Como fazer marketing no WhatsApp Business? Diga a verdade, provavelmente antes de começar a ler esse artigo, você deu uma olhadinha nas suas mensagens do WhatsApp, acertei?

Parece adivinhação, mas na verdade é bem fácil presumir quem está usando o app, já que o WhatsApp possui 1,5 bilhões de usuários ativos no mundo; 120 milhões deles somente aqui no Brasil.

A popularidade do app se deve muito à sua simplicidade de uso na hora de enviar mensagens, fotos, áudios, vídeos etc. e principalmente por ser totalmente gratuito. Só para se ter uma ideia: atualmente, um usuário verifica o WhatsApp em média 23x por dia; e 2 milhões deles participam ao menos de 5 grupos nesse aplicativo.

E como usar o WhatsApp na Agência de Viagens?

Hoje, cerca de 3 milhões de empresas já utilizam o aplicativo para se comunicar com o seu público. E é claro que uma ferramenta poderosa e engajadora não poderia deixar de fazer parte de seus canais de vendas e comunicação. Afinal, com uma quantidade tão grande de usuários, não há dúvida que os seus clientes com certeza também estão lá.

Neste post, separamos informações sobre as principais funcionalidades do WhatsApp Business, como é conhecida a versão para negócios do app; e, quais os benefícios do whatsapp marketing para agências de viagem, vamos lá?

Como funciona o WhatsApp Business?

WhatsApp Business ou WhatsApp comercial é a versão corporativa do WhatsApp.

Dessa forma, se você quer fazer atendimento ou vendas via WhatsApp, use o aplicativo desenvolvido pela empresa com esse fim. Diferentemente do app comum, o Business proporciona uma melhor mensuração de dados e conta várias outras funcionalidades que ajudam e muito no dia a dia da sua agência de viagens.

Para começar vamos explorar cada uma dessas funcionalidades do WhatsApp Business?

Funcionalidades básicas do WhatsApp Business:

  • Perfil da empresa;
  • Mensagem de saudação
  • Respostas rápidas
  • Mensagem de ausência
  • Tags de contato
  • Lista de transmissão
  • Status
  • Métricas
perfil–whatsapp–business - Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing na sua agência de viagens
Exemplo de um perfil para empresas no WhatsApp Comercial. Foto: Tecnoblog/Reprodução.

Perfil da agência

Essa funcionalidade permite adicionar informações do se negócio, sendo:

  • Horário de funcionamento;
  • Site;
  • Tag com a categoria do negócio;
  • Descrição da agência;
  • Endereço.

Mensagem de saudação

Presente apenas no WhatsApp comercial, esta funcionalidade permite enviar, de forma automática, uma mensagem personalizada quando o cliente entra em contato pela primeira vez com a sua agência de viagem ou depois de um período de 15 dias.

Além de poupar tempo de quem recebe muitas mensagens diárias de novos potenciais clientes, uma mensagem de saudação ajudar a diminui o tempo de espera do cliente e aumenta o fluxo da conversa.

Exemplo: Olá, seja bem vindo à nossa agência. Por favor, deixe sua mensagem que em breve vamos responder.

Respostas rápidas

As respostas rápidas possibilitam salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida e fácil. Ela foi pensada para oferecer mais agilidade no atendimento ao cliente e vendas no WhatsApp. Sendo possível cadastrar várias mensagens pensando nas principais perguntas que você recebe.

Exemplo: Qual o preço de um passeio bate volta para Canoa Quebrada?

Você pode criar uma mensagem padrão e através da “/” acessar todas as suas respostas personalizadas para cada situação.

Dica

“Quando se trata de um atendimento via esse tipo de mídia online, o usuário normalmente acredita que ele será mais rápido ainda. Por isso, ao implantar o atendimento ao cliente via WhatsApp é fundamental responder rapidamente aos contatos dos clientes”.

Agendor

Tags de contatos

Bastante eficaz para organizar seus contatos ou conversas, este recurso permite sinalizar cada usuário com uma tag colorida e depois filtrar para estratégias de venda e relacionamento.

Exemplo:

Tag Novos clientes: nessa etiqueta você definiu que irá mandar conteúdos de dicas toda semana, para manter relacionamento com esses novos clientes.

Tag Pagamentos pendentes: nessa, estão categorizados todos os clientes que fecharam um negócio mas que ainda precisam fazer algum pagamento.

etiquetas whatsapp business - Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing na sua agência de viagens
Tutorial mostra como usar as etiquetas do WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Lista de Transmissão

Outro recurso no aplicativo WhatsApp Business que a sua agência de viagem pode utilizar: listas de transmissão.

A lista de transmissão consiste em enviar para vários contatos de uma vez só a mensagem que você quer transmitir. Que pode ser uma foto, vídeo ou texto. Lembra das Tags? Combinado-as com as listas de transmissão, você passa a ter um canal de relacionamento direto onde poderá enviar para seus clientes conteúdos personalizados.

Exemplo:

Na lista você pode disparar mensagens com dicas e informações sobre o destino São Paulo, para clientes antigos ou clientes interessados, e adicionar à ela somente os contatos que estão na sua Tag Clientes Pacote São Paulo.

Dessa forma, você estará entregando aos potenciais compradores daquele pacote não só informações de venda, mas também conteúdos que podem ser úteis para ele durante toda a sua viagem. Isso sem dúvidas, gera muito mais valor para o seu negócio.

Boas práticas no uso das Listas de Transmissão

Para que sua agência de viagens não seja invasiva e corra o risco de perder vendas, o primeiro passo é:

Peça permissão para enviar mensagens e conteúdos através da lista de transmissão. Mas não esqueça de deixar bem claro o conteúdo das mensagens, pois muitas pessoas têm a visão de que listas de transmissão são desagradáveis. Conte que você vai compartilhar dicas para quem gosta de viajar.

Além disso, cuidado para não ser invasivo. O excesso de mensagens pode acabar por irritar o seu cliente. Por fim, o horário também precisa ser levado em conta: não saia mandando mensagens muito cedo ou muito tarde, isso pode ser bastante desagradável.

Mensagem de ausência

Esta funcionalidade permite criar uma mensagem personalizada que será enviada automaticamente quando um usuário iniciar uma conversa fora do horário de atendimento configurado no perfil da sua agência.

Exemplo: Olá! Obrigado por seu contato. Neste momento nosso atendimento está indisponível. Deixe sua mensagem que em breve responderemos.

Ótimo para evitar desentendimentos com clientes que enviam mensagens em horários inadequados e que ainda exigem uma resposta imediata.

Status

Semelhante aos storys do Instagram, o Status do WhatsApp é uma ferramenta de ouro para ajudar você não só a divulgar os serviços da sua agência de viagem mas também para oferecer conteúdos ricos e relevantes para os seus clientes.

Explore compartilhar dicas especiais sobre destinos, fotos e vídeos inspiradores, informações sobre eventos, cases de sucessos e até mesmo o dia a dia da sua agência, por quê não? Lembre–se que os usuários estão cada vez mais em busca de empresas transparentes e que buscam conectar–se com seus clientes, para além da venda.

Leia mais: Cultura de encantamento: cinco passos para aplicar essa estratégia na sua agência

Métricas do WhatsApp (estatísticas)

O WhatsApp comercial fornece algumas estatísticas de acesso e outras métricas que podem te ajudar a acompanhar o processo de atendimento ao cliente e vendas pelo WhatsApp. Esses dados são valiosos para identificar qual a forma de abordagem foi a melhor para os seus contatos.

  • Taxa de recebimento: refere–se ao recebimento efetivo das mensagens que você enviou. Importante para saber se o cliente está com o número atualizado.
  • Taxa de abertura: ajuda a identificar o quão atraente a prévia de uma mensagem está. Ao enviar a mensagem, o WhatsApp permite uma prévia de 32 caracteres em média. Uma taxa de abertura muito baixa significa que você precisa melhorar sua abordagem.
  • Visualização de Status: Além de verificar quantas pessoas visualizaram o seu Status, te dá uma visão sobre o quão engajado o seu público está.

Como usar o WhatsApp Business para Marketing?

Depois de ter uma visão ampla da ferramenta e suas funcionalidades, é hora de vermos as melhores formas de aplicar o WhatsApp Marketing para sua agência. Lembrando, como qualquer outra ferramenta e estratégia, é essencial administrar de acordo com a rotina e realidade da agência.

1. Para se relacionar e atender clientes em tempo real

103148698 1024x768 - Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing na sua agência de viagens

Oferecer um bom atendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio. E, como já vimos no início do artigo, um dos principais motivos para o sucesso do app é justamente a facilidade de comunicação entre os usuários.

Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.

Envie mensagens personalizadas. O app é usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas. Agindo com atenção, educação, rapidez e simpatia, você pode conquistar o coração de qualquer cliente. Afinal, quem não ter suas dores e dúvidas ouvidas e resolvidas?

2. Atrair e reter clientes

Além de funcionar como um meio de fazer propaganda, o WhatsApp comercial também possibilita a divulgação de anúncios, seja através do Status (como vimos anteriormente); das listas de transmissões ou diretamente na conversa com o usuário.

Mas tome cuidado para não parecer invasivo. Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam. Justamente por ser um espaço mais íntimo, a dica é manter um fluxo de publicações baixo. Afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com anúncios o tempo todo, não é mesmo?

E, para continuar crescendo, fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.

Rock Content

3. Para divulgar conteúdos de valor

phone 690091 1280 1024x682 - Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing na sua agência de viagens

Já vimos que enviar conteúdos relacionados ao seu nicho, como dicas de viagens, fotos e vídeos etc. é uma ótima ideia para alcançar melhores resultados com o WhatsApp.

E, especialmente para negócios que buscam despertar o desejo das pessoas, como o mercado de turismo, é uma oportunidade incrível para estimular aos clientes reservarem novas viagens.

Funciona como uma espécie de: “Olha só que paisagem incrível! Você não pode deixar de visitar!.

4. Para aumentar as vendas

Como vender mais pelo WhatsApp?

Você pode usar o app para avisar aos clientes, periodicamente, sobre novos pacotes, passeios, ou serviços em promoção.

Além disso, existe um catálogo! Sim, é uma das funcionalidades mais recentes do WhatsApp comercial e com certeza uma das mais estimadas. No catálogo, você pode adicionar produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece, incluindo fotos, descrição do produto, valor e o link da sua página web (quando houver), onde ele poderá reservar sozinho.

Se você ainda não tem um site, pode até mesmo vender pela própria plataforma. Essa prática é cada vez mais comum, principalmente no mercado de viagens.

5. Para investir no pós–venda

Depois de que o viajante efetuar a compra, faça um trabalho de pós–venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência. Verifique se atendeu às expectativas e se ele enfrentou algum problema durante sua viagem.

No mercado de turismo, é bem comum também os clientes deixarem avaliações em sites como TripAdvisor, Yelp ou no próprio perfil das redes sociais da agência. Peça para seus clientes deixarem suas avaliações e claro, monitore-as de perto.

Recebeu uma avaliação negativa? Saiba como responder e minimize os impactos na sua marca.

Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre o público e a empresa e aumentar suas chances de fidelizar mais clientes. Além de que pesquisas de satisfação funcionam como um termômetro para saber se você está indo pelo caminho certo.

6. Para humanizar a marca

pexels cottonbro 5053744 1024x682 - Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing na sua agência de viagens

Concorda comigo que quando você conversa com alguém no WhatsApp, se sente bem mais seguro?

Esse certamente é um comportamento instintivo que deve ser utilizado a favor do seu negócio. Por isso, é importante que sua equipe de atendimento e vendas pelo WhatsApp, transmitam a essência da sua marca e, ao mesmo tempo, profissionalismo.

As pessoas querem falar com pessoas. O WhatsApp é conversa!

Conclusão

Prático, grátis e acessível para todos, o WhatsApp de fato se tornou um dos principais canais de comunicação não só entre as pessoas mas também entre clientes e empresas. Sendo uma ferramenta poderosa para sua agência de viagem alcançar ótimos resultados tanto no Atendimento ao cliente quanto no processo de vendas e marketing de relacionamento.

Só não esqueça de evitar exageros ou cometer deslizes. E principalmente, seus clientes esperam respostas rápidas. Afinal, ninguém quer ficar esperando horas para ser atendido, certo?

Esperamos que este artigo possa contribuir com os seus resultados! Não esqueça de compartilhar com outros leitores.