Quer seja pelos cenários incríveis de céu azul e águas cristalinas ou pelo calor da areia dourada sob seus pés, todos os anos, milhares de viajantes procuram as praias do Nordeste como refúgio à agitação e correria dos grandes centros urbanos.

Algumas dessas praias de fato podem ser consideradas como verdadeiros pedaços de “Paraíso na Terra” e reservam aos visitantes não só experiências em contato com a natureza, mas também com a história do seus povos e até do Brasil.

Abaixo, listamos 5 praias do Nordeste brasileiro que consideramos indispensáveis para se visitar ao menos uma vez na vida.

1. A sofisticada praia de Jericoacoara, no Ceará

AdobeStock 240810632 1024x682 - 5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE.

Situada entre praias, dunas, mangues e lagoas, Jericoacoara é um dos principais cartões postais do Ceará e tem atraído cada vez mais turistas nacionais e de fora do País. Trinta anos atrás o destino era praticamente isolado, até que começou a receber uma população jovem (e gringa) praticante de kite e windsurfe, e aos poucos, foi ganhando hotéis chiquezinhos, bares, restaurantes e principalmente, a fama de de destino badaladinho.

A programação principal é curtir a vibe na praia, caminhar até a famosa Pedra Furada e deitar nas redes colocadas dentro da lagoa do paraíso. Também fazem sucesso os passeios de buggy e quadriciclo, que levam os turistas até pontos turísticos mais afastados como o Buraco Azul e a Lagoa de Tatajuba. No fim da tarde, todos rumam para a Duna Pôr do Sol para assisti o crepúsculo, um momento mágico em Jeri.

A taxa de turismo de Jericoacoara está em vigor desde setembro de 2017. O turista deve pagar um valor para visitar Jeri conforme com a quantidade de dias que irá permanecer na vila. Clique aqui para gerar a taxa de turismo.

Encontre passeios em Jericoacoara

Leia também: Praia de Jericoacoara – o que fazer, como chegar e qual a melhor época para visitar

2. Japaratinga (AL): um paraíso ao lado de Maragogi

1 vista do mar japaratinga 1024x673 - 5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
Praia de Japaratinga, Alagoas.

Japaratinga é a vizinha menos conhecida e mais tranquila de Maragogi, no litoral alagoano. O destino é uma ótima pedida para quem quer curtir dias ensolarados, mar ver esmeralda (característico desse região) e piscinas naturais (claro!); com a vantagem de ser bem mais tranquila (e barata!) — as praias de Japaratinga são praticamente intocadas, com número relativamente baixo de visitantes e abundância de coqueiros, oferecendo sombra enquanto se pode caminhar pelo visual azul.

O destino conta ainda com um charmoso centrinho que reúne bons restaurantes, opções de pousadas além de um calçadão para caminhar entre os coqueiros.

Encontre passeios em Japaratinga

Leia também: A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e mais

3. Praias do Nordeste – Praia de Pipa (RN): um santuário da vida marinha no litoral potiguar

praia–do–madeiro–pipa–rn 1024x710 - 5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
Praias do Nordeste: Praia de Pipa, Tibau do Sul (RN)

O grupo de belas praias encontradas no município de Tibau do Sul, a 78 quilômetros da capital potiguar, tem como destaque a imaculada praia de Pipa, um santuário da vida marinha onde vivem golfinhos e tartarugas que gentilmente se apresentam aos turistas enquanto passeiam pelas praias e enseadas da região.

O destino briga com Jericoacoara pelo título de praia mais querida e badalada do Nordeste, levando vantagem principalmente por conta do acesso relativamente mais fácil. No mais, além das praias, Pipa oferece lagoas encantadoras, falésias e uma boa lista de passeios que vão desde buggy e quadriciclo, passando por mergulhos e mirantes para contemplar o pôr do sol. A famosa Praia do Amor, que forma um coração, tem acesso pelo leste da Avenida Baía dos Golfinhos.

Encontre passeios em Pipa

Leia também: Praia de Pipa (RN): Roteiro e dicas do que fazer
Como chegar a Pipa, Tibau do Sul [Guia prático]

4. Fernando de Noronha (PE): o suprassumo da natureza

Topo Fernando de Noronha 1024x546 - 5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
Baía do Sancho, Fernando de Noronha.

Chegar às praias mais bonitas de um país com mais de sete mil quilômetros de costa não é tarefa fácil (e nem barata). Mas deve estar na lista de lugares pra viajar antes de morrer de todo brasileiro. Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil e guarda cartões-postais como a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e da Praia do Leão, paraísos de preservação ambiental onde os olhos demoram a crer em tamanha beleza.

Inesquecível também, é mergulhar com tartarugas marinhas, navegar lado a lado com golfinhos e observar o pôr do sol a partir das praias do Cachorro, do Meio ou do mirante do Boldró.

Encontre passeios em Fernando de Noronha

5. Praias do Nordeste – Porto Seguro (BA): a cidade onde o país foi descoberto

26106407367 45043b2048 k 2 - 5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
Praias do Nordeste: Praia do Espelho, Porto Seguro – BA

Porto Seguro, a cidade onde o país foi descoberto, encanta por suas praias, festas, gastronomia, animação e pelos passeios, que oferecem uma enorme gama de possibilidades. O município está dividido em diferentes distritos e engloba também destinos famosos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, cada um deles com características distantes — por isso mesmo, uma viagem até Porto Seguro, é sempre garantia de encontrar diversos cenários.

Chama atenção também o maravilhoso Centro Histórico da cidade, Patrimônio Histórico a céu aberto que reúne coloridas casas coloniais. O conjunto arquitetônico tem o Marco do Descobrimento (1506), considerado um dos mais antigos do país, trazido pelos portugueses. A Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535), padroeira da cidade e mais duas igrejas. E a Casa de Câmara e Cadeia (1756) onde funciona o Museu de Porto Seguro.

Entre as praias do Nordeste, Porto Seguro é certamente uma das mais históricas, por isso é uma boa pedida não só só para aproveitar os dias de sol mas também para voltar ao passado.

Encontre passeios em Fernando de Noronha

Leia também: Porto Seguro – Bahia. Entre belas praias e construções seculares, o destino encanta!