Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense

Escrito por  Time Levarti| October 30, 2020 em  Ceará

As mais belas praias do Ceará estão divididas entre o litoral leste (Rota do Sol Nasceste) e o litoral oeste (Rota do…

As mais belas praias do Ceará estão divididas entre o litoral leste (Rota do Sol Nasceste) e o litoral oeste (Rota do Sol Poente): faixas de areia exuberantes, com mares limpos e translúcidos, ótimas opções de serviços com charmosas pousadas e luxuosos hotéis, restaurantes e centrinhos gostosos para andar a pé.

Melhores praias do Ceará: Litoral Leste

O litoral leste compreende sete municípios, entre eles estão Aquiraz, Fortim e Aracati, alguns dos destinos mais famosos e bonitos do estado.

Canoa Quebrada, antes uma pacata vila de pescadores, descoberta nos 70 por grupos hippies, é atualmente umas das praias com melhor estrutura turística em todo o estado, compreendendo várias opções de hotéis, pousadas, barracas de praia, bares e restaurantes.

Em Aquiraz, município situado a 33 km da capital, o Beach Park é um dos melhores atrativos para quem viaja com crianças, mas não o único: as dunas da Prainha são palco de divertidos passeios de buggy que incluem travessias de balsa e skibunda no Rio Catú, além de oferecer excelentes condições para banhos de mar.

Por fim, o município de Fortim preenche a cota de praias do Ceará (no Litoral leste) para quem prefere faixas de areia mais desertas e sem muita agitação.

Aquiraz

passeios no Ceará: passeio de buggy na Prainha
Passeio de buggy na Prainha. Foto: Levarti

Na Praia de Porto das Dunas, o Complexo Beach Park é apenas um entre os muitos atrativos de Aquiraz. O pequeno município localizado a 33 km da capital Fortaleza, reúne algumas das praias mais badaladas do litoral cearense, a exemplo da já citada Porto das Dunas; a Prainha, ótima para curtir banhos de mar e passeios de buggy, além das diversas barracas de praia espalhadas pela faixa de areia; e a Praia do Iguape, belíssimo cenário formado por dunas fixas e móveis.

A cidade abriga também o Centro das Rendeiras, um dos principais centros de artesanato do Ceará. Não deixe de visitar também a Praça Cônego Araripe, repleta de construções seculares como a Igreja São José de Ribamar (1713); o Museu Sacro São José de Ribamar (1742); e o antigo Mercado das Carnes (do século XVIII), hoje Mercado das Artes.

Leia mais: Aquiraz – Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar.

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências pelas praias de Aquiraz.

Canoa Quebrada

Praias do Ceará: Canoa Quebrada
Falésias da Praia de Canoa Quebrada, CE. Foto: Levarti

Canoa Quebrada era a princípio uma pacata aldeia de pescadores até os anos 70, quando foi descoberta pelos hippies e transformada em reduto paz e amor. Hoje, com acesso em via duplicada e ótima estrutura turística que inclui hotéis, pousadas, restaurantes e dezenas de barracas de praia, é um dos destinos mais cobiçados entre as praias do Ceará.

Por conseguinte, o passeio bate-volta que leva os turistas hospedados em Fortaleza até Canoa Quebrada é um dos mais procurados nas agências. Contudo, o que não faltam são opções para quem quer curtir vários dias em Canoa, a exemplo dos passeios de buggy, quadriciclo, voos de parapente e passeios de jangada.

Da mesma forma, a noite em Canoa é badaladíssima, reunindo ótimas opções de bares, restaurantes, baladinhas e lojinhas variadas na Rua Browdway – o coração de Canoa Quebrada.

Leia mais: Praia de Canoa Quebrada: 8 super dicas para você aproveitar
Guia: 8 melhores barracas de praia em Canoa Quebrada
8 motivos para você visitar Canoa Quebrada, no litoral leste cearense

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Canoa Quebrada.

Fortim

passeio de buggy em Fortim
Passeio de Buggy em Fortim. Foto: ABS/Fortim

Ao Sul de Fortaleza, Fortim reúne praias que conquistam não só praticantes de kitesurf pela frequência e potência dos ventos, mas também turistas de todo o país que encontram na cidade tudo o que é preciso para uma viagem inesquecível: praias paradisíacas, ótimos passeios e estrutura turística completa, que inclui alguns dos melhores e mais charmosos hotéis do Ceará.

Os programas na cidade incluem passeios de buggy pela faixa de areia, com águas cristalinas do mar de um lado e falésias do outro; passeios de catamarã que começam no mar e adentra igarapés e manguezais do rio Jaguaribe; cavalgadas à beira-mar e banhos em piscinas naturais repletas de peixinhos.

A cidade tem características diversas, a depender da praia que se escolhe para ficar: há um trecho até que bem badalado e outro mais rústico, com infraestrutura mais simples. Pontal do Maceió, por exemplo, conserva uma vibe de point meio inexplorado. Já a Praia das Agulhas é ainda mais deserta e rústica.

Leia mais: Fortim – CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Fortim.

Melhores praias do Ceará: Litoral Oeste

A Rota do Sol Poente ficou famosa devido ser uma sequência de praias rústicas e repletas de belezas naturais. Ela se extende do município de Caucaia, bem ao lado de Fortaleza, até Camocim, a 356 km de distância da capital.

Entre os destinos mais famosos estão a cobiçada Praia de Jericoacoara e Camocim, já no extremo oeste do litoral, com suas belas praias desertas e lagoas de águas cristalinas que são como verdadeiros oásis para quem os visita.

Já em Amontada, outro destino que está ganhando popularidade é a Praia de Icaraizinho, com seu litoral intocado, repletos de coqueirais, faixa de areia branquinha e mar azulado, lembrando paisagens Caribenhas. Em Trairi, município a 130 km da capital cearense, o grande destaque é Praia do Guajiru, destino ideal para quem quer curtir dias de muito sossego e tranquilidade em meio à paisagens exuberantes.

Praia de Jericoacoara

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara - CE.
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE.

Com acesso somente em veículos tracionados, a charmosa Vila de Jericoacoara é um dos destinos mais exuberantes de todo o litoral cearense – quiçá do Brasil.

Perfeita para quem está em busca de sossego e tranquilidade, conta com dezenas de quilômetros de faixas de areia desertas, mar azulado, lagoas de águas cristalinas, a exemplo da Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul, e alguns dos principais cartões postais do Ceará.

É uma das praias mais rústicas do estado, contudo, dispõe de uma excelente oferta de meios de hospedagem, bares badalados e restaurantes fervilhando bons peixes e frutos do mar.

Leia mais: Praia de Jericoacoara: os melhores atrativos para você aproveitar
Jericoacoara: como chegar saindo de Fortaleza, Aeroporto de Jeri e Camocim.

Camocim

Praias do Ceará: Camocim
Camocim – CE. Foto: @fabioaaruda

Último destino do litoral cearense, Camocim guarda algumas das praias mais desertas do estado. Entre elas, a Praia do Maceió, a cerca de 15 km do centro; Barra dos Remédios, onde você pode ver o espetacular encontro do Rio dos Remédios com o mar; e a Praia de Tatajuba, do outro lado do Rio Coreaú, com acesso feito por balsa.

A cidade faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que inclui Jericoacoara, Delta do ParnaíbaLençóis Maranhenses na mesma viagem, contando com boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes com ótima culinária a base de frutos do mar.

O acesso aos principais atrativos é bastante precário e só pode feito em veículos tracionados. Contudo, a chegada é sempre recompensadora.

Dica: A Lagoa das Gangalhas é outro lugar imperdível para curtir em uma viagem por Camocim. É ainda mais bonita do que as de Jeri, sendo totalmente deserta e com estrutura de apoio simples. Ideal para quem quer curtir um dia totalmente off.

Leia mais: Os principais atrativos de Camocim que não podem faltar na sua viagem.

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências pelas praias de Camocim.

Praia de Guajiru

praias do Ceará: Praia do Guajirú
Praia do Guajirú, Trairi – CE. Foto: Zorah Beach Hotel

A cerca de 5 km a oeste de Flecheiras, a Praia de Guajiru é uma das preferidas entre as praias do Ceará para quem busca tranquilidade e belezas naturais. Fica situada no município de Trairi, a cerca de 120 km de Fortaleza – região conhecida por guardar belas praias rústicas e selvagens.

Guajiu tem faixa de areia clarinha, mar tranquilo com águas mornas o ano todo, lindos coqueiros em sua margem, além deliciosas piscinas naturais que se formam com a maré baixo. Ou seja: o conjunto perfeito de atrativos para você curtir dias ensolarados no litoral cearense.

Por fim, apesar de pequena e rústica, Guajiru conta com charmosos hotéis e pousadas com serviços especiais inspirados no clima relax da praia. Alguns com diárias que chegam à R$ 3.200.

Icarazinho de Amontada

praias do Ceará: Icaraizinho de Amontada

Longe da muvuca tradicional das praias de Fortaleza, Icaraizinho de Amontada é aquele destino destino que você escolhe quando quer se desligar do mundo: a praia é quase sempre deserta. O celular não pega; internet só nas pousadas. Não há vendedores ambulantes e muito menos cadeiras de plástico na areia.

Marcam a paisagem o mar azul clarinho – que na maré baixa ganha piscinas naturais – extensa faixa de areia branquinha e imensos coqueiros por toda parte. Dessa forma, qualquer semelhança com os destinos Caribenhos não é mera coincidência.

Para completar o roteiro, estique a visita até a Praia de Moitas, ainda mais bucólica, com dezenas de barquinhos atracados; e Caetanos, com mar calma,faixa de areia rodeadas de coqueiros e boas opções de restaurantes à beira-mar.

Leia mais: Icaraizinho de Amontada: Entre praias e rios, um paraíso para você aproveitar

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências para curtir em Icaraizinho de Amontada.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
Guaramiranga: veja nossas dicas para aproveitar a Suíça Cearense!

August 5, 2022

Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns…

Continue lendo
...
Ceará
Canoa Quebrada: 5 atrativos pra curtir num fim de semana

June 2, 2022

A 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma boa pedida para uma viagem de fim de semana. Conheça 5 atrativos para aproveitar no lugar.

Continue lendo
...
Ceará
3 coisas para fazer em Jericoacoara em um fim de semana

May 20, 2022

A 300 km da capital cearense, Jericoacoara oferece a tranquilidade perfeita para relaxar em um fim de semana, com paisagens naturais e passeios imperdíveis.

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Ceará
Jericoacoara: saiba o que conhecer neste paraíso do litoral cearense

November 17, 2021

Localizada a 300 quilômetros da capital Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, Jeri se mantém como um dos principais destinos não…

Continue lendo
...
Ceará
Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade

October 21, 2021

Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense — com acessos precários que exigem buggy ou 4×4. São praias onde você…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar em Flecheiras saindo de Fortaleza

April 19, 2021

Como chegar em Flecheiras? Por ser uma praia ainda pouco explorada pelo turismo, é natural ficar em dúvidas sobre como chegar a…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar a Canoa Quebrada CE: de avião, carro ou ônibus

April 15, 2021

Como chegar a Canoa Quebrada? Um dos atrativos que facilitam a vida de quem quer conhecer Canoa Quebrada – de fato –…

Continue lendo
...
Ceará
Airbnb em Canoa Quebrada: 8 casas de praia para aluguel de temporada

April 13, 2021

Onde ficar em Canoa Quebrada? Quais as melhores opções de Airbnb e casas de praia em Canoa Quebrada? A Praia de Canoa…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.