Mas você vai sozinha? Mulheres que viajam sozinhas com certeza já ouviram essa pergunta. Seja em outro continente ou na cidade vizinha, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por contra própria.

Afinal, para as mulheres, viajar sozinhas ainda envolve muitos desafios como insegurança, medo e culturas machistas.

Felizmente, o número de mulheres viajando sozinhas tem aumentado muito. Sendo cada vez mais comum, entre um destino e outro, encontrar mulheres que estão se aventurando e lutando contra os desafios da vulnerabilidade na nossa sociedade.

Nesta lista, levantada inicialmente pela redação de Viagem e Turismo, você encontrará cinco indicações de livros escritos por mulheres que desbravaram o mundo sozinhas em busca de suas próprias aventuras e que podem servir de inspiração para muitas outras.

1. Comer, Rezar, Amar

livro–comer–rezar–amar - 5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

Mesmo passado mais de uma década desde a sua publicação, é inegável a importância de Liz Gilbert no imaginário de muitas mulheres que tomaram, ou pretendem tomar, a decisão de colocar o pé na estrada (sozinhas).

Se tratando de um livro autobiográfico, a autora narra ao longo da obra suas descobertas, angústias e paixões vividas durante uma viagem que fez passando pela Itália, Índia e Indonésia depois de enfrentar uma difícil constatação: não estava mais feliz em seu casamento.

O livrou ganhou uma adaptação para o cinema em uma deliciosa comédia dramática interpretada por Julia Roberts, mas o livro explora melhor os conflitos vividos pela autora.

por Elizabeth Gilbert, 2007

2. Livre

livro 2 - 5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

Aos 22 anos, após perder sua mãe, acometida por um câncer que culminou no afastamento da família e quatro anos depois, no fim do seu casamento, Cheryl Strayed decide fazer uma caminhada de 1 770 quilômetros pela Pacific Crest Trail, uma trilha que atravessa a costa oeste dos EUA.

Até então, Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e sua aventura se tornou uma verdadeira inspiração tanto para as mulheres quanto para os homens.

Mais que uma versão feminina de Na Natureza Selvagem, “Livre” tem lições que servem para a vida toda.

por Cheryl Strayed, 2012

3. Mas você vai sozinha?

mas voce vai sozinha capa 1 - 5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

A Jornalista Gaía Passarelli sempre teve o costume de viajar sozinha pelo mundo. E foi justo a partir das lições e experiências que a autora pôde aprender e vivenciar durante suas andanças, que ela escreveu esse delicioso livro em formato de crônicas com relatos sinceros e bem humorados sobre suas aventuras por aí.

por Gaía Passarelli, 2016

4. Trilhas

livro 4 - 5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

Trilhas – A Incrível Jornada de Uma Mulher Pelo Deserto Australiano, lançado em 1995, relata a extraordinária e perigosa jornada de Robyn Davidson, que aos 27 anos decidiu atravessar o deserto australiano por quase 3 mil quilômetros acompanhada por quatro camelos e sua cadela de estimação.

Ao todo a travessia de Robyn Davidson levou pouco mais de nove meses e seus relatos de viagem originaram este que é considerado por muitos como um dos melhores livros de trekking existentes até hoje.

por Robyn Davidson, 1995

5. Viaje Sozinha

livro 5 - 5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

Neste Manual criado especialmente para mulheres que pretendem viajar sozinhas, as autoras Flávia Soares Julius e Maristela do Valle trazem depoimentos pessoais de suas andanças pelo mundo; traduzem para várias línguas expressões importantes como “Me deixe em Paz” ou “Tire a mão de mim”, além de trazerem de dicas de comportamento em cada país.

por Maristela do Valle e Flávia Soares, 2007