Cerca de 2h30 viajando de carro separam a capital carioca de Arraial de Búzios, um dos destinos mais encantadores do litoral do país, com mais de vinte opções de belíssimas praias em uma península de apenas 8 km de extensão – cada uma delas de um jeito diferente.

Algumas cercadas por formações rochosas e mata nativa, outras pelo colorido dos guarda-sóis. Mar tranquilo com cara de piscina ou com grandes ondas para prática de esportes.

Seja como for, você sempre vai encontrar uma praia em Búzios que se encaixa perfeitamente no seu estilo de vida.

Veja abaixo nossa seleção das melhores praias de Búzios – Rio de Janeiro .

O que fazer em Búzios: melhores praias

1. Praia da Azeda / Azedinha

as melhores praias de buzios 4 - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia da Azeda, Búzios RJ. Foto:  Halleypo/Wikimedia Commons

Queridinhas de Búzios, as praias de Azeda e Azedinha contam com mar calmo e ambiente rústico, ideal para quem quer fugir da agitação dos centros urbanos e reconectar-se com a natureza.

As duas são pequenas e com faixa de areia bem curta, separadas apenas por um curto caminho de pedras, facilitando o trânsito entre elas. Azeda tem estrutura um pouco maior que Azedinha, contudo, em razão do seu tamanho, em dias de maior procura fica difícil até mesmo conseguir um lugarzinho na areia.

Para chegar, siga a pé a partir do canto direito da Praia dos Ossos. No final do trajeto, uma escadaria de madeira leva às praias.

InstaSave 13 820x1024 1 - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Acesso a Praia da Azeda, Búzios RJ. Foto: Matheus Coutinho

2. Praia de Geribá

praia de geriba - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia de Geribá, Búzios RJ. Foto: Monique Renne/Melhores destinos

Geribá é a maior praia de Búzios, e também uma das mais movimentadas. Sendo indicada principalmente, para quem curte faixas de areia mais movimentadas, com boa estrutura e espaço.

É um dos principais pontos de hospedagem na cidade, concentrando hotéis, pousadas e casas de veraneio assim como quiosques, bares e restaurantes. A maior parte deles, concentrados no centro da praia.

Se quiser aproveitar águas mais tranquilas, siga para o canto esquerdo de Geribá.

3. Praia de João Fernandes/Fernandinho

praia de joao fernandes - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Vista do Mirante da Praia de João Fernandes, Búzios RJ. Foto: Monique Ranne/Melhores Destinos

Difícil não se encantar com o belo cenário avistado a partir de um mirante que dá acesso às praias de João Fernandes e Fernandinho, duas das mais desejadas praias de Búzios.

praia de joao fernandes 1 - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia de João Fernandes, Búzios RJ. Foto: Monique Ranne/Melhores Destinos

João Fernandes é o lado mais agitado, com restaurantes, barraquinhas e faixa de areia mais longa. Na praia, há oferta de equipamentos para snorkeling, caiaque e SUP. Assim como uma boa estrutura de hotéis ao redor.

Mas quem quer curtir um dia de calmaria e maior contato com a natureza, pode seguir até João Fernandinho, uma praia ainda mais bonita e rústica (o acesso se dá através de uma escadaria com dezenas de degraus).

4. Praia Brava

Praia Brava - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia Brava, Búzios RJ

A distância entre o Centro de Búzios e da grande parte das pousadas faz com que muitos turistas não cheguem até Praia Brava. Mas, se você é daqueles que adora curtir lugares bem rústicos e pouco movimentados, então essa é uma boa escolha para você.

Praia Brava tem um dos ambientes mais calmos e inspiradores de Búzios. Com um mar de cores incríveis (de fato mais agitado); areia vazia e no canto esquerdo, uma paisagem de tirar o fôlego formada por pedras e montanhas.

Para curtir a paisagem, no centro da praia, em um gramado debruçado sobre o mar, sofisticadas barracas oferecem pequenos espaços (particulares) de madeira com colchões e guarda-sóis para quem curtir o dia com conforto e serviços de qualidade.

5. Praia Olho de Boi

praia olho de boi buzios dicas - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Vista da praia Olho de Boi, Búzios RJ. Foto: Murilo Pagani/VoltoLogo

Existe uma razão para que esta praia seja a mais difícil de ser acessada em Búzios, ela é reservada para os naturistas. Só vai até lá quem é público cativo, que conhece onde a trilha a partir da Praia Brava levará (tem início no canto direito da praia).

Possui uma faixa de areia estreita e o mar é um pouco agitado, prefira ir nos momentos de maré baixa. A regra é ficar nu, mas nada impede que os visitantes permaneçam vestidos. O local costuma ser tranquilo e sem muitos frequentadores.

6. Ferradura

buzios1 - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia da Ferradura, Búzios RJ. Foto: Quanto custa viajar

A Praia da Ferradura oferece mar calmo e raso, além de atividades para preencher o dia como pedalinhos, SUP, e caique. Além disso, conta com guarda-sóis e várias opções de refeições. Ou seja, tudo o que pais precisam para curtir com os pequenos.

No lado esquerdo da praia, uma boa atração para os adultos é o Eden Beach, ambiente super exclusivo e descolado com bar, restaurante e lounge.

Apesar de não ser uma das mais belas das praias de Búzios, está sempre cheia – principalmente nos finais de semana. Chegue cedo ou evite sábados e domingos se o seu objetivo é deixar as crianças bem à vontade na areia.

7. Praia do Forno

praia do forno - 7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro
Praia do Forno, Búzios RJ. Foto: Monique Renne/Melhores destinos

Na lista de praias mais selvagens de Búzios, a Praia do Forno é uma das mais bonitas e tranquilas da cidade. Possui um mar calmo (e gelado), curta faixa de areia cor-de-rosa e uma pequena gruta escondida no canto direito.

É uma boa opção para quando a cidade está cheia, o lugar nunca está lotado e ainda oferece um belíssimo pôr do sol atrás da montanha que cerca a faixa de areia.