Se antes era preciso ir até uma agência para conseguir montar um roteiro de viagem bem planejado, hoje em dia, bastam alguns poucos cliques em nosso smartphone para encontrar aplicativos que nos ajudam a se preparar para uma viagem sem grandes preocupações.

Existem aplicativos de viagem dos mais diversos tipos. Eles podem ajudar desde encontrar os melhores preços para uma passagem aérea, traçar rotas e itinerários, indicar bons restaurantes e até mesmo auxiliar com taxas de câmbio, transferências internacionais e tradução.

Grande parte desses aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para praticamente todos os tipos de smartphone. Fizemos uma lista com os 10 aplicativos de viagem que consideramos essenciais para todo viajante ter em seu celular.

1. Yelp

Embora seja menos popular entre os usuários aqui no Brasil, o Yelp é uma das principais plataformas para você encontrar dicas e avaliações das comunidades locais em destinos no exterior. Com ele, é possível planejar com antecedência quais lugares visitar, onde comer, além de encontrar informações sobre evento locais que possam estar rolando durante a sua estadia.

Download: Android | iOS

2. TripAdvisor

Tripadvisor launches live sentiment dashboard to support global tourism recovery - Aplicativos de viagem ajudam turistas a traçar rotas, converter taxas de câmbio e até traduzir a própria voz em tempo real.
Celular exibindo logotipo do TripAdvisor

Queridinho entre os viajantes, com o TripAdvisor é possível encontrar hotéis, restaurantes e pontos turísticos de vários lugares do mundo; todos com dicas e avaliações de quem já visitou o destino. Para saber quais são os melhores lugares, os usuários podem ordenar os resultados entre os mais bem avaliados.

Além disso, o app também disponibiliza um fórum de viagens onde você poderá participar de discussões sobre os mais diversos assuntos relacionados ao universo do turismo.

Download: Android | iOS

3. Citymapper

Este é certamente um dos melhores aplicativos de viagem existentes. Funciona como um guia para se deslocar em qualquer cidade do mundo: você coloca seu destino na tela e espera ele calcular o deslocamento. Aí, aparecem as opções: de táxi (com o preço aproximado), de ônibus/metrô/bonde) dependendo do transporte público da cidade), a pé (com calorias que vão ser gastas) ou de bicicleta – tudo com a rota, o tempo e o preço.

Ah, e você pode salvar itinerários para acessá-los offiline.

Download: Android | iOS

4. Kayak

O Kayak permite organizar todo o itinerário de uma viagem, desde a compra das passagens e a reserva do hotel ao aluguel de um carro. A grande sacada do Kayak é que ele realiza consultas de preços em diversos outros sites, garantindo assim, sempre a melhor tarifa.

Além disso, o app disponibiliza um rastreador de voos, que monitora os preços e avisa quando eles mudarem.

Download: Android | iOS

5. Foodspotting

Para quem gosta de comer bem, certamente o Foodspotting será um grande aliado durante sua viagem. O app ajuda a descobrir pratos locais e encontrar o que há de melhor em qualquer restaurante da vizinhança.

Além disso, o app funciona como uma rede social onde os usuários podem compartilhar suas experiências gastronômicas com outros viajantes.

Download: Android | iOS

6. DogHero

1 - Aplicativos de viagem ajudam turistas a traçar rotas, converter taxas de câmbio e até traduzir a própria voz em tempo real.
Tutorial mostra como usar o app DogHero para encontrar pessoas para passear com seu cão — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Vai viajar mas não tem com quem deixar o seu bichinho? O DogHero conecta pessoas que oferecem serviço de hospedagem de pets a donos de cachorros. Os anfitriões são chamados de “heróis”, e é possível encontrar o mais perto de você ao informar o bairro residencial e período que pretende deixar o cão hospedado.

Para os donos de cachorros, esse é certamente o melhor aplicativo de viagem disponível.

Download: Android | iOS

7. Google Tradutor

107888906 m 1024x682 - Aplicativos de viagem ajudam turistas a traçar rotas, converter taxas de câmbio e até traduzir a própria voz em tempo real.
Celular exibindo ícone do Google Tradutor.

Vai viajar para o exterior mas não fala a língua nativa do local visitado? Com o Google Tradutor, você consegue traduzir textos em mais de 100 idiomas enquanto estiver online e um modo câmera, que permite tirar fotos de textos para conseguir traduções em 37 idiomas.

Por fim, há ainda o modo conversa, que permite uma tradução de voz bidirecional instantânea em 32 línguas diferentes. Quebra um galho e tanto, não é?

Download: Android | iOS

8. XE Converter

Outro aplicativo de viagem essencial para se usar no exterior é o XE Converter. Com ele, você poderá calcular a taxa de câmbio em tempo real das moedas mais usadas no mundo inteiro. Mas não é só isso: o app também permite fazer transferências internacionais de forma rápida e segura pela internet.

Download: Android | iOS

9. Wi–Fi Finder

Nunca mais fique sem conexão durante sua viagem. O Wi–Fi Finder ajuda a encontrar rapidamente os pontos de Wi–Fi gratuitos usando o GPS do seu telefone sem que enormes tarifas de roaming de dados sejam cobrados na sua conta do celular.

Download: Android | iOS

10. Airbnb

airbnb 3399753 1280 1024x579 - Aplicativos de viagem ajudam turistas a traçar rotas, converter taxas de câmbio e até traduzir a própria voz em tempo real.
Melhores aplicativos de viagem: Airbnb

Por fim, talvez um dos aplicativos de viagem mais famosos entre os turistas, com o Airbnb você poderá encontrar uma acomodação para se hospedar em mais de 190 países ao redor do mundo.  A empresa possui um padrão de hospitalidade global que consiste em uma nota de avaliação mínima para permanecer no Airbnb, e em obter comentários de hóspedes sobre anfitriões depois de cada estadia.

Além disso, também é possível reservar atividades organizadas por moradores locais para curtir no destino durante a estadia.

Download: Android | iOS

Conclusão

Os aplicativos de viagem são ferramentas extremamente úteis não só na hora de fazer um bom planejamento como também durante a estadia.

Os apps podem oferecer desde serviços como preparar rotas de viagem, sugerir hotéis ou casas de temporada, encontrar os melhores restaurantes até ajudar a economizar com conversões de moedas, preços de passagens etc. Além disso, alguns possibilitam até reservar com antecedência os passeios turísticos para você curtir durante a estádia. E não pense que essa comodidade é um privilégio apenas de quem viaja para outros países.

A Levarti reúne mais de 600 passeios turísticos disponíveis nos principais destinos turísticos do Brasil como por exemplo, Jericoacoara , Fortaleza , Maragogi, Lençóis Maranhenses, Gramado , São Paulo e mais. Você consegue reservar de forma rápida e segura direto no site, sempre como melhor preço disponível.

Acesse nosso site e confira todas as experiências disponíveis.

Nosso artigo sobre os melhores aplicativos de viagem foi útil para você? Vamos conversar! Deixe nos comentários sugestões de outros aplicativos que você já utilizou e compartilhe esse post com seus amigos na redes socais.