7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

Escrito por  Time Levarti| October 5, 2021 em  Cultura e Diversão

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São muitos os lugares que atraem turistas para conhecerem a rica, abrangente e ao mesmo tempo, contraditória história brasileira – muitos deles, remontando à época em que o país ainda era uma colônia portuguesa e que exibem verdadeiras obra-primas da arquitetura.

São locais para visitar e sentir a sensação de que o tempo realmente parou, ao passo em que se pode buscar implicações históricas que fizeram o Brasil ser o que é hoje e não raro, ainda aproveitar paisagens naturais exuberantes para deixar o roteiro ainda mais completo.

Algumas dessas históricas brasileiras são consideradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e por isso, não podem ser demolidas ou modificadas – ainda bem!

1. Salvador – BA

Cidades históricas brasileiras: Ladeiras do centro histórico de Salvador.
Foto: Márcio Filho – MTUR

Primeira capital do Brasil, Salvador foi o grande centro político e financeiro do país entre 1549 e 1763, impulsionado pela atividade portuária, a cana–de–açúcar e o comércio de algodão, fumo e gado. A cidade é apontada como o marco inicial dessa mistura de povos, de culturas, de religiões e de raças que é a sociedade brasileira, pois aqui, em 1558, foi fundado o primeiro mercado de escravos da América, com o objetivo de vender negros recém–chegados da Africa.

A cidade abriga um centro histórico fascinante com edifícios renascentistas e casarões com mais de dois andares, típicos de cidades abastadas, além de diversos pontos turísticos importantes como a Igreja de São Francisco, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com uma fotogênica fachada azul.

Encontre passeios em Salvador.

2. Olinda – PE

Cidades históricas brasileiras: Ladeiras do centro histórico de Olinda.
Ladeiras do centro histórico de Olinda. Foto:Bruno Lima – MTUR

Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Olinda, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1982, os visitantes se deparam com um belo casario que ostenta a arquitetura colonial característica da época, conventos e igrejas barrocas, algumas oferecendo visão privilegiada para o Atlântico e ao mesmo tempo para o cenário urbano de Recife, que fica bem ali. Uma das grandes atrações é a Igreja do Carmo – a mais antiga igreja carmelita do Brasil. Não deixe de visitar também o Convento de São Francisco, adornado por belíssimos azulejos portugueses, a Basílica de São Bento, com um altar revestido de ouro e por fim, a Catedral da Sé.

Durante o carnaval a cidade costuma receber milhares de foliões e por conseguinte, as ruas ficam lotadas. Para curtir o Centro Histórico com a calma e contemplação necessárias, visite a cidade em outros meses.

3. Petrópolis – RJ

Cidades históricas brasileiras: fachada do Museu Imperial, em Petrópolis RJ.
Museu Imperial. Foto: Wania Corredo – MTUR

Situada a apenas 70 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis era o antigo destino de refúgio da família imperial brasileira: o clima ameno da região encantou Dom Pedro II, que instalou um edifício de verão na cidade. Hoje, a antiga residência atende por Museu Imperial e guarda relíquias do Segundo Reinado, como a pena que a Princesa Isabel usou para assinar a Lei Aurea, coroas e o cetro dos imperadores. No centro histórico estão edifícios como a Catedral São Pedro de Alcântara, onde estão os restos mortais de muitos membros da família imperial e o Palácio de Cristal, palco de diversos eventos culturais.

Leia também: 7 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro;
Rio de Janeiro: 7 cidades para conhecer além da capital.

4. Penedo – AL

Vista do Museu São Francisco, Penedo – AL
Museu São Francisco. Foto: Marco Ankosqui/MTur

Fundada no século 16, às margens do Rio São Francisco, Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas. Seu Centro Histórico guarda um significativo conjunto arquitetônico, repleto de museus e igrejas dos séculos 17 e 18. Uma vez na cidade, não deixe de fazer o passeio de barco até a foz do rio mais emblemático do país.

Cidades históricas brasileiras: fachada da Igreja Nossa Senhora Corrente, Penedo AL.
Igreja Nossa Senhora Corrente, Penedo AL. Foto: Marco Ankosqui/MTur

5. São Luís do Maranhão – MA

Casario colonial no Centro Histórico de São Luís – MA
Casario colonial no Centro Histórico de São Luís – MA. Foto: Douglas Junior/MTur

É claro que a capital maranhense não poderia estar de fora dessa lista, afinal, suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos que contam séculos de história. A capital se difere da maior parte das cidades brasileiras, visto que foi colonizada por franceses que se estabeleceram durante o século 17 – o nome São Luís vem de uma singela homenagem ao Rei Luís 13. Hoje, a principal herança desse povo encontra–se preservada no Centro Histórico, fazendo de São Luís uma das principais cidades históricas brasileiras.

Não deixe de ir à Casa do Nhozinho, que é uma das figuras mais importantes do Maranhão, e veja suas obras e objetos. Também vale visitar a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões, que sedia o governo do Estado e é datado de 1.612.

Leia também: 48h em São Luís – roteiro com os passeios mais clássicos

6. Porto Seguro – BA

Turistas passeando pela Cidade Histórica, Porto Seguro – BA
Turistas passeando pela Cidade Histórica, Porto Seguro – BA. Marcio Filho/MTur

Foi em Porto Seguro o local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, em 1500. Por isso, até hoje suas ruas preservam referências ao descobrimento, que incluem o Marco do Descobrimento, o Farol e a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Também estão lá as ruínas da primeira igreja e da primeira escola construídas no Brasil.

O turismo no local é muito movimentado não só pela importância histórica de Porto Seguro como também por suas belas praias paradisíacas, disputadíssimas durante o verão. Na semana de 22 de abril, é comemorada a Semana do Descobrimento, com eventos e apresentações culturais.

Leia também: Porto Seguro – Bahia. Entre belas praias e construções seculares, o destino encanta!

7. Tiradentes – MG

Centro Histórico de Tiradentes/ o que fazer em Tiradentes
TIRADENTES / MINAS GERAIS / BRASIL (28.02.2018) Centro Historico. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das cidades históricas brasileiras mais famosas. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi nomeada em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e uma das figuras históricas mais emblemáticas do Brasil. O destino valoriza muito o turismo religioso, com igrejas barrocas bem conservadas. A Igreja Matriz de Santo Antonio, com esculturas de Aleijadinho na entrada e a decoração em ouro e prata do seu interior e a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos por exemplo, são consideradas locais obrigatórios para qualquer turista que visite a cidade. Outros pontos de interesse são o Museu Padre Toledo e o Museu da Liturgia.

Apesar da relevância histórica, o destino é famoso também por sua gastronomia, com ótimos restaurantes para você degustar a deliciosa cozinha mineira.

Leia também: Tiradentes MG – Uma viagem pelo Brasil-colônia


E você, já conhece alguma das cidades históricas brasileiras? O que chamou mais sua atenção? Conta pra gente aqui nos comentários e também nas nossas redes sociais.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Cultura e Diversão
3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores

May 16, 2022

São Paulo é a maior cidade do País e por isso, um destino de fácil acesso e que atende todos os públicos…

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

April 6, 2022

Graças à adaptação de companhias aéreas, hotéis e restaurantes, existem cada vez mais destinos pet friendly no Brasil. Conheça alguns deles.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Experiências
Conheça as 8 melhores Ilhas do Caribe para conhecer em 2022

December 15, 2021

Passar férias nas Ilhas do Caribe é, de fato, o sonho de muitos viajantes. Com cenários dignos de filmes hollywoodianos, os destinos…

Continue lendo
...
Experiências
10 melhores lugares para visitar na América do Sul

December 14, 2021

De praias paradisíacas a desertos fascinantes, passando por ilhas históricas e sítios arqueológicos de importância história única, o que não faltam são…

Continue lendo
...
Alagoas
Rota Ecológica de Alagoas: sintonia total com a natureza

November 25, 2021

Se você é do tipo de viajante que gosta de roteiros diferenciados e pouco explorados, então precisa conhecer a Rota Ecológica, em…

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

August 30, 2021

Glamping no Brasil: Você adora tirar uns dias folga e se refugiar na natureza, mas não abre mão do conforto? Então os…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.