As mais belas praias do Ceará estão divididas entre o litoral leste (Rota do Sol Nasceste) e o litoral oeste (Rota do Sol Poente): faixas de areia exuberantes, com mares limpos e translúcidos, ótimas opções de serviços com charmosas pousadas e luxuosos hotéis, restaurantes e centrinhos gostosos para andar a pé.

Melhores praias do Ceará: Litoral Leste

O litoral leste compreende sete municípios, entre eles estão Aquiraz, Fortim e Aracati, alguns dos destinos mais famosos e bonitos do estado.

Canoa Quebrada, antes uma pacata vila de pescadores, descoberta nos 70 por grupos hippies, é atualmente umas das praias com melhor estrutura turística em todo o estado, compreendendo várias opções de hotéis, pousadas, barracas de praia, bares e restaurantes.

Em Aquiraz, município situado a 33 km da capital, o Beach Park é um dos melhores atrativos para quem viaja com crianças, mas não o único: as dunas da Prainha são palco de divertidos passeios de buggy que incluem travessias de balsa e skibunda no Rio Catú, além de oferecer excelentes condições para banhos de mar.

Por fim, o município de Fortim preenche a cota de praias do Ceará (no Litoral leste) para quem prefere faixas de areia mais desertas e sem muita agitação.

Aquiraz

59f752114c7e8306299803f5 1532533434328 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Passeio de buggy na Prainha. Foto: Levarti

Na Praia de Porto das Dunas, o Complexo Beach Park é apenas um entre os muitos atrativos de Aquiraz. O pequeno município localizado a 33 km da capital Fortaleza , reúne algumas das praias mais badaladas do litoral cearense, a exemplo da já citada Porto das Dunas; a Prainha, ótima para curtir banhos de mar e passeios de buggy, além das diversas barracas de praia espalhadas pela faixa de areia; e a Praia do Iguape, belíssimo cenário formado por dunas fixas e móveis.

A cidade abriga também o Centro das Rendeiras, um dos principais centros de artesanato do Ceará. Não deixe de visitar também a Praça Cônego Araripe, repleta de construções seculares como a Igreja São José de Ribamar (1713); o Museu Sacro São José de Ribamar (1742); e o antigo Mercado das Carnes (do século XVIII), hoje Mercado das Artes.

Leia mais: Aquiraz – Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar.

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências pelas praias de Aquiraz.

Canoa Quebrada

Vanbora01 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Falésias da Praia de Canoa Quebrada, CE. Foto: Levarti

Canoa Quebrada era a princípio uma pacata aldeia de pescadores até os anos 70, quando foi descoberta pelos hippies e transformada em reduto paz e amor. Hoje, com acesso em via duplicada e ótima estrutura turística que inclui hotéis, pousadas, restaurantes e dezenas de barracas de praia, é um dos destinos mais cobiçados entre as praias do Ceará.

Por conseguinte, o passeio bate-volta que leva os turistas hospedados em Fortaleza até Canoa Quebrada é um dos mais procurados nas agências. Contudo, o que não faltam são opções para quem quer curtir vários dias em Canoa, a exemplo dos passeios de buggy, quadriciclo, voos de parapente e passeios de jangada.

Da mesma forma, a noite em Canoa é badaladíssima, reunindo ótimas opções de bares, restaurantes, baladinhas e lojinhas variadas na Rua Browdway – o coração de Canoa Quebrada.

Leia mais: Praia de Canoa Quebrada: 8 super dicas para você aproveitar
Guia: 8 melhores barracas de praia em Canoa Quebrada
8 motivos para você visitar Canoa Quebrada, no litoral leste cearense

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Canoa Quebrada.

Fortim

08 1024x576 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Passeio de Buggy em Fortim. Foto: ABS/Fortim

Ao Sul de Fortaleza, Fortim reúne praias que conquistam não só praticantes de kitesurf pela frequência e potência dos ventos, mas também turistas de todo o país que encontram na cidade tudo o que é preciso para uma viagem inesquecível: praias paradisíacas, ótimos passeios e estrutura turística completa, que inclui alguns dos melhores e mais charmosos hotéis do Ceará.

Os programas na cidade incluem passeios de buggy pela faixa de areia, com águas cristalinas do mar de um lado e falésias do outro; passeios de catamarã que começam no mar e adentra igarapés e manguezais do rio Jaguaribe; cavalgadas à beira-mar e banhos em piscinas naturais repletas de peixinhos.

A cidade tem características diversas, a depender da praia que se escolhe para ficar: há um trecho até que bem badalado e outro mais rústico, com infraestrutura mais simples. Pontal do Maceió, por exemplo, conserva uma vibe de point meio inexplorado. Já a Praia das Agulhas é ainda mais deserta e rústica.

Leia mais: Fortim – CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências em Fortim.

Melhores praias do Ceará: Litoral Oeste

A Rota do Sol Poente ficou famosa devido ser uma sequência de praias rústicas e repletas de belezas naturais. Ela se extende do município de Caucaia, bem ao lado de Fortaleza, até Camocim, a 356 km de distância da capital.

Entre os destinos mais famosos estão a cobiçada Praia de Jericoacoara e Camocim, já no extremo oeste do litoral, com suas belas praias desertas e lagoas de águas cristalinas que são como verdadeiros oásis para quem os visita.

Já em Amontada, outro destino que está ganhando popularidade é a Praia de Icaraizinho, com seu litoral intocado, repletos de coqueirais, faixa de areia branquinha e mar azulado, lembrando paisagens Caribenhas. Em Trairi, município a 130 km da capital cearense, o grande destaque é Praia do Guajiru, destino ideal para quem quer curtir dias de muito sossego e tranquilidade em meio à paisagens exuberantes.

Praia de Jericoacoara

AdobeStock 240810632 1024x682 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE.

Com acesso somente em veículos tracionados, a charmosa Vila de Jericoacoara é um dos destinos mais exuberantes de todo o litoral cearense – quiçá do Brasil.

Perfeita para quem está em busca de sossego e tranquilidade, conta com dezenas de quilômetros de faixas de areia desertas, mar azulado, lagoas de águas cristalinas, a exemplo da Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul, e alguns dos principais cartões postais do Ceará.

É uma das praias mais rústicas do estado, contudo, dispõe de uma excelente oferta de meios de hospedagem, bares badalados e restaurantes fervilhando bons peixes e frutos do mar.

Leia mais: Praia de Jericoacoara: os melhores atrativos para você aproveitar
Jericoacoara: como chegar saindo de Fortaleza, Aeroporto de Jeri e Camocim.

Camocim

Camocim2 1024x670 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Camocim – CE. Foto: @fabioaaruda

Último destino do litoral cearense, Camocim guarda algumas das praias mais desertas do estado. Entre elas, a Praia do Maceió, a cerca de 15 km do centro; Barra dos Remédios, onde você pode ver o espetacular encontro do Rio dos Remédios com o mar; e a Praia de Tatajuba, do outro lado do Rio Coreaú, com acesso feito por balsa.

A cidade faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que inclui Jericoacoara, Delta do ParnaíbaLençóis Maranhenses na mesma viagem, contando com boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes com ótima culinária a base de frutos do mar.

O acesso aos principais atrativos é bastante precário e só pode feito em veículos tracionados. Contudo, a chegada é sempre recompensadora.

Dica: A Lagoa das Gangalhas é outro lugar imperdível para curtir em uma viagem por Camocim. É ainda mais bonita do que as de Jeri, sendo totalmente deserta e com estrutura de apoio simples. Ideal para quem quer curtir um dia totalmente off.

Leia mais: Os principais atrativos de Camocim que não podem faltar na sua viagem.

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências pelas praias de Camocim.

Praia de Guajiru

img66683 1024x683 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense
Praia do Guajirú, Trairi – CE. Foto: Zorah Beach Hotel

A cerca de 5 km a oeste de Flecheiras, a Praia de Guajiru é uma das preferidas entre as praias do Ceará para quem busca tranquilidade e belezas naturais. Fica situada no município de Trairi, a cerca de 120 km de Fortaleza – região conhecida por guardar belas praias rústicas e selvagens.

Guajiu tem faixa de areia clarinha, mar tranquilo com águas mornas o ano todo, lindos coqueiros em sua margem, além deliciosas piscinas naturais que se formam com a maré baixo. Ou seja: o conjunto perfeito de atrativos para você curtir dias ensolarados no litoral cearense.

Por fim, apesar de pequena e rústica, Guajiru conta com charmosos hotéis e pousadas com serviços especiais inspirados no clima relax da praia. Alguns com diárias que chegam à R$ 3.200.

Icarazinho de Amontada

slider pordosol 1024x693 2 1024x681 1 - Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense

Longe da muvuca tradicional das praias de Fortaleza, Icaraizinho de Amontada é aquele destino destino que você escolhe quando quer se desligar do mundo: a praia é quase sempre deserta. O celular não pega; internet só nas pousadas. Não há vendedores ambulantes e muito menos cadeiras de plástico na areia.

Marcam a paisagem o mar azul clarinho – que na maré baixa ganha piscinas naturais – extensa faixa de areia branquinha e imensos coqueiros por toda parte. Dessa forma, qualquer semelhança com os destinos Caribenhos não é mera coincidência.

Para completar o roteiro, estique a visita até a Praia de Moitas, ainda mais bucólica, com dezenas de barquinhos atracados; e Caetanos, com mar calma,faixa de areia rodeadas de coqueiros e boas opções de restaurantes à beira-mar.

Leia mais: Icaraizinho de Amontada: Entre praias e rios, um paraíso para você aproveitar

Clique aqui e reserve os melhores passeios e experiências para curtir em Icaraizinho de Amontada.