Curiosidades sobre o Japão: O Japão é um país maravilhoso, formado por milhares de ilhas, paisagens paradisíacas, culinária extraordinária e claro, uma cultura milenar e história incrível.

Ao desembarcar pela primeira vez no país, certamente você vai ficar deslumbrado com tantas coisas que, apesar de no inicio causarem certa estranheza por serem tão distintas da nossa realidade, tornam o Japão um destino super especial.

Confira essas 14 curiosidades do Japão e sua cultura, e conheça um pouco sobre toda a riqueza que o país tem a oferecer.

Leia também:

O que fazer em Tóquio: 10 dicas para sua primeira viagem à capital japonesa

1. No Japão ninguém atravessa a rua fora da faixa ou com o semáforo fechado

Na cultura do Japão é costume não atravessa a rua fora da faixa de pedestres e muito menos atravessar quando o semáforo está fechado. Por causa disso, é muito comum ver pessoas paradas, esperando o semáforo abrir para atravessar uma rua deserta.

japan 4141578 1280 1024x682 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Imagem de Sofia Terzoni por Pixabay

2. Os sapatos ficam sempre do lado de fora

Certamente um dos costumes mais conhecidos da sua cultura, os japoneses têm o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa, para não trazer a impureza de fora para dentro dos seus lares.

Em toda casa ou apartamento há uma área denominada genkan, para que as pessoas deixem os sapatos que estavam usando na rua e coloquem pantufas ou chinelos, que serão usados apenas dentro da casa.

527271764 7f29fc7f29 b - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Foto de Mariko

Na ida ao banheiro também há mudanças: deve–se trocar por um sapato especial, utilizado apenas no banheiro, para evitar contaminações.

3. Os japoneses tomam diversos cuidados quando ficam resfriados ou gripados

Alunos japoneses usam máscara protetora Foto DPA compressed 1024x683 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Foto de Mundo Nipo

Por falar em contaminações, mesmo antes da pandemia de Covid–19, os japoneses sempre tiveram o hábito de usar máscaras quando estão resfriados ou gripados, além de só espirrar na dobra do cotovelo, em vez de espirrar nas mãos.

Ambas atitudes são tomadas para evitar transmitir doenças para alguém próximo.

4. A taxa de alfabetização da população japonesa é de quase 100%

estudante japonesa 10 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão

Aliás, a educação é muito valorizada na cultura japonesa, e por isso, não é a toa que o Japão é um dos países com maiores índices de alfabetização do mundo, com uma média impressionante de 99% que sabem ler e escrever.

Para fins de comparação, aqui no Brasil, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), haviam mais de 11 milhões de pessoas em 2018 que não sabiam nem ler nem escrever.

Apesar da discreta diminuição desse número, algo em torno de 200 mil pessoas, ainda estamos muito atrás dos japoneses no quesito educação.

5. Escolas não têm funcionários contratados para realizar a limpeza

Ainda falando de educação, uma curiosidade sobre as escolas japonesas é que por lá, são os próprios alunos os responsáveis por realizar a limpeza do ambiente. Isso é feito para estimular que os alunos desenvolvam o respeito pelos ambientes em que vivem.

6. O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo

dia do respeito aos idosos 1024x581 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Curiosidades sobre o Japão. Foto: Coisas do Japão.

Outro número invejável dos japoneses refere–se a expectativa de vida da sua população.

A expectativa de vida do Japão é de, em média, 86 anos.
Além disso, o Japão é um dos países com maior população idosa do mundo, graças à baixa taxa de natalidade, somada à excelente qualidade de vida disponível no país.

Enquanto isso no Brasil… segundo um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, o brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da pandemia de covid–19 :/

7. Andar de bike é muito comum

As bicicletas estão por todos os lugares no Japão e certamente são usadas por todo mundo, desde os mais jovens até os mais idosos.

E, sim, há ciclovias, ciclofaixas, etc. E tanto os pedestres quanto os motoristas respeitam os ciclistas. Ah, por lá existem diversos serviços de compartilhamento que permitem “alugar” uma bike estacionada na rua apenas utilizando um app no smartphone.

8. Já encostar na mão de outra pessoa é considerado contato íntimo

1. Maos 1024x683 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Young Japanese couple are walking in the street in Tokyo.

Você costuma andar de mãos dadas por aí com o seu namorado ou crush? Pois saiba que no Japão, país que tem uma cultura mais conservadora, dar as mãos é um ato considerado íntimo e, quando feito em público, pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.

9. Tatuagens são malvistas

Além disso, no Japão, em geral, as tatuagens são super malvistas, pois, tradicionalmente, elas eram muito utilizadas por pessoas ligadas à grupos criminosos ou por integrantes da máfia japonesa. Essa fato acabou por estigmatizar a tatuagem e, até hoje, ao menos as pessoas mais conservadoras, veem pessoas tatuadas com maus olhos… Que bobagem, não?

10. Privadas hightech ????

curiosidades–do–japão 1024x642 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Curiosidades sobre o Japão: privada hightech

Que coisa maravilhosa as privadas hightechs do Japão. Elas esquentam água, jogam água diretamente “lá”, tem luzinha colorida… basta você controlar no painel ao lado enquanto ler tranquilamente um mangá.

Ah, elas estão presentes não só na casa dos japoneses como também também nos diversos banheiros públicos espalhados por todos os lados da cidade.

11. Os japoneses são os reis das bugigangas

Aliás, ir às compras no Japão é certeza de voltar carregado com sacolas cheias de coisas que você nunca sequer viu mas vai começar a precisar imediatamente. E o melhor é que essas “coisinhas” são quase sempre muito baratas, ai o espírito consumista da gente não aguenta.

12. E da fanta…

myhc 30612 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Curiosidades sobre o Japão.

No Japão, há surpreendentemente mais de 70 sabores de Fanta, desde sabores menos peculiares, como abacaxi, laranja com Coca-Cola, pêssego, ponche de frutas, maçã verde e morango, até outros bem “diferentes”, como greapfruit, lichia, kiwi, fruta misteriosa, hip hop, ameixa-japonesa (sumomo) e Vitamina-C.

13. Gosto por macarrão

pexels ryutaro tsukata 5745757 1024x682 - 14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão
Curiosidades sobre o Japão. Foto de Ryutaro Tsukata no Pexels

Assim como não faltam opções de fanta, também não faltam opções de restaurantes de macarrão no Japão. São mais de 80mil.

De fato, o ramen é um dos pratos que todo turista precisa provar no país, juntamente com o sushi. Apesar de até poucos anos atrás o macarrão não ser tão popular e basicamente ser conhecido apenas como uma opção rápida, barata e prática para as refeições, houve uma expansão da sua popularidade e lojas especializadas começaram a aparecer por todos os lados, as chamadas ramen-ya.

14. No Japão, já é possível “namorar” com robôs

Por fim, uma fabricante de bonecas sexuais no Japão vem fazendo bastante sucesso entre os homens bissexuais do país: localizada na cidade de Nagoya, a boate Lumidolls, que antes se limitava a oferecer brinquedos e robôs eróticos, passou a oferecer também programas com seus artefatos — segundo informações do britânico Daily Star.

E a brincadeira não é nada barata, aliás: os programas variam entre R$ 400 e R$ 1,3 mil, considerando o período de tempo (de uma a três horas). Isso, para “curtir” apenas um robô. Um pouco bizarro, não?!


Leia mais sobre Tóquio: