Segundo estatísticas recentes, 1 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Instagram todos os meses. Ao mesmo tempo, desses, 63% dos usuários fazem login diariamente em suas contas e outros 500 milhões utilizam o ‘stories’, um dos recursos mais populares do app.

Somente aqui no Brasil, existem mais de 95 milhões de perfis ativos na rede, deixando claro que esta é uma das plataformas mais populares disponíveis no momento.

E justamente por ser uma rede social visual, que privilegia imagens e vídeos, que o Instagram tornou–se um dos principais canais para se fazer marketing digital na industria de viagens; permitindo que empresas não só construam uma personalidade e identidade visual para suas marcas, mas também expor e divulgar seus produtos para um número cada vez maior de potenciais clientes.


Instagram em números

60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram;

73% dos usuários acompanham marcas no Instagram;

84% descobrem novos produtos no Instagram;

Além disso…

2 em cada 3 pessoas dizem que a rede ajuda a promover interações com as marcas.

72% interagem com influenciadores

Instagram


Se você já conhece a jornada de compra do cliente deve ter percebido que o smartphone é utilizado em todos os momentos de uma viagem, desde a busca por inspiração, decisão de compra, até o momento de compartilhar experiências e fazer avaliações online.

Segundo um pesquisa realizada pelo Facebook IQ com o objetivo de entender o comportamento dos viajantes, 92% dos brasileiros que foram entrevistados afirmaram ser influenciados por recomendações de amigos e familiares na hora de escolher experiências turísticas em um destino, ao mesmo tempo em que elas utilizam a rede social para:

  • Descobrir tendências de viagens;
  • Ler comentários de viagem
  • Buscar ou dar conselhos de viagem e por fim;
  • Compartilhar suas experiências de viagem.

Em suma, esses resultados demonstram o potencial do Instagram como uma ferramenta de marketing para promover agências de viagens e experiências turísticas para viajantes.

Leia mais sobre Jornada do consumidor e como os micro–momentos influenciam nas decisões de compra.

Vendas pelo Instagram: como ter um perfil comercial na plataforma?

Criar uma conta profissional no Instagram é essencial para ajudar a promover o seu negócio de turismo. Tudo começa pelo Instagram for Businnes, a ferramenta dedicada às empresas que permite elas conheçam seus seguidores e alavanquem os negócios.

Com a conta profissional do Instagram é possível:

  • Obter métricas em tempo real sobre o desempenho dos stories, das publicações e dos anúncios ao longo do dia.
  • Ver informações detalhadas sobre os seguidores e como eles interagem com publicações e stories.
  • Incentivar as pessoas a entrarem em contato adicionando email, localização e telefone.
  • Comunicar-se diretamente com os seguidores por meio de mensagens, comentários na publicação e figurinhas interativas no Instagram.
  • Ser descoberto por mais pessoas ao pagar para promover publicações diretamente do aplicativo.

Também é possível obter análises de quem são os seguidores da conta, baseado em informações como gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam.

Já imaginou o impacto de tantas informações para o seu negócio?

Então, confira abaixo seis estratégias de sucesso que vão ajudar você a conquistar uma audiência fiel para o seu perfil e sobretudo, vender mais.

6 Dicas valiosas para gerar mais resultados no Instagram

1. Dê atenção especial ao seu perfil

Parece trivial, mas na realidade ainda é muito comum encontrarmos perfis de empresas nas redes sociais que não estão preenchidos com dados importantes para o público.

Se você deixou o seu perfil incompleto, vá até as configurações agora mesmo e corrija esse erro. Afinal, o perfil da sua agência é uma apresentação do seu negócio no Instagram, e todo novo usuário que chegar ali, vai decidir te seguir ou não.

Utilize a Bio para descrever resumidamente a sua empresa, o propósito dela e o que for interessante para o seu público. Sempre de forma clara e na linguagem da rede social (preferencialmente informal).

A foto precisa ser de alta qualidade e refletir sua marca. Pense no seu perfil como a vitrine de uma loja.

É essencial também incluir um link para o seu site, blog, Landing Page ou WhatsApp (se você precisa que o cliente fale diretamente com você, como em um restaurante, por exemplo).

DICA: Se você tem mais de um link importante, é recomendável usar o Linktree ou Bio.fm para reunir diversos links em um único lugar.

2. Cuide do seu feed

pexels cottonbro 6963602 1024x683 - 6 Estratégias para gerar mais resultados com o seu Instagram

Com o perfil pronto e chamativo, você deve definir que tipo de publicação fará. Para se destacar, você precisa se diferenciar de outros perfis, fazer posts que se sobressaiam e sejam relevantes para o seu público.

É interessante ter atenção na hora de escolher as imagens para postar no Instagram. Nessa etapa, contar com os profissionais de marketing e social media pode garantir profissionalismo ao seu perfil.

Mas, se estiver sozinho (a) na jornada, invista nas fotos de qualidade e legendas que gerem interação. Uma boa descrição pode fazer a diferença no engajamento das suas publicações. Isso porque quando muitos seguidores começam a comentar um post, o algoritmo da rede social reconhece o valor da publicação e passa a favorecer sua visibilidade para mais usuários.

O Instagram é uma ferramenta de inspiração para viagens

O que inspira seus clientes? Fotos de destinos, histórias, experiências autênticas, curiosidades sobre a cultura local? Faça posts que inspirem os viajantes a escolherem os destinos e experiências que você oferece.

Utilize a função ‘geo-tag’ para adicionar localização nas fotos, vídeos e stories, além do hashtag. Seu conteúdo aparecerá quando um usuário estiver pesquisando sobre um local ou já estiver por lá.

3. Crie campanhas patrocinadas

Os anúncios do Instagram Ads funcionam muito bem para complementar a sua estratégia de captação de novos seguidores e potenciais clientes. Eles podem ser feitos em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.

Carrossel de fotos: neste formato você consegue colocar várias imagens para o mesmo anúncio. Pode ser utilizado para divulgar o menu de um restaurante, por exemplo, serviços de hotéis e destinos trabalhados pela agência.

Retargeting para campanhas no Facebook: A estratégia busca exibir produtos visualizados recentemente em forma de um conteúdo patrocinado dentro da rede social. É uma ótima estratégia para levar o usuário à conversão.

Padrão Patrocinado: ideal para anúncios de um produto/serviço específico. Exemplo pacote de fim de semana, um passeio específico experiência ou atividade.

4. Use o Stories para se relacionar

instagram stories o que é 640x428 1 - 6 Estratégias para gerar mais resultados com o seu Instagram
Instagram Stories: Saiba como usar a funcionalidade a favor da sua marca.

O Stories é um dos principais recursos do Instagram e costuma gerar sempre muitas visualizações, principalmente porque as pessoas têm curiosidade de saber o que está acontecendo hoje/agora.

Assim, é muito importante investir na produção de conteúdo para os stories, não só para se relacionar bem com a audiência como também para gerar mais engajamento.

Diferentemente das fotos que vão para o feed, as fotos e vídeos que vão para o stories permanecem no ar durante o período de apenas 24 horas. Depois disso, o conteúdo desaparece.

“Se é importante tirar fotos bonitas e usar filtros nas fotos que serão publicadas na timeline convencional, o Stories é o local para imagens menos retocadas. É por isso que você pode utilizá-lo para mostrar o lado mais “vida real” da sua empresa, como os bastidores”.

Amanda Imme – Resultados Digitais.

Portanto, use e abuse do recurso para mostrar bastidores, conversar com a audiência, oferecer descontos e tudo o mais que você quiser.

A grande sacada do stories, além da sensação de saber o que está acontecendo naquele momento, está em ficar na parte superior do aplicativo, ganhando destaque dos post convencionais.

5. Use as hashtags

As hashtags (#) funcionam como marcadores de palavras chaves para identificarem mensagens sobre um assunto específico. No Instagram elas têm um papel importante pois reúnem as publicações de usuários que não estão conectados em uma única página.

Se você utilizar hashtags relevantes, seus posts ficarão expostos para uma audiência maior do que a dos seus seguidores.

Por Exemplo:

Um usuário que pretende passar as próximas férias na Disney pode realizar pesquisas no Instagram utilizando as hashtags #disney #fériasnadisney #disneyparks #magickingdom etc. Dessa forma, o algoritmo da rede social coloca esse usuário em contato com marcas e usuários que também utilizaram essas hashtags.

A variedade de hashtags é praticamente infinita, por isso é importante que você pesquise bem quais hashtags o seu público-alvo acompanha e escolha somente as que fazem mais sentido para a sua estratégia de posts. Faça uma visita à página da hashtag e veja se o que está sendo publicado tem conexão com o seu produto.

Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, pense em uma hashtag criativa e incentive seus seguidores a utilizarem-na também.

Amanda Imme – Resultados Digitais.

Dicas para usar melhor as hashtags

  • Antes de mais nada, faça um benchmarking de hashtags. Selecione alguns perfis que são referência para o seu negócio e avalie quais hashtags estes perfis utilizam.
  • Crie sua própria hashtag, algo que lembre sua marca, seu negócio e sua campanha. Dessa forma você ganha notoriedade e aumenta a interação do público.
  • O Instagram permite usar até 30 hashtags. Mas especialistas sugerem que o ideal é usar 11 hashtags.
  • Por fim, siga as hashtags que são relevantes para o seu negócio e explore conteúdos para se inspirar.

6. Invista em parcerias com influenciadores

Investir em parcerias com influenciadores é uma boa forma de gerar mais visibilidade para sua agência.

O primeiro passo é sempre escolher um influencer que tem seguidores com o mesmo perfil do público que sua empresa está buscando. Procure por eles utilizando as hashtags (#) e estabeleça parcerias que contemplem a divulgação da sua marca.

“Não precisa ser um mega influenciador, com milhões de seguidores. Ao contrário, os microinfluenciadores já mostraram que têm melhor engajamento com a sua audiência e trazem melhores resultados para as marcas parceiras” (Marta Poggi).

Quer saber quais perfis sobre turismo você deveria seguir? Veja nossa lista com 10 indicações.