8 lugares extraordinários para conhecer na América Latina, segundo a Time

8 lugares extraordinários para conhecer na América Latina, segundo a Time

Escrito por  Time Levarti| July 27, 2021 em  Mundo

No último dia 20 de julho, a revista americana Time divulgou sua terceira lista anual com os “Melhores Lugares do Mundo” a…

No último dia 20 de julho, a revista americana Time divulgou sua terceira lista anual com os “Melhores Lugares do Mundo” a se explorar em 2021. E, apesar de nenhum deles ficar no Brasil, foram selecionados 8 destinos que ficam na América Latina, entre eles a cidade mexicana de La Paz (não confunda com a capital da Bolívia) e o maravilhoso Parque Nacional da Patagonia, no Chile.

A revista explicou que, para elaborar sua lista, solicitou indicações de seus correspondentes em diferentes regiões, com atenção aos destinos que pudessem oferecer experiências novas e emocionantes aos turistas e residentes. Também foram levados em consideração alguns critérios como engenhosidade, criatividade, revitalização e reabertura aos turistas.

A Time ressalta que “ainda que não seja possível visitar cada um desses lugares, ainda vale a pena ler – e sonhar – com eles até que seja a hora de, mais uma vez, explorá-los.”.

Abaixo, listamos em ordem alfabética os oito destinos latino–americanos selecionados pela revista.

1. Costa Rica

Imagem de Antonio López por Pixabay

Considerado um dos melhores e mais cômodos lugares do globo para o ecoturismo, a Costa Rica abriga 5% de toda a biodiversidade terrestre: são 35 parques nacionais (muito deles com excelente e completa infraestrutura turística) e oito reservas biológicas, cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seu território.

Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que somam juntas 228 quilômetros de praias, onde é possível nadar e, ao mesmo tempo, assistir a espetacular revoada de pelicanos, costões rochosos e manguezais e são separadas por uma coluna de cordilheiras.

A Time destacou os esforços de preservação ambiental do país, após décadas de severo desmatamento e, o compromisso dos novos hotéis com a sustentabilidade.

2. José Ignacio, Uruguai

Localizada na Costa Atlântica, a poucos quilômetros de Punta del Este, principal destino turístico do Uruguai, José Ignacio é uma antiga vila de pescadores que nos últimos tempos se transformou com a chegada de visitantes e investimentos.

O vilarejo é especial para quem busca curtir a natureza sem aglomerações, e isso inclui experiências únicas como relaxar em bangalôs à beira–mar no Bahia Vik; apreciar deliciosos frutos do mar em um restaurante que fica nas dunas (La Huella) ou aprender sobre o universo dos vinhos em uma aula que termina com um pôr do sol incrível na piscina de borda infinita da Playa Vik.

3. La Paz, México

Day time aerial view of Playa Balandra, an iconic beach in La Paz, Baja California Sur, Mexico.

A cidade mexicana litorânea de La Paz fica a duas horas ao norte do popular Cabo San Lucas. E, apesar de ser bem menos badalada que outros destinos Mexicanos, o calçadão à beira mar com cinco quilômetros de extensão ao longo do Mar de Cortez, considerado um santuário da vida marinha, repleto de cafés ao ar livre, a rica vida marinha e a vizinha ilha desabitada de Espiritu Santo, valeram a classificação da Time como um lugar diferente para visitar.

4. Mendoza, Argentina

Imagem de German El Sauki por Pixabay

A província argentina de Mendoza é internacionalmente conhecida pela produção de vinhos. Por lá, o turista pode conhecer ao menos 130 vinícolas (bodegas, em castelhano) espalhadas em diferentes regiões e degustar vinhos produzidos com os mais variados tipos de uvas. No verão (entre dezembro e fevereiro) as parreiras estão cheias de vida — dá pra provar uva do pé! 

Para além disso, o destino também é ótimo para prática de esportes como trilhas e ciclismo. Há também o turismo rural, onde se pode conhecer mais sobre as tradições da região e experimentar a típica cozinha cuyana. Por sinal, a revista americana aponta alguns pontos gastronômicos como um dos principais fatores para sua escolha.

5. Parque Nacional da Patagônia, Chile

Imagem de Götz Friedrich por Pixabay

Inaugurado oficialmente em janeiro de 2018, o Parque Nacional Patagônia, no Chile, é uma área de preservação com quase 305 mil hectares, moldados pelo rio Chacabuco. Com cadeias de montanhas, florestas, dezenas de lagos e vida selvagem que inclui espécies como condores, guanacos, pumas e veados, o parque tem todo o esplendor que qualquer turista espera da Patagônia Chilena.

Ao mesmo tempo, a Time destacou também o fato de que desde setembro do ano passado, todo o parque é movido a energia 100% renovável.

Imagem de Götz Friedrich por Pixabay

6. Puerto Escondido, México

Imagem de Natália Becattini / 360 Meridianos

Outro destino mexicano que figura na lista da Time, Puerto Escondido já era um antigo conhecido entre os surfistas que viajavam em busca das ótimas ondas do Pacífico. Para além disso, a revista americana destacou também a Feira Mexicana de Design, que atraiu criadores, curadores e colecionadores ao local, além de seus novos luxuosos hotéis, restaurantes e bares, cheios de turistas em busca de experiências de alto padrão.

7. Quito, Equador

O vulcão Cotopaxi, que está localizado fora de Quito.
 Harris Dro – Loop Images / Grupo de imagens universais via Getty Images

Localizada bem no “meio do mundo”, Quito possui uma ampla variedade de atrações que agradam ao turista. Rodeada por vulcões andinos e a 2.800 metros de altitude, a capital do Equador exibe um bem preservado centro histórico, com um estilo que ficou conhecido como ‘barroco de Quito’, onde é possível caminhar por ruas estreitas e observar um belíssimo casario colonial e uma infinidade de museus e igrejas históricas.

Entre os “novos motivos” para visitar a capital equatoriana, a Time destaca alguns pontos gastronômicos e de hospedagem, além de ser um ponto de partida para explorar vulcões, fontes termais e parques nacionais próximos.

8. Salar de Uyuni, Bolívia

O Salar de Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo. Localizado no sudoeste da Bolívia, próximo de cidades como Uyuni e Potosí, ele tem cerca de 12.000 km² de extensão e está a 3.600 m de altitude. A estimativa é de que o lugar reúna 10 bilhões de toneladas de sal.

A paisagem do lugar é realmente incrível: um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. A Time explica que entre dezembro e abril um efeito de espelho é criado no local com o encontro da água da chuva e a superfície salgada, fazendo com que o céu se reflita no horizonte. Uma paisagem única e verdadeiramente impressionante.


Confira a lista completa clicando aqui.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Mundo
O que fazer no Qatar: 7 passeios para aproveitar em Doha

January 19, 2022

O que fazer no Qatar e quais os melhores passeios? A capital do Qatar desponta como uma das cidades mais interessantes do…

Continue lendo
...
Experiências
Conheça as 8 melhores Ilhas do Caribe para conhecer em 2022

December 15, 2021

Passar férias nas Ilhas do Caribe é, de fato, o sonho de muitos viajantes. Com cenários dignos de filmes hollywoodianos, os destinos…

Continue lendo
...
Experiências
10 melhores lugares para visitar na América do Sul

December 14, 2021

De praias paradisíacas a desertos fascinantes, passando por ilhas históricas e sítios arqueológicos de importância história única, o que não faltam são…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Como obter o passe sanitário de turista exigido pela França

August 24, 2021

Saiba como obter o passe sanitário de turistas, exigido pelo França para ter a entrada liberada em pontos turísticos, bares e restaurantes e transportes públicos de longa distância.

Continue lendo
...
Mundo
Um giro por Bariloche: um destino óbvio para curtir depois da pandemia

August 24, 2021

O que fazer em Bariloche e quais os melhores passeios na região? Entre os destinos da América do Sul, Bariloche é dos…

Continue lendo
...
Mundo
Buenos Aires: Top 10 lugares para visitar em sua primeira viagem

July 26, 2021

O que fazer em Buenos Aires? Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros para uma primeira viagem internacional. A…

Continue lendo
...
Mundo
4 lugares incríveis para conhecer nos arredores de Tóquio

June 24, 2021

O Japão é um país que consegue reunir passado e futuro como nenhum outro. Cidades compartilham templos de centenas de anos com tecnologia de…

Continue lendo
...
Mundo
Onde fazer compras em Tóquio: 6 lugares para incluir no roteiro

June 22, 2021

Fazer compras em Tóquio certamente pode vir a ser uma das principais atividades para muitos turistas em uma viagem ao Japão. Não…

Continue lendo
...
Mundo
14 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Japão

June 17, 2021

Curiosidades sobre o Japão: O Japão é um país maravilhoso, formado por milhares de ilhas, paisagens paradisíacas, culinária extraordinária e claro, uma…

Continue lendo
...
Mundo
O que fazer em Tóquio: 10 dicas para sua primeira viagem à capital japonesa

June 16, 2021

O que fazer em Tóquio e quais as melhores atrações da cidade? Cosmopolita, moderna e pulsante. Esses são certamente, os principais adjetivos…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.