Procurando o que fazer em Belo Horizonte? Repleta de atrativos como parques, museus, centros culturais, praças e mercados, invejável conjunto arquitetônico e um delicioso circuito gastronômico, com diversas opções de restaurantes e botecos tradicionais, Belo Horizonte é certamente uma cidade incrível para quem a visita.

Não é preciso muito tempo para desbravar a cidade, em um final de semana ou feriado prologado é possível conhecer muita coisa, e o melhor de tudo, gastando bem pouco, afinal, quase todos os passeios em Belo Horizonte são gratuitos!

Quer ter um gostinho do que encontrar nessa viagem? Neste post, selecionamos 8 dicas imperdíveis com os principais atrativos de Belo Horizonte. Aproveite!

Ah, só não esquece de antes passar em nosso perfil do Instagram (@levartiapp) e começar a nos seguir. Por lá, toda semana nós publicamos conteúdos com roteiros, dicas e inspirações para suas viagens. Corre lá!

Leia também:

Tiradentes MG: Uma viagem pelo Brasil Colônia

O que fazer em Belo Horizonte: 8 dicas de passeios e atrativos para curtir na cidade

1. Lagoa da Pampulha

lagoa–da–pampulha 1024x682 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Lagoa da Pampulha. Foto: Pedro Vilela/MTur

A Lagoa da Pampulha é decerto o principal ponto turístico de Belo Horizonte. Mesmo que você não conheça a cidade, certamente já ouviu falar dela, não é?!

Projetada por ninguém menos que o arquiteto Oscar Niemeyer (trata–se de um lagoa artificial com 18km construída entre os anos 1930 e 1940) o local é ótimo para caminhar, correr, andar de bicicleta e até mesmo fazer piqueniques. Sendo dessa forma, frequentada não só pelos turistas mas principalmente, pelos moradores de BH.

Além disso, aqui estão outros pontos turísticos importantes como a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte Moderna. Sem dúvidas vale curtir uma manhã inteira por aqui ou mesmo um fim da tarde, quando a lagoa ganha uma iluminação especial.

2. Igreja de São Francisco de Assis

igreja–são–francisco–bh 1024x682 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis é certamente o cartão postal de Belo Horizonte. Foto: Pedro Vilela/MTur

Conhecida como Igrejinha da Pampulha, é – de fato – um dos mais bonitos exemplares da arquitetura de Niemeyer, marcada por um estilo moderno e cheio de curvas. O projeto faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na parte exterior, os painéis são de Paulo Werneck e Cândido Portinari, o qual também assina 14 painéis da Via Sacra na parte interna. Já os jardins, são de Burle Marx.

A igreja passou mais de dois anos em reformas e está mais do que pronta para receber sua visita.

igreja–são–franscisco–assis–BH 1 1024x683 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Os painéis de Paulo Werneck e Cândido Portinari complementam essa pequena obra de arte à beira da Lagoa da Pampulha. Foto: Pedro Vilela/MTur

3. Casa Kubitschek

casa–Juscelino–Kubitschek 1024x768 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Fachada principal / Casa Kubitschek. Foto: Iepha Minas Gerais.

Hoje um museu, a Casa Kubitschek também foi projetada por Oscar Niemeyer e tem esse nome por ter sido a casa de veraneio de Juscelino Kubitschek, responsável por boa parte das construções e estruturas da capital mineira.

Com traços que lembram a asa de uma borboleta e cercada por projeto paisagístico de Burle Marx, a Casa de Juscelino parece uma volta no tempo. Com mobiliário original restaurado, uma volta pela casa é como se sentir nos anos 50. Os visitantes podem percorrer todos os cômodos — enquanto conhecem a história do presidente JK.

sala de estar13C9A90E 1AFF 0F62 062C 694DEB76DC97 1024x768 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Sala de estar / Casa Kubitschek. Foto: Iepha Minas Gerais.

4. Praça da Liberdade

praça–da–liberdade–BH 1024x682 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Construída no final do século XIX originalmente para sediar os prédios dos poderes mineiros, a Praça da Liberdade é um suntuoso conjunto arquitetônico com belos edifícios e jardins. Foto: Pedro Vilela/MTur

Situada no bairro Savassi, um dos mais famosos na capital mineira, a Praça da Liberdade foi construída no final do século XIX, originalmente para sediar os prédios dos poderes mineiros. Em seu entorno estão diversos museus e centros culturais – são tantas opções que a praça é capaz de ocupar alguns dias dos viajantes – e por isso, traz excelentes opções para você aproveitar de segunda à segunda.

Ademais, chama atenção também os bonitos jardins que ocupam boa parte da praça, inspirados no Palácio de Versalhes. Belle!

5. Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

centro–cultural–banco–brasil–BH 1024x682 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
De fato um dos maiores centros dedicados à arte em Belo Horizonte, o Centro Cultural Banco do Brasil tem programação variada e sempre reserva boas surpresas para os visitantes. Foto: Pedro Vilela/MTur

Um dos mais importantes espaços de cultura em Belo Horizonte, o Centro Cultural Banco do Brasil tem uma programação variada e sempre reserva boas surpresas aos visitantes. As exposição são itinerárias, garantindo sempre algo novo para conferir. Já passaram pelo CCBB exposições de nomes como Mondrian, Van Gogh, Cézanne, Matisse, Aleijadinho e outros.

Além das exposições, o CCBB oferece também programação de teatro e shows de música, sempre a preços populares. Por fim, aproveite também para curtir os dois cafés do espaço: a Cafeteria Café com Letras e a Cafeteria Sou Café. O que pedir? Pão de queijo, claro!

6. Memorial Minas Gerais – Vale

Sede da Secretaria de Fazenda Praça da Liberdade Belo Horizonte 1024x768 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Fachada principal Memorial Minas Gerais – Vale. Foto: Wikemedia

O Memorial Minas Gerais faz parte do Circuito Cultural Liberdade e surpreende pela interatividade e a maneira divertida com que conta a história do estado.

Durante o tour, o visitante é levado em uma verdadeira viagem ao passado mineiro, porém sempre com o uso de tecnologia e muita interatividade em salas onde “quadros vivos” discutem os acontecimentos que levaram à Inconfidência Mineira ou em que se descobrem todas as assombrações que já fizeram fama em Belo Horizonte. 

memorial minas gerais vale - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Exposição interativa. Foto: Monique Renne / Guia Melhores Destinos

Dentro do Memorial, há ainda exposições de grandes artistas, como Sebastião Salgado, espaços de convivência e um charmoso café. Além disso, o prédio que abriga o Museu era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais e sua edificação é datada de 1897, sendo este o local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade.

De fato, um dos melhores passeios em Belo Horizonte.

7. Mercado Central

O Mercado Central é uma ótima oportunidade de experimentar e comprar algumas das mais famosas delícias mineiras, como queijos, cachaças, doces, temperos embutidos, pimentas, carnes etc. Com 91 anos de tradição, esse é sem dúvidas um dos principais passeios em Belo Horizonte, afinal, quem resiste à culinária mineira?

mercado–central–BH 1024x680 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Impossível resistir ao delicioso queijo mineiro. Foto: Pedro Vilela/MTur

Outro destaque é sua coleção de bares clássicos! BH é conhecida como a capital de ótimos botecos e o Mercado tem boas opções — Se você perguntar a um morador de Belo Horizonte o que tem para fazer na cidade, a resposta quase sempre virá acompanhada de sugestões de bares.

Ah, é possível agendar visitas guiadas com guias bilíngues pelo mercado – realizadas de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h.

Agendamentos: (31) 3277-4691 ou informacoes@mercadocentral.com.br (serviço pago).

8. A Pão de Queijaria

pao de queijaria 1024x683 - 8 passeios gratuitos para se fazer em Belo Horizonte
Inovadora nas combinações, a Pão de Queijaria eleva um dos mais tradicionais quitutes mineiros ao status de carro-chefe e prato principal. Foto: Divulgação

Não poderíamos encerrar nossa lista sem deixar de incluir um local para comer pão de queijo, não é? Afinal, viagem alguma para Minas Gerais ficaria completa sem uma parada para saborear este que é um verdadeiro clássico da culinária regional.

Em Belo Horizonte, encontre um dos melhores pães de queijo da cidade na Pão de Queijaria. Em um ambiente descolado, os clientes experimentam pães de queijo que podem ter como ingrediente principal queijos do tipo canastra, gruyère, parmesão e salitre, acompanhados ainda de creme de queijo canastra.

Sempre uma receita por dia para que o pão de queijo esteja sempre fresquinho e delicioso. Quer maneira melhor de terminar um roteiro de passeios em Belo Horizonte? De fato, impossível!