Mas você vai sozinha? Mulheres que viajam sozinhas com certeza já ouviram essa pergunta. Seja em outro continente ou na cidade vizinha, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por contra própria.
Afinal, para as mulheres, viajar sozinhas ainda envolve muitos desafios como insegurança, medo e culturas machistas.
Felizmente, o número de mulheres viajando sozinhas tem aumentado muito. Sendo cada vez mais comum, entre um destino e outro, encontrar mulheres que estão se aventurando e lutando contra os desafios da vulnerabilidade na nossa sociedade.
Nesta lista, levantada inicialmente pela redação de Viagem e Turismo, você encontrará cinco indicações de livros escritos por mulheres que desbravaram o mundo sozinhas em busca de suas próprias aventuras e que podem servir de inspiração para muitas outras.
1. Comer, Rezar, Amar

Mesmo passado mais de uma década desde a sua publicação, é inegável a importância de Liz Gilbert no imaginário de muitas mulheres que tomaram, ou pretendem tomar, a decisão de colocar o pé na estrada (sozinhas).
Se tratando de um livro autobiográfico, a autora narra ao longo da obra suas descobertas, angústias e paixões vividas durante uma viagem que fez passando pela Itália, Índia e Indonésia depois de enfrentar uma difícil constatação: não estava mais feliz em seu casamento.
O livrou ganhou uma adaptação para o cinema em uma deliciosa comédia dramática interpretada por Julia Roberts, mas o livro explora melhor os conflitos vividos pela autora.
por Elizabeth Gilbert, 2007
2. Livre

Aos 22 anos, após perder sua mãe, acometida por um câncer que culminou no afastamento da família e quatro anos depois, no fim do seu casamento, Cheryl Strayed decide fazer uma caminhada de 1 770 quilômetros pela Pacific Crest Trail, uma trilha que atravessa a costa oeste dos EUA.
Até então, Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e sua aventura se tornou uma verdadeira inspiração tanto para as mulheres quanto para os homens.
Mais que uma versão feminina de Na Natureza Selvagem, “Livre” tem lições que servem para a vida toda.
por Cheryl Strayed, 2012
3. Mas você vai sozinha?

A Jornalista Gaía Passarelli sempre teve o costume de viajar sozinha pelo mundo. E foi justo a partir das lições e experiências que a autora pôde aprender e vivenciar durante suas andanças, que ela escreveu esse delicioso livro em formato de crônicas com relatos sinceros e bem humorados sobre suas aventuras por aí.
por Gaía Passarelli, 2016
4. Trilhas

Trilhas – A Incrível Jornada de Uma Mulher Pelo Deserto Australiano, lançado em 1995, relata a extraordinária e perigosa jornada de Robyn Davidson, que aos 27 anos decidiu atravessar o deserto australiano por quase 3 mil quilômetros acompanhada por quatro camelos e sua cadela de estimação.
Ao todo a travessia de Robyn Davidson levou pouco mais de nove meses e seus relatos de viagem originaram este que é considerado por muitos como um dos melhores livros de trekking existentes até hoje.
por Robyn Davidson, 1995
5. Viaje Sozinha

Neste Manual criado especialmente para mulheres que pretendem viajar sozinhas, as autoras Flávia Soares Julius e Maristela do Valle trazem depoimentos pessoais de suas andanças pelo mundo; traduzem para várias línguas expressões importantes como “Me deixe em Paz” ou “Tire a mão de mim”, além de trazerem de dicas de comportamento em cada país.
por Maristela do Valle e Flávia Soares, 2007