Depois de nove meses marcados pelas restrições de deslocamento impostas pela pandemia de Covid–19, 2021 já está praticamente no fim e muita gente não conseguiu fazer aquela tão desejada (e necessária) viagem.

A boa notícia é que com o avanço da vacinação por aqui, praticamente todos os destinos já voltaram a receber turistas e, existem ainda vários feriados e feriadões vindo por aí. Que tal se preparar para não perder essa oportunidade e curtir os dias de folga?

Ah! Antes de mais nada vale relembrar que, mesmo que você já tenha tomada as duas doses da vacina, é preciso manter os protocolos de higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscara, que ainda continua sendo obrigatório em todo o território nacional.

Bora lá conferir quais os próximos feriados no Brasil e também nossa listinha com 8 indicações de destinos brasileiros pra curtir nessas datas. Aproveite!

Próximos feriados no Brasil

  • 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças
  • 15 de outubro: Dia do Professor
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público
  • 2 de Novembro: Finados
  • 15 de Novembro: Proclamação da República

Destinos brasileiros para curtir os próximos feriados

1. Maragogi – AL

40850123031 c9423868e2 k 1024x684 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
Praia de Barra Grande – Maragogi. Foto: Ministério do Turismo

Esse município localizado em Alagoas, a cerca de 130 km da capital Maceió, é conhecido pelas praias de coloração azul claro e lindas piscinas naturais rodeadas por grandes coqueiros. Todos os dias, catamarãs partem cheios de turistas que anseiam observar peixinhos coloridos nadando entre os recifes, no entanto, o passeio por Maragogi depende da tábua de maré. Por isso, reserve o dia com a maré mais baixa para explorar o atrativo.

LEIA TAMBÉM: 10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas

2. Jericoacoara – CE

AdobeStock 61321812 1024x682 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
Lindo barco a vela e redes no Lago Paraíso (Jericoacoara, Brasil)

Suprassumo do turismo no Ceará, Jericoacoara recebeu nos últimos anos diversas melhorias de infraestrutura que a tornaram mais acessível e ao mesmo tempo, super badalada. A boa notícia é que, apesar de o centrinho estar agora tomado por barzinhos, restaurantes e charmosas pousadas, Jeri ainda consegue manter aquele clima de praia recém descoberta, com ruazinhas de areia e paisagens naturais preservadas. Pra ter uma experiência mais intensa no destino, contrate um dos passeios de buggy ou quadriciclo para chegar até cartões postais como a Lagoa do Paraísoa, Pedra Furada e o Mangue do Guriú, distantes do centrinho.

3. Capitólio – MG

Os lagos de intensa coloração azul esmeralda, as refrescantes cachoeiras e os incríveis cânions de tirar o fôlego, fazem de Capitólio um dos melhores destinos do Brasil para reunir amigos e familiares numa verdadeira expedição que ora pode ser realizada a pé pelas trilhas, ora em lanchas pelo Lago de Furnas, considerado o ‘mar de Minas Gerais’. Ao montar um roteiro de viagem em Capitólio, comece com um passeio de lancha, curtindo as águas do Lago do de Furna, com direito a deliciosos banhos de cachoeira.

4. Porto de Galinhas – PE

porto de galinhas 1024x751 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
Piscinas naturais de Porto de Galinhas. Foto de Viagem e Turismo.

Porto de Galinhas atrai todos os anos mais de 500 mil turistas em busca de piscinas naturais mornas e cristalinas, além das mordomias oferecidas pelos resorts e pousadas instalados na região. O distrito está apenas uma hora do aeroporto do Recife e certamente é uma boa pedida para quem quer curtir os dias folga curtindo o mar (e as piscinas naturais) ou simplesmente descansando enquanto pega um bronze. Uma vez no destino, não deixe de visitar Muro Alto, uma praia com longa proteção de arrecifes que na maré baixa, torna–se uma imensa piscina natural.

LEIA TAMBÉM: Guia completo de Porto de Galinhas para suas férias.

5. Monte Verde – MG

Av. Monte Verde  1024x678 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
O centrinho de Monte Verde reúne lojinhas de souvenirs, cafés e restaurantes de gastronomia invejável.

Localizado na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, Monte Verde é um dos principais destinos de inverno no Brasil. À 1.600 metros acima do nível do mar, o termômetro raramente ultrapassa os 24ºC no pequeno distrito de Camanducaia.

Grande parte dos visitantes são casais em busca do clima de romantismo que as baixas temperaturas oferecem; mas quem sobe a serra em busca de programas para famílias e grupos de amigos também fica satisfeito pois o que não falta são opções de o que fazer em Monte Verde. Trilhas, passeios de jeep e quadriciclo, ecoturismo, circuitos culturais, lojas de chocolate, cervejarias, além de um centrinho repleto de lojinhas excelentes restaurantes preenchem os dias de quem optar por curtir o feriadão em Monte Verde.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Monte Verde – 9 passeios que são imperdíveis.

6. Paraty – RJ

paraty brasil 565401937 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
Casario colonial no centro histórico de Paraty. Foto: Divulgação.

Paraty é uma das cidades coloniais mais charmosas do Brasil e oferece atrações bem diversificadas, capazes de agradar aos mais exigentes turistas. Há praias, cachoeiras maravilhosas, casario colonial que abriga ateliês e lojinhas, roteiros culturais e históricos, turismo de aventura e claro, uma cena gastronômica simplesmente invejável. O Centro Histórico é apaixonante e reserva aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedo e quarteirões com arquitetura de 1800.

7. Campos do Jordão – SP

26170573927 bc1aa1c5dd k 1024x682 - 7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano
Centro de Campos do Jordão. Foto de Marco Ankosqui – MTUR

Localizado na Serra da Mantiqueira, a 180 km da capital paulista, Campos do Jordão é dos queridinhos do turismo nacional. Quem visita a cidade encontra hotelaria e gastronomia de respeito, além de diversos atrativos culturais e paisagens naturais que permitem desde atividades radicais até passeios mais tranquilos, para curtir em família. O Parque Estadual de Campos do Jordão, por exemplo, conhecido como Horto Florestal, tem trilhas de nível fácil e médio, além de atividades como tirolesa e arvorismo. Com isso, Campos do Jordão figura como um dos melhores destinos brasileiros para curtir um feriadão.

LEIA TAMBÉM: Campos do Jordão – melhores passeios e atividades na cidade.