8 melhores praias de Pipa, em Tibau do Sul RN

8 melhores praias de Pipa, em Tibau do Sul RN

Escrito por  Time Levarti| April 30, 2021 em  Rio Grande do Norte

O que fazer em Pipa? Quais as melhores praias em Pipa? Situada a cerca de 80 km desde Natal, no município de…

O que fazer em Pipa? Quais as melhores praias em Pipa? Situada a cerca de 80 km desde Natal, no município de Tibau do Sul, a praia de Pipa é presença constante nas listas de mais bonitas do Brasil.

Em 2017, das 15 praias mais bem avaliadas pelos turistas naquele ano, duas ficavam na região de Pipa.

O nome Praia de Pipa pode fazer pensar que trata–se de uma única faixa de areia. Muito pelo contrário, Pipa é a porta de entrada para um conjunto de idílicas praias espalhadas por um trecho curto do litoral sul potiguar. Em poucos dias é fácil visitar várias delas, seja em caminhadas tranquilas ou através dos passeios de buggy e jipe, tradicionais nesta região.

Antes um pacato vilarejo de pescadores, Pipa se desenvolveu e ganhou hotéis chiquezinhos, bares, restaurantes, e, em algumas épocas do ano, muitaaaaa gente.

Mas nem tudo isso foi suficiente para que o destino perdesse a sua alma rústica – ainda bem – e, assim, Pipa continua sendo uma opção não só para a galera mais descolada, que viaja em busca de badalação, como também para aqueles que querem simplesmente descansar.

Leia também

Quais são as melhores praias de Pipa?

Praias de Pipa – ao Norte

1. Praia de Pipa (Praia do Centro)

A Praia de Pipa ou Praia do Centro, é de longe a mais movimentada do vilarejo; o que se deve principalmente ao fato de ser aqui onde está concentrada boa parte da oferta de hotéis e pousadas na região (mas não somente), além de restaurantes e barracas de praia.

A praia em si, conta com uma extensa faixa de areia e piscininhas naturais que se formam em meio aos recifes de corais. O mar é calmo, dependendo da maré e a água bem transparente.

É a praia preferida dos nativos de Tibau do Sul e ao mesmo tempo dos turistas que querem ter bons serviços em frente para o mar. Aproveite também para caminhar entre a praia do centro e a praia do amor; o caminho é cheio de pedras, mas lindíssimo!

praias em Pipa: Praia do Centro
Praia do Centro, Pipa. Foto: Portal Pipa

2. Praia Baía do Golfinhos

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul
Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul RN. Foto: @pipafotos

Situada entre a Praia Central de Pipa e a Praia do Madeiro, a Praia Baía dos Golfinhos é considerada por muitos viajantes como uma das melhores praias de Pipa.

Embora sua estrutura seja tímida, algumas poucas barracas improvisadas oferecem guarda sol e cadeiras além de bebidas geladas, é uma ótima pedida para quem curtir uma praia mais tranquila, sem agitação. O clima é bem selvagem, o mar é calmo e a faixa de areia extensa.

Honrando o apelido, os golfinhos podem ser avistados ao bandos por lá. Mas você precisará contar um pouco com a sorte. Para aumentar suas chances de ver os bichos, são oferecidos passeios de lancha que levam os turistas ao alto mar pelo valor de R$ 40.

Por fim, o acesso à Baía dos Golfinhos só é possível através de uma caminhada por cerca de 30 minutos ao norte (à esquerda de quem olha para o mar) desde a Praia de Pipa, ou na Praia do Madeiro, caminhando por cerca de 20 minutos pelo lado direito da praia (olhando de frente para o mar).

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul
Baía dos Golfinhos: uma das mais bonitas e preservadas praias em Pipa, onde você pode observar os golfinhos sem precisar pagar nada.

3. Praia do Madeiro

Outra joia dos arredores de Pipa, se desenvolveu bem mais do que a Baía dos Golfinhos nos últimos anos, contando com um punhado de barracas, com alimentação e bebidas – mas sem perder o clima selvagem e rústico.

O mar é verde esmeralda, com águas mornas e tem ondas – mas não costumam ser violentas. A faixa de areia é bastante espaçosa, permitindo aos turistas fazerem caminhadas e atividades como por exemplo frescobol e futebol.

Com sorte, você também conseguirá avistar os bonitos golfinhos saltando por estas bandas – principalmente no início da manhã.

Praia do Madeiro, Tibau do Sul
Praia do Madeiro, Tibau do Sul. Crédito obrigatório: Junior Santos/MTur

4. Praia de Tibau do Sul

Também conhecida como Praia da Barra, a Praia Central de Tibau do Sul se destaca pelo encontro pelo encontro do mar com a Lagoa de Guaraíras – de onde se tem um dos melhores pôr do sol na região. Inclusive, os passeios de buggy e Jipe que saem de Pipa, tem como última atração este local.

Ao mesmo tempo, é também um dos melhores pontos para banhos em Pipa – principalmente para quem viaja com crianças – devido ao muro de contenção que se estende nessa praia e torna as ondas mais brandas, formando uma espécie de piscina natural.

A infraestrutura é boa, com alguma barracas que comercializam pratos regionais com frutos do mar. É uma das opções de balneários dos tibauenses.

Praias em Pipa: Praia do Madeiro, Tibau do Sul
Praia do Madeiro, Tibau do Sul. Foto: Vive Pipa
Praias em Pipa: Praia do Madeiro, Tibau do Sul
Praia do Madeiro, Tibau do Sul. Foto: Vive Pipa

Praias de Pipa – Ao sul

5. Praia do Amor

Próximo ao burburinho da Praia Central de Pipa, a Praia do Amor é uma das queridinhas dos turistas na região – principalmente dos jovens e surfistas, por conta do mar cheio de ondas e ao mesmo tempo, da boa estrutura pé na areia. Os corpos mais sarados de Pipa certamente estão por essa região.

O Chapadão de Pipa, que tem esta praia como cenário de fundo, é o componente extra. Além das piscininhas naturais em formato de coração, que deram nome a praia.

Quando a maré está baixa, dá para chegar na Praia do Amor pela areia – caminhando por cerca de vinte minutos desde a Praia do Centro de Pipa, em direção ao lado direito (olhando de frente para o mar). No caminho o Restaurante Tavarua tem uma linda sombra sob uma casuarina, é abrigado do vento e tem piscinas naturais na maré baixa.

Praias de Pipa: Praia do Amor, Tibau do Sul – RN.
Praia do Amor, Tibau do Sul – RN. Crédito obrigatório: Humberto Sales/MTur

6. Praia das Minas

Desde a Praia do Amor, rumando para o Sul, você avistará uma grande rocha em formato de barrica e que acabou dando o nome à região (Pipa) – nada tem a ver com o brinquedo voador.

Atravesse pela trilha de areia estreita em meio às pedras e alcance a Praia das Minas. A caminhada na maré baixa é lindíssima e pode levá-lo ainda mais ao sul, na direção de Sibaúma. 

melhores praias de Pipa: Praia das Minas
Praia das Minas. Foto: Vive Pipa

7. Sibaúma

Entre as opções de praias em Pipa, Sibaúma é das menos frequentadas; o que se deve não somente por ser uma das mais distantes da Praia do Pontal – Sibaúma está a 12 km do centro – mas também por contar com uma estrutura mais simples, sem muitas opções de bares e restaurantes.

Seja como for, é uma boa pedida para aqueles que preferem faixas de areia mais desertas. E, apesar do mar ter ondas constantes, elas não são violentas. Também é possível banhar–se nas águas do Rio Catú, que deságua no mar.

praias de Pipa: Praia de Sibaúma.
Praia de Sibaúma. Foto: Vive Pipa.

8. Praia da Barra do Cunhaú

Mais ao Sul da Praia do Pontal, a Barra do Cunhaú é ainda pouco explorada turisticamente. As praias são calmas e a extensa faixa de areia quase deserta, sendo ideal para os viajantes que querem sossego.

Surpreendentemente, embora seja bem preservada, há pouquíssima sombra natural na praia, e a oferta de barracas também é limitada. Dessa forma, caso decida aproveitar o dia por estas bandas, o ideal é levar consigo um guarda sol.

Em Barra você pode escolher um tranqüilo banho de rio nas águas do Curimataú, que deságua no mar, ou praticar esportes aquáticos no Pontal da boca da barra. Kitesurf, windsurf e surf são os mais comuns.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Top 8 melhores praias do Rio Grande do Norte

March 15, 2022

Planejando uma viagem para o Rio Grande do Norte? Saiba quais são as melhores praias para não deixar de fora do seu roteiro.

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

May 5, 2021

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal,…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Praia de Pipa: 8 razões para escolher o destino em sua próxima viagem

April 30, 2021

Razões para conhecer a Praia de Pipa RN: Impossível saber quem foi o primeiro a procurar uma sombra e um lugar confortável…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Como chegar a Pipa, Tibau do Sul [Guia prático]

April 23, 2021

Como chegar a Praia de Pipa? Pipa é um distrito do município de Tibau do Sul, localizada a cerca de 85 km…

Continue lendo
...
Hospedagem
Pousadas em Pipa RN: 7 indicações para você escolher a sua

April 22, 2021

Onde ficar na Praia de Pipa? Quais as melhores pousadas no centro de Pipa? Ficar hospedado na Praia de Pipa é uma…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.