureza.

Leia mais sobre Maragogi

4. Icaraizinho de Amontada, Icaraí – CE

5df28c001f0000e95bc71faf 1610392044951 - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
É bem verdade que a vida mansa é um dos aspectos que mais atraem turistas até Icaraizinho de Amontada. E, de fato, o destino é o local certo para quem busca momentos de tranquilidade e contato com a natureza. Foto: Levarti

Se você está em busca de praias sem aglomerações no Ceará, então, Icaraizinho de Amontada certamente será a sua melhor opção.

Localizada a cerca de 196 Km da capital Fortaleza , o destino é um dos poucos que surpreendentemente ainda mantém suas paisagens praticamente intocáveis, o que se deve principalmente ao fato de ainda não ter sido descoberto pelo turismo de massa (por enquanto).

Icaraizinho é um destino que resume perfeitamente um visual paradisíaco: tem mar esverdeadofaixas de areia extensas e desertaspiscinas naturais, rio que encontra com o mar, mangues e por fim, refrescantes lagoas de água doceos famosos Lençóis Cearenses.

Leia mais sobre Icaraizinho de Amontada

5. Praias do Rio Arapiuns, Alter do Chão – PA

praias do rio arapiuns - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
São incontáveis as praias às margens do Rio Arapiuns e muitas vezes a decisão de qual conhecer fica a cargo dos barqueiros. Foto: Guia Melhores Destinos.

As incontáveis praias formadas às margens do Rio Arapiuns, afluente do Tapajós, inegavelmente constituem alguns dos cenários mais espetaculares entre as praias paraenses. E olha que são vários…

Elas estendem–se por surpreendentes 100 Km de extensão e são uma excelente opção para aqueles que querem descansar e ficar longe de aglomerações.

Entre as faixas de areia mais famosas estão a Praia do Icuxi, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta Grande, mas é mesmo os barqueiros que decidem qual a parada do passeio, feito em lanchas a partir de Alter do Chão.

A boa notícia é que, independente da escolha, os turistas podem aproveitar muitos banhos; não só ao chegar à praia, mas também durante o caminho. As ondas são de água doce e o cenário de fato, incomparável.

Leia mais sobre Alter do Chão

6. Praia do Dentista, Ilha Grande – RJ

praia do dentista - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
A Praia do Dentista, em dias de semana, é totalmente deserta, sem quiosques ou vendedores ambulantes. Foto: Monique Renne.

Ilha Grande no Rio de Janeiro é um paraíso na terra e entre os diversos arquipélagos encontrados naquela região, você encontra a Praia do Dentista, uma bela praia com areia super fina e mar azul, margeado pela Mata Atlântica.

É uma ótima opção para as pessoas que querem descansar e fugir das aglomerações, principalmente em dias de semana, quando é totalmente deserta, sem quiosques ou vendedores ambulantes.

Contudo, nos finais de semana pode não ser uma opção; já que costuma recebe um público badalado, que chega em iates e lanchas.

Para chegar até a Praia do Dentista é necessário alugar uma lancha ou utilizam um taxi boat, que sai da Praia Grande e vai até Praia das Flechas. Depois disso você deve caminhar por 30 minutos por uma trilha antes de chegar o destino.

7. Praia Brava do Camburi – SP

praia brava do camburi - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
Praias sem aglomerações: Praia Brava do Camburi. Foto: Guia Melhores Destinos.

Localizada na cidade de Ubatuba, em São Paulo, a Praia Brava do Camburi oferece para os seus visitantes águas verdes, areia branca e uma grande orla preservada. 

E, apesar de Ubatuba ser de fato, um dos destinos mais visitados de São Paulo, Brava do Camburi consegue sim ser uma opção entre as praias sem aglomerações; principalmente por estar localizada praticamente no meio da mata e acessível somente somente por uma trilha de 30 minutos que se inicia antes no Km 5 da rodovia Rio-Santos.

8. Praia da Lagoinha do Leste – SC

lagoinha do leste como chegar - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
Longa faixa de areia, mar esverdeado, vegetação por todos os lados, nenhum indício de urbanização, e um morro onde podemos subir e ver tudo isso do alto. Foto: Volto Logo.

Em Santa Catarina você encontra a Praia da Lagoinha do Leste, que é uma das mais intocadas da região. Ela faz parte de uma área de preservação ambiental e os visitantes só podem acessá-la por meio de duas trilhas. 

A primeira com cerca 4 km, partindo da Praia da Matadeiro; e a outra, com em média 2,3 km de extensão, iniciando do Pântano do Sul.

A aventura vale a pena porque você pode aproveitar uma bela vista da praia, mar e dos morros. 

9. Praia do Preá, Cruz – CE

praiadoprea 1024x536 - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
Menos badalada do que sua vizinha Jericoacoara , a Praia do Preá é ideal para quem busca sossego, tranquilidade e distanciamento social. Foto: Turismo Ceará.

Vizinha a Jericoacoara, no Ceará, a Praia do Preá é a escolha dos kitesurfistas que procuram a região em busca das ótimas condições de vento; e ao mesmo tempo, uma das melhores praias sem aglomerações do litoral cearense. Assim, não poderia ficar de fora da nossa lista.

Oferece para os visitantes uma bela paisagem formada por mar cristalino e extensa faixa de areia dourada, permitindo os visitantes aproveitarem a paisagem tranquilamente, com distanciamento social.

Há um pequeno centro, mas as pousadas estão espalhadas pelo povoado, garantindo ainda mais segurança.

10. Praia do Espelho, Porto Seguro – BA

praia do espelho litoral sul bahia 820x547 1 - 10 praias tranquilas no Brasil para fugir das aglomerações
Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Por fim, na cidade de Porto Seguro, Litoral Sul da Bahia, você pode visitar a Praia do Espelho, que é perfeita para curtir sem aglomeração. 

Ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e um sonho para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. Com deliciosas pousadas, bons restaurantes, quiosques charmosos, mar transparente, falésias coloridas e piscinas naturais. Ou seja, um verdadeiro paraíso na terra.

Para ver a Praia do Espelho mais tranquila e curtir com distanciamento social, basta caminhar para a direita, enquanto a praia se torna cada vez mais selvagem e preservada. Um espetáculo de visual, que agrada a todos os amantes de praias desertas.