Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São muitos os lugares que atraem turistas para conhecerem a rica, abrangente e ao mesmo tempo, contraditória história brasileira – muitos deles, remontando à época em que o país ainda era uma colônia portuguesa e que exibem verdadeiras obra-primas da arquitetura.
São locais para visitar e sentir a sensação de que o tempo realmente parou, ao passo em que se pode buscar implicações históricas que fizeram o Brasil ser o que é hoje e não raro, ainda aproveitar paisagens naturais exuberantes para deixar o roteiro ainda mais completo.
Algumas dessas históricas brasileiras são consideradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e por isso, não podem ser demolidas ou modificadas – ainda bem!
1. Salvador – BA

Primeira capital do Brasil, Salvador foi o grande centro político e financeiro do país entre 1549 e 1763, impulsionado pela atividade portuária, a cana–de–açúcar e o comércio de algodão, fumo e gado. A cidade é apontada como o marco inicial dessa mistura de povos, de culturas, de religiões e de raças que é a sociedade brasileira, pois aqui, em 1558, foi fundado o primeiro mercado de escravos da América, com o objetivo de vender negros recém–chegados da Africa.
A cidade abriga um centro histórico fascinante com edifícios renascentistas e casarões com mais de dois andares, típicos de cidades abastadas, além de diversos pontos turísticos importantes como a Igreja de São Francisco, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com uma fotogênica fachada azul.
Encontre passeios em Salvador.
2. Olinda – PE

Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Olinda, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1982, os visitantes se deparam com um belo casario que ostenta a arquitetura colonial característica da época, conventos e igrejas barrocas, algumas oferecendo visão privilegiada para o Atlântico e ao mesmo tempo para o cenário urbano de Recife, que fica bem ali. Uma das grandes atrações é a Igreja do Carmo – a mais antiga igreja carmelita do Brasil. Não deixe de visitar também o Convento de São Francisco, adornado por belíssimos azulejos portugueses, a Basílica de São Bento, com um altar revestido de ouro e por fim, a Catedral da Sé.
Durante o carnaval a cidade costuma receber milhares de foliões e por conseguinte, as ruas ficam lotadas. Para curtir o Centro Histórico com a calma e contemplação necessárias, visite a cidade em outros meses.
3. Petrópolis – RJ

Situada a apenas 70 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis era o antigo destino de refúgio da família imperial brasileira: o clima ameno da região encantou Dom Pedro II, que instalou um edifício de verão na cidade. Hoje, a antiga residência atende por Museu Imperial e guarda relíquias do Segundo Reinado, como a pena que a Princesa Isabel usou para assinar a Lei Aurea, coroas e o cetro dos imperadores. No centro histórico estão edifícios como a Catedral São Pedro de Alcântara, onde estão os restos mortais de muitos membros da família imperial e o Palácio de Cristal, palco de diversos eventos culturais.
Leia também: 7 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro;
Rio de Janeiro: 7 cidades para conhecer além da capital.
4. Penedo – AL

Fundada no século 16, às margens do Rio São Francisco, Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas. Seu Centro Histórico guarda um significativo conjunto arquitetônico, repleto de museus e igrejas dos séculos 17 e 18. Uma vez na cidade, não deixe de fazer o passeio de barco até a foz do rio mais emblemático do país.

5. São Luís do Maranhão – MA

É claro que a capital maranhense não poderia estar de fora dessa lista, afinal, suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos que contam séculos de história. A capital se difere da maior parte das cidades brasileiras, visto que foi colonizada por franceses que se estabeleceram durante o século 17 – o nome São Luís vem de uma singela homenagem ao Rei Luís 13. Hoje, a principal herança desse povo encontra–se preservada no Centro Histórico, fazendo de São Luís uma das principais cidades históricas brasileiras.
Não deixe de ir à Casa do Nhozinho, que é uma das figuras mais importantes do Maranhão, e veja suas obras e objetos. Também vale visitar a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões, que sedia o governo do Estado e é datado de 1.612.
Leia também: 48h em São Luís – roteiro com os passeios mais clássicos
6. Porto Seguro – BA

Foi em Porto Seguro o local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, em 1500. Por isso, até hoje suas ruas preservam referências ao descobrimento, que incluem o Marco do Descobrimento, o Farol e a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Também estão lá as ruínas da primeira igreja e da primeira escola construídas no Brasil.
O turismo no local é muito movimentado não só pela importância histórica de Porto Seguro como também por suas belas praias paradisíacas, disputadíssimas durante o verão. Na semana de 22 de abril, é comemorada a Semana do Descobrimento, com eventos e apresentações culturais.
Leia também: Porto Seguro – Bahia. Entre belas praias e construções seculares, o destino encanta!
7. Tiradentes – MG

Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das cidades históricas brasileiras mais famosas. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi nomeada em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e uma das figuras históricas mais emblemáticas do Brasil. O destino valoriza muito o turismo religioso, com igrejas barrocas bem conservadas. A Igreja Matriz de Santo Antonio, com esculturas de Aleijadinho na entrada e a decoração em ouro e prata do seu interior e a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos por exemplo, são consideradas locais obrigatórios para qualquer turista que visite a cidade. Outros pontos de interesse são o Museu Padre Toledo e o Museu da Liturgia.
Apesar da relevância histórica, o destino é famoso também por sua gastronomia, com ótimos restaurantes para você degustar a deliciosa cozinha mineira.
Leia também: Tiradentes MG – Uma viagem pelo Brasil-colônia
E você, já conhece alguma das cidades históricas brasileiras? O que chamou mais sua atenção? Conta pra gente aqui nos comentários e também nas nossas redes sociais.