4 lugares incríveis para conhecer nos arredores de Tóquio

4 lugares incríveis para conhecer nos arredores de Tóquio

Escrito por  Time Levarti| June 24, 2021 em  Mundo

O Japão é um país que consegue reunir passado e futuro como nenhum outro. Cidades compartilham templos de centenas de anos com tecnologia de…

Japão é um país que consegue reunir passado e futuro como nenhum outro. Cidades compartilham templos de centenas de anos com tecnologia de ponta. Cultura e gastronomia são marcados por uma tradição fascinante e explorá-las é um prazer por si só.

Sendo assim, uma vez em Tóquio, é quase obrigatório reservar alguns dias em seu roteiro para conhecer algumas das cidades situadas nos arredores da capital. Certamente você encontrará atrações interessantíssimas, como por exemplo a a gigante estátua de bronze no Templo de Kōtoku–in, em Kamakura; os belíssimos santuários de Nikko e por fim, o imponente Monte Fuji, o principal cartão postal do Japão, situado apenas 100km da capital.

Nesse artigo, reunimos esses e muitos outros lugares que você poderá conhecer em passeios de um dia saindo de Tóquio. Pronto para conhecer o Japão?

1. Kamakura

Kamakura é um destino histórico situado a cerca de 50km de Tóquio. Mais ou menos 1h45 de viagem desde Tóquio.

A cidade é sede dos cinco grandes templos zen, dos quais Kencho-ji é o mais importante e antigo. Seu único rival é o templo Tsurugaoka Hachiman-gu, onde o último dos filhos de Minamoto no Yoritomo foi assassinado em uma tentativa de golpe de estado, colocando fim à linhagem do primeiro xogum. 

Outro ponto de interesse é o templo de Kōtoku–in, que abriga uma enorme estátua de bronze de Buda que data de 1252 e pesa 93 toneladas. Trata–se de um símbolo da cidade, já que é o segundo maior Buda do Japão. Ao mesmo tempo, o templo Hase–dera é muito procurado pelos turistas devido à estátua de ouro de onde cabeças de Kannon, deusa da compaixão e da misericórdia.

Para além dos templos, Kamakura recebe importantes festivais que aludem à sua história e passado. Eles acontecem, em geral, nos meses de abril, maio e setembro. Assim, se estiver visitando a cidade nestes meses, não pode perder estes eventos.

Por fim, Kamakura possui ainda diversas lojinhas de souvenirs, sorveterias e ótimas opções de restaurantes locais.

2. Monte Fuji

Imagem de alan_genl por Pixabay

O Monte Fuji é certamente o principal símbolo do Japão e ao mesmo tempo, a montanha mais venerada pelos japoneses. Venerada no sentido de que o Fuji, junto com o Monte Tate e o Monte Haku, é considerado uma das três montanhas sagradas do Japão, e por isso, foi representada durante séculos na pintura e literatura japonesa.

Suas representações mais famosas se encontram em “Trinta e seis vistas do Monte Fuji”, uma série de impressionantes paisagens do pintor Hokusai durante o período Edo, uma etapa que marcou a história de Tóquio. 

Ademais, a ladeira do Monte Fugi está cheia de santuários budistas, arcos torri e alguns outros elementos da cultura nipônica. Não à toa os samurais antigamente realizavam seus treinamentos aos pés do Monte Fuji, principalmente para canalizar a força que a essa montanha sagrada transmite.

Por fim, para além da beleza icônica do Fuji em si, é possível banhar–se nas águas do Lago Ashi; um dos cinco que se formaram aos pés do vulcão há mais de 3.000 anos em consequência de uma erupção. Impressionante!

Imagem de Armin Forster por Pixabay

3. Yokohama

Foto de Pierre Blaché no Pexels

Yokohama é a segunda maior cidade do Japão e por conseguinte, uma das mais modernas do país.

A principal atração da cidade é a Torre de Yokohama, a segunda mais alta do Japão e que proporciona em seu Sky Garden vistas memoráveis do Monte Fuji. Além disso, a cidade também conta com o maior bairro chinês do mundo (fora da China, claro), um reflexo da importância da cidade para o comércio internacional.

Na periferia da cidade encontra–se o Hakkeijima Sea Paradise, um parque temático onde está aquário de Yokohama e muitas outras atrações.

Além disso, outro ponto de interesse interessantíssimo é a Yokohama Akarenga, uma construção histórica toda feita de tijolinhos com vistas para o mar onde atualmente funcionam lojinhas tradicionais, restaurantes e cafés.

Ademais, não deixe de visitar também o Museu do Cup Noodles (isso mesmo, o de macarrão instantâneo); que de maneira divertida, conta a história da marca, todas as suas embalagens e sabores. Dá até pra criar o seu próprio Cup Noodles escolhendo os ingredientes e personalizando a embalagem.

4. Nikko

Situada a cerca de meia de hora de Tóquio e com uma população de pouco mais de 84 mil habitantes, Nikko é certamente uma das cidades mais interessantes do Japão; isso porque, apesar do seu pequeno tamanho, a cidade reúne diversas atrações turísticas interessantíssimas como templos, santuários e o Parque Nacional de Nikko.

Além disso, se você é um amante da natureza, ficará encantado com as cataratas do parque, as montanhas Nantai e Nikko–Shirane e o Lago Chūzenji.

Santuários de Nikko

Os templos de Nikko, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, se encontram no Parque Natural de Nikko e certamente se tornaram na principal atração turística da cidade. Se trata de 103 estruturas sagradas num complexo que abriga dois santuários xintoístas e um templo budista.

templo Rinno-ji de Nikko é outro dos monumentos principais da cidade. Se destaca a rica decoração dourada da Sala dos três budas, com mais de 1200 anos de antiguidade.

O Santuário Toshogu irá surpreender você por seu grande pagode de cinco pisos que coroa a entrada. Construído em 1617 para honrar o governador xogum Tokugawa, este templo abriga os restos do líder, assim como talhas de madeira de grande valor.

Imagem de mgmccardle por Pixabay

Os três macacos de Nikko

Por fim, é necessário destacar os três macacos talhados em madeira do Santuário de Toshogu. Cada um aparece numa postura diferente, tapando as orelhas, a boca e os olhos. Não lhe parece familiar? Estes três macacos representam uma das principais diretrizes da cultura japonesa para alcançar a vida plena: “não falar com o diabo, não ver o diabo e não escutar o diabo”.

Imagem de kimura2 por Pixabay

5. Enoshima

Imagem de veronica111886 por Pixabay

Pegando o mesmo caminho de Kamakura, incluindo o trem turístico, você conhecerá Enoshima, uma ilha super charmosa frequentada principalmente pelos jovens japoneses. É também considerada o lar de Benzaiten, deusa do amor e da música na cultura japonesa.

A ilha tem um ar havaiano, com comunidades praianas e um ambiente super leve. Ideal para esquecer um pouco o clima super agitado de Tóquio.

O local é repleto de lojinhas e restaurantes com peixes frescos e culinária local, tudo com muito alto–astral. Além disso, uma trilha leva até a topo da ilha e, pelo caminho, você encontrará um complexo de santuários, o Enoshima-jinja, que possui três santuários em homenagem a Deusa Benzaiten.



Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Mundo
O que fazer no Qatar: 7 passeios para aproveitar em Doha

January 19, 2022

O que fazer no Qatar e quais os melhores passeios? A capital do Qatar desponta como uma das cidades mais interessantes do…

Continue lendo
...
Experiências
Conheça as 8 melhores Ilhas do Caribe para conhecer em 2022

December 15, 2021

Passar férias nas Ilhas do Caribe é, de fato, o sonho de muitos viajantes. Com cenários dignos de filmes hollywoodianos, os destinos…

Continue lendo
...
Experiências
10 melhores lugares para visitar na América do Sul

December 14, 2021

De praias paradisíacas a desertos fascinantes, passando por ilhas históricas e sítios arqueológicos de importância história única, o que não faltam são…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Como obter o passe sanitário de turista exigido pela França

August 24, 2021

Saiba como obter o passe sanitário de turistas, exigido pelo França para ter a entrada liberada em pontos turísticos, bares e restaurantes e transportes públicos de longa distância.

Continue lendo
...
Mundo
Um giro por Bariloche: um destino óbvio para curtir depois da pandemia

August 24, 2021

O que fazer em Bariloche e quais os melhores passeios na região? Entre os destinos da América do Sul, Bariloche é dos…

Continue lendo
...
Mundo
8 lugares extraordinários para conhecer na América Latina, segundo a Time

July 27, 2021

No último dia 20 de julho, a revista americana Time divulgou sua terceira lista anual com os “Melhores Lugares do Mundo” a…

Continue lendo
...
Mundo
Buenos Aires: Top 10 lugares para visitar em sua primeira viagem

July 26, 2021

O que fazer em Buenos Aires? Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros para uma primeira viagem internacional. A…

Continue lendo
...
Mundo
Onde fazer compras em Tóquio: 6 lugares para incluir no roteiro

June 22, 2021

Fazer compras em Tóquio certamente pode vir a ser uma das principais atividades para muitos turistas em uma viagem ao Japão. Não…

Continue lendo
...
Mundo
14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão

June 17, 2021

Curiosidades sobre o Japão: O Japão é um país maravilhoso, formado por milhares de ilhas, paisagens paradisíacas, culinária extraordinária e claro, uma…

Continue lendo
...
Mundo
O que fazer em Tóquio: 10 dicas para sua primeira viagem à capital japonesa

June 16, 2021

O que fazer em Tóquio e quais as melhores atrações da cidade? Cosmopolita, moderna e pulsante. Esses são certamente, os principais adjetivos…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.