O novo coronavírus trouxe muitas mudanças no nosso dia a dia. Principalmente com relação às viagens, que agora, começam a retornar com uma série de restrições e novos protocolos de segurança e higienização.

E é justamente para garantir mais segurança a bordo das suas aeronaves, que companhia aérea Azul vai passar a utilizar a tecnologia de raios ultravioleta na limpeza e desinfecção do interior das suas aeronaves.

Chamado de UV Cabin System, o sistema é capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos, eliminando vírus e bactérias das superfícies dos aviões. De acordo a empresa, a novidade representa uma camada adicional de segurança, que será introduzida para toda frota.

Como funciona o sistema de raios ultravioleta?

O sistema foi desenvolvido pela Honeywell e tem aproximadamente o tamanho de um carrinho de bebidas utilizado no serviço de bordo. Ele possui braços de luz UV-C que se estendem sobre a parte superior dos assentos, varrendo a cabine para higienizar as superfícies da aeronave.

Segundo estudos clínicos, quando aplicadas corretamente, as luzes UV-C são capazes de reduzir vírus e bactérias, incluindo SARS-CoV e MERS-CoV.

A Azul é a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação, que representa uma camada a mais de segurança a seus Clientes e Tripulantes. A empresa receberá quatro dispositivos UV Cabin System, que serão colocados em uso em aeroportos de todo o Brasil em setembro.

Veja o vídeo de como funciona o sistema:

com pintura especial a aeronave bandeira cruza o brasil de norte 1383760551005 1024x682 - Azul passa a usar raios ultravioleta para matar vírus e bactérias em seus aviões

Protocolos de limpeza e segurança na Azul

A Azul também reforçou a limpeza das suas aeronaves a cada voo e tornou obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. A medição da temperatura dos tripulantes passa a ser diária.

Seguindo as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa, a companhia também tem utilizado descontaminantes, bactericidas de alta eficiência que contam com um princípio ativo que eliminam 99,99% das bactérias para limpeza nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores.

Nos aeroportos, a companhia tem orientado o uso do seu aplicativo e, para aqueles que precisam despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets.

Para o embarque, a companhia lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores que por meio da realidade aumentada, formam um tapete virtual e colorido para indicar onde o passageiro deve se pocissionar, de acordo com o número do seu assento.

tapete azul embarque capa2019 01 820x430 1 - Azul passa a usar raios ultravioleta para matar vírus e bactérias em seus aviões
Tapete Azul: tecnologia virtual utilizada a favor da segurança dos aeroportos. Foto: Guia Melhores Destinos.

Veja o vídeo institucional da Azul sobre novos protocolos de segurança.

com pintura especial a aeronave bandeira cruza o brasil de norte 1383760551005 1024x682 - Azul passa a usar raios ultravioleta para matar vírus e bactérias em seus aviões

Com informações do Guia Melhores Destinos, Panrotas e Azul.