7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

Escrito por  Time Levarti| May 5, 2021 em  Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal,…

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal, aqui estão algumas das praias mais famosas do litoral brasileiro como por exemplo, a praia do Leblon, Copacabana e Ipanema. Mas a bem da verdade é que para além da capital carioca, o Estado do Rio de Janeiro é repleto de destinos maravilhosos e que sem dúvidas merecem a sua visita.

Praias paradisíacas, rico acervo cultural e histórico e natureza super preservada são somente alguns dos atrativos dessas cidades! Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra com a gente.



1. Petrópolis – 68 km de distância

Crédito obrigatório: Wania Corredo – MTUR

Situada a cerca de 68 quilômetros desde a capital carioca, Petrópolis é seguramente uma das cidades mais bonitas e charmosas do Brasil.

Conhecida como Cidade Imperial – durante o século XIX, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil, Dom Pedro II fugia do forte calor da cidade para se refugiar em Petrópolis – o destino é repleto de casarões e palacetes construídos para receber a corte e aristocratas naquela época; fato que transformou a cidade em uma das mais belas arquitetonicamente no Estado.

O Museu Imperial, antiga residência favorita de verão do Imperador; a Casa Visconde de Ubá, o Palácio Rio Negro e a Casa do Visconde de Mauá são alguns exemplos entre as dezenas de construções históricas que você poderá visitar.

Museu Imperial, Petrópolis RJ
Museu Imperial. Crédito obrigatório: Wania Corredo – MTUR

Ao mesmo tempo, Petrópolis soube se reinventar e hoje oferece uma moderna e excelente infraestrutura hoteleira, com pousadas e hotéis para todos os gostos; alguns mais próximos ao centro e outros um pouco mais afastados, para uma viagem mais intimista.

2. Teresópolis – 90 km de distância

destinos do Rio de Janeiro: Teresópolis

Cercada pela exuberante Serra dos órgãos, que também dá nome ao Parque Nacional, Teresópolis possui diferentes atrativos, entre natureza, gastronomia e turismo de natureza. A cidade fica apenas 90 quilômetros de distância desde a capital, assim, é uma excelente opção de passeio bate volta; principalmente para aqueles que adoram curtir um friozinho da serra e um hotel aconchegante às margens da montanha.

A cidade é reconhecida principalmente pelo ecoturismo e montanhismo, atraindo aventureiros em busca de suas trilhas pela Mata Atlântica, cachoeiras, piscinas naturais e esportes de aventura; além de ser um ótimo destino para os casais, que podem aproveitar não só o clima gostoso da serra, como também aconchegantes restaurantes e um centrinho que é um charme só.

Seja como for, quem busca o que fazer em Teresópolis sempre encontra algo especial.

3. Angra dos Reis – 156 km de distância

Destinos do Rio de Janeiro: Angra dos Reis
Crédito obrigatório: Rogério Cassimiro – MTUR

Situada ao sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um dos principais destinos de verão do Estado.

Com mais de 360 ilhas, possui um dos maiores e mais divertidos leques de passeios marítimos do país. A partir de Angra, você pode fazer alguns passeios de barco para conhecer as ilhas e praias da região. Ilha Grande é a principal delas, pois guarda algumas das praias mais paradisíacas das redondezas e ao mesmo tempo por ser um atrativo histórico, já que foi palco de diversos conflitos marítimos entre colonizadores, parada de navios negreiros, e durante a Ditadura Militar, até mesmo como presídio para presos políticos.

Angra tem hotéis bem estruturados, ideais para quem quer se isolar, mas ao mesmo tempo contar com uma ótima estrutura. Por fim, o destino é um dos principais pontos de mergulho no país, em função de suas águas cristalinas que permitem observar com nitidez toda a beleza da diversas fauna marinha local.

Crédito obrigatório: Rogério Cassimiro – MTUR

Leia também:

Conheça os principais destinos da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

4. Arraial do Cabo – 165 km de distância

Praias de Arraial do Cabo: Pontal do Atalaia.
Praias de Arraial do Cabo: Pontal do Atalaia. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Com acesso fácil, preços baixos, sol praticamente todos os dias do ano e praias deslumbrantes, Arraial do Cabo é considerado um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descaso com pé na areia.

Com menos de 30 mil habitantes, o destino tem algumas das praias consideradas como as mais bonitas do Brasil, com mar surpreendentemente azulado e areia fina e branca, honrando assim, seu apelido de Caribe Brasileiro.

Aliás, quase todas as atrações de Arraial envolvem o mar, no entanto, isso não significa que seus dias serão somente na areia debaixo de um guarda sol. Outros atrativos como passeios de jipe, trilhas pela Mata Atlântica, mirante naturais e a própria estrutura turística em si, fazem deste, um dos melhores destino do estado.

Praia do Farol, Arraial do Cabo RJ
Praia do Farol, Arraial do Cabo RJ

Leia também:

O que fazer em Arraial do Cabo: planeje sua viagem
Quando ir a Arraial do Cabo: melhor época para viajar

5. Búzios – 177 km de distância

Small peaceful beautiful beach sea Ferradurinha in Buzios near Rio de Janeiro, Brazil

Após sua visita no verão de 1964, Brigitte Bardot, de tão encantada com Búzios, espalhou a sua descoberta pelo mundo, tornando a cidade balneário dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso.

Desde então, a pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico. Com 30 mil habitantes, Búzios mantém um certo glamour daqueles anos 60 que a transformaram em um dos destinos de praia mais procurados no estado do Rio de Janeiro.

6. Penedo

lugares legais no Rio de Janeiro: Penedo
Crédito obrigatório: Em Algum lugar do Mundo

Essa cidadezinha é a principal colônia finlandesa no Brasil, com cultura que se espalha por sua arquitetura no estilo escandinavo e pelas ótimas opções para os chocólatras. Dentro da chamada Pequena Finlândia está a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), onde há chocolates de tudo quanto é tipo, incluindo mini fondues, que fazem um sucesso.

7. Paraty – 250 km de distância

Destinos do Rio de Janeiro: Paraty RJ
Crédito obrigatório: Rogério Cassimiro – MTUR

Decerto, Paraty é daqueles destinos que encantam desde o primeiro momento. O colorido das janelas e dos portões dos casarões coloniais se juntam ao verde intenso da Mata Atlântica, que emoldura a cidade e acompanha o mar, formando um dos mais belos cenários de todo o Estado do Rio de Janeiro. Ademais, juntam–se ao espetáculo, cachoeiras de águas cristalinas, ruazinhas de pedra e intenso movimento cultural. Está dada a fórmula para o sucesso do turismo na cidade.

Não fosse o bastante, Paraty foi ainda uma das cidades mais importantes do período do ouro no Brasil, sendo o principal porto do país no século XVII e destino final da Rota do Caminho do Ouro, que ia de Ouro Preto, Minas Gerais, até a cidade carioca.

destinos do Rio de Janeiro: Paraty
Crédito obrigatório: Rogério Cassimiro – MTUR

Por fim, Paraty conta ainda com ótimos restaurantes, pousadas lindíssimas e praias que são de tirar o fôlego. Ou seja, é o destino perfeito para aqueles que estão em busca de tranquilidade e belezas naturais, com aquele climinha gostoso de cidade do interior.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 passeios gratuitos para se fazer no Rio de Janeiro

May 10, 2021

Conheça essas dicas incríveis para turbinar seu passeio na cidade maravilhosa! O Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do país e…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Praia de Pipa: 8 razões para escolher o destino em sua próxima viagem

April 30, 2021

Razões para conhecer a Praia de Pipa RN: Impossível saber quem foi o primeiro a procurar uma sombra e um lugar confortável…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
8 melhores praias de Pipa, em Tibau do Sul RN

April 30, 2021

O que fazer em Pipa? Quais as melhores praias em Pipa? Situada a cerca de 80 km desde Natal, no município de…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Como chegar a Pipa, Tibau do Sul [Guia prático]

April 23, 2021

Como chegar a Praia de Pipa? Pipa é um distrito do município de Tibau do Sul, localizada a cerca de 85 km…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.