Campos do Jordão: melhores passeios e atividades na cidade

Campos do Jordão: melhores passeios e atividades na cidade

Escrito por  Time Levarti| November 5, 2019 em  Roteiros

Não é preciso pesquisar muito para descobrir o que fazer em Campos do Jordão. A região é bonita em qualquer época do…

Não é preciso pesquisar muito para descobrir o que fazer em Campos do Jordão. A região é bonita em qualquer época do ano, mesmo quando não está frio – período em que a cidade recebe mais visitantes e os atrativos estão sempre cheios.

Sua arquitetura com traços europeus, natureza exuberante e um completo circuito gastronômico, conquista todos os públicos, principalmente os que buscam um destino para passar bons momentos a dois.

O que fazer em Campos do Jordão: os principais atrativos e passeios.

Em 2 ou 3 dias é possível conhecer as principais atrações de Campos do Jordão, mas se a ideia é curtir as ferias inteiras na cidade, certamente você encontrará passeios e pontos turísticos para preencher todos os dias da viagem.

Se quiser fugir do burburinho de Campos do Jordão, viaje fora da alta temporada. Além de encontrar a cidade lotada, o preço da hospedagem é mais caro nesse período e a procura é grande.

Vila Capivari

Centro da Vila de Capivari, em Campos do Jordão. Uma das melhores opções de o que fazer em Campos do Jordão.
À noite o centrinho da Vila de Capivari reúne boa parte dos visitantes da cidade em bares e restaurantes charmosos

A Vila Capivari é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Aqui estão concentrados a maior parte dos restaurantes e barzinhos com música ao vivo da cidade. Portando, onde o maior burburinho acontece à noite.

A região também é, certamente, o lugar com mais variedade de lojinhas, situadas em galerias entre o calçadão e suas transversais. Os principais pontos de interesse para compras são: o Aspen Hall; o Shopping Capivari; o Boulevard Geneve; o Center Suíço; o Center Calil, entre outros.

As ruas do “centrinho de Capivari” são fechadas para carros, tornando o passeio ainda mais agradável para todos. Impossível chegar ao local e não sentir aquele clima típico europeu.

Morro do Elefante

Vista panorâmica de Campos do Jordão a partir do Morro do Elefante. O que fazer em Campos do Jordão.
Vista panorâmica de Campos do Jordão a partir do Morro do Elefante. Foto: Marco Ankosqui/MTur

O Morro do Elefante possui uma das vistas mais bonitas para a região central de Campos do Jordão. Com seus 1.800 metros de altitude, é uma ótima parada para se apreciar as montanhas que rodeiam a cidade e a bela arquitetura de Capivari.

Aos pés do do Morro do Elefante, está o primeiro teleférico construído no Brasil, inegavelmente um dos cartões postais de Campos do Jordão.

O acesso ao morro pode ser feito tanto pelo teleférico (custa R$ 15 ida e volta) quanto de carro. O teleférico leva 5 minutos e o carro, cerca de 10 minutos a partir do centro da cidade. Independente da escolha, ambas oferecem uma vista panorâmica da cidade que é incrível.

Lá no alto, além de barraquinhas de compras, há o parque dos Elefantes, atração gratuita com algumas réplicas de elefantes, que diverte bastante as crinças.

Mas se não quiser aventurar-se, você pode aproveitar o lago com pedalinhos em forma de cisnes ou mesmo as lojinhas que ficam no entorno do morro.

Passeio de Trem

Trenzinho da Montanha em Campos do Jordão. A estação Emílio Ribas é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão.
A Estação Emílio Ribas construída em 1924, hoje funciona como atrativo turístico de Campos do Jordão.

Esse é daqueles passeios em Campos do Jordão que todo mundo quer fazer. Na entrada do Parque Capivari é possível pegar um dos trenzinhos que fazem um percurso por alguns bairros da cidade. O Trenzinho da Montanha realiza passeios diariamente, entre 9h e 18h e custa a partir de R$ 25.

Em alguns dias da semana é possível embarcar no Trem do Mirante, que faz a viagem até Santo Antônio do Pinhal. O percurso, que vai até o mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, é repleto de paisagens bucólicas.

Bonde Turístico – Estação Emílio Ribas

Outra opção é o Bonde Turístico, que sai da Estação Emílio Ribas e leva os turistas até o portal da cidade, seguindo pelos trilhos que cortam Campos do Jordão. Entre ida e volta, o passeio leva cerca de 30 minutos.

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista reune acervo artístico com mais de 2.000 itens para seus visitantes. Foto: São Paulo sem mesmice

O Palácio Boa Vista, também conhecido como Palácio do Governador, é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Seu rico acervo artístico conta mais de 2.000 itens, sendo local de visitação ideal para quem aprecia história e artes.

Entre as obras do acervo estão nomes importantes do modernismo brasileiro como Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Aldo Bonadei e Di Cavalcanti.

Possui uma área de quase 3.000 metros quadrados, divididas em 35 ambientes e 105 cômodos. Em anexo está a Capela de São Pedro Apóstolo, erguida em concreto armado e com paredes de vidro. Não deixe de fazer uma visita ao Café Palácio e tomar um café ou chocolate quente.

Museu Felícia Leirner

Obras da artista Felícia Leirner no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão.
As obras de Felícia Leirner se integram totalmente a paisagem, podendo ser admiradas enquanto se  observa também os vestígios da Mata Atlântica. Foto: Marco Ankosqui/MTur

Literalmente um museu a céu aberto, o Museu Felícia Leirner é uma imensa área onde está boa parte do acervo da escultora polonesa radicada no Brasil. No total são 85 obras confeccionadas em cimento branco, bronze e granito.

As obras estão dispostas em ordem cronológica, sendo possível assim visualizar cada uma das fases da artista. Os visitantes recebem na recepção um mapa com todas as esculturas e passeios, além de algumas trilhas existentes no local.

O museu divide espaço ainda, com o Auditório Cláudio Santoro, onde acontecem várias das apresentações do Festival de Inverno.

O pôr do sol apreciado do local é um atrativo a parte. Devendo certamente entrar no seu roteiro de visita ao local. O espetáculo pode ser apreciado em um dos aclives com vista para a Pedra do Baú e as obras de Leirner.

Auditório Cláudio Santoro. Foto: São Paulo sem mesmice

Mosteiro São João

Mosteiro São João. Pontos turísticos de Campos do Jordão.
Mosteiro São João. Foto: Marco Ankosqui/MTur.

Opção de passeio para aproveitar no fim da tarde, o Mosteiro São João é um lugar para quem deseja encontrar tranquilidade em Campos do Jordão.

Em meio a um bosque com muita natureza ao redor, as monjas beneditinas apresentam audições de canto gregoriano todas as tardes, mesclando assim espiritualidade e contato com a natureza.

Horto Florestal

O Horto Florestal é região de Campos de Jordão que reúne atrativos ligados ao ecoturismo. Foto: Marco Ankosqui/MTur

O Parque Estadual de Campos de Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, ocupa uma área verde de mais de 8.000 hectares, cortada por trilhas de intensidade diferentes, árvores centenárias, flores e mata nativa. Sendo assim, um dos melhores passeios em Campos do Jordão para quem curte contato direto com a natureza.

Horto Florestal - Campos do Jordão
Horto Florestal – Campos do Jordão.

Quem curte aventura pode aproveitar as atrações do Zoo Aventura, que incluem arvorismo e tirolesa, aluguel de bicicleta e até passeio de trenzinho.

Borboletário

Borboletário de Campos do Jordão
O Borboletário de Campos do Jordão é um dos raros espaços desse tipo, que oferecem visitas públicas no Brasil

Ainda na região do Horto está o Borboletário Flores que voam, espaço dedicado à educação através do turismo pedagógico. Aqui estão 35 espécies de borboletas, que ficam livres em uma estufa e um lago. Pela proximidade com o Horto Florestal, é possível fazer os dois passeios no mesmo dia.

Parque das Cerejeiras

Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão. O que fazer em Campos do Jordão.
O belíssimo colorido das cerejeiras de Campos do Jordão são um atrativo a parte para quem visita a região. Foto: São Paulo sem mesmice.

Quem visita Campos do Jordão no inverno tem a oportunidade de conferir as cerejeiras floridas no Parque das Cerejeiras. Localizado na Vila Albertina, o local encanta aos visitantes com mais de 400 cerejeiras, em uma área de 2.500 m².

A melhor época para visitar o parque é entre a segunda quinzena de julho até começo de setembro, quando as cerejeiras ficam bem floridas. Nos finais de semana dos meses de julho a agosto, o Festival das Cerejeiras é um atrativo imperdível!

Tarundu

O Parque Turundu reúne mais de 30 atividades que podem ser aproveitadas por todas as idades. Pontos Turísticos de Campos do Jordão.
O Parque Turundu reúne mais de 30 atividades que podem ser aproveitadas por todas as idades. Foto: São Paulo sem mesmice. Foto: São Paulo sem mesmice.

Quem procura passeios em Campos do Jordão para curtir a criançada não pode deixar de visitar o Tarundu, espaço de  500 mil m² que oferece mais de 30 atividades para todas as idades.

Tem tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo, pista de patinação no gelo indoor, arco e flecha, paintball e até opções mais hardcore, como a orbit ball – uma bolha inflada enorme em que duas pessoas vão dentro.

O orbit ball é uma das atividades mais divertidas do Parque Tarundu. Foto: São Paulo sem mesmice.

Há um restaurante com buffet variado para quem quiser aproveitar uma boa gastronomia antes ou depois das atividades.



Posts relacionados

Você também pode gostar

...
São Paulo
Quer saber o que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas!

August 1, 2022

O que fazer em Campos do Jordão, em São Paulo? Cercada pelas montanhas verdes da região serrana, cultura e gastronomia irresistível, a…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores

May 16, 2022

São Paulo é a maior cidade do País e por isso, um destino de fácil acesso e que atende todos os públicos…

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
São Paulo
10 dicas de atrativos para sua primeira visita em São Paulo

July 21, 2021

Quais os melhores passeios para curtir em São Paulo? Quem chega em São Paulo pela primeira vez pode ficar perdido em meio…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

May 5, 2021

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal,…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Praia de Pipa: 8 razões para escolher o destino em sua próxima viagem

April 30, 2021

Razões para conhecer a Praia de Pipa RN: Impossível saber quem foi o primeiro a procurar uma sombra e um lugar confortável…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.