Não é preciso pesquisar muito para descobrir o que fazer em Campos do Jordão. A região é bonita em qualquer época do ano, mesmo quando não está frio – período em que a cidade recebe mais visitantes e os atrativos estão sempre cheios.
Sua arquitetura com traços europeus, natureza exuberante e um completo circuito gastronômico, conquista todos os públicos, principalmente os que buscam um destino para passar bons momentos a dois.
O que fazer em Campos do Jordão: os principais atrativos e passeios.
Em 2 ou 3 dias é possível conhecer as principais atrações de Campos do Jordão, mas se a ideia é curtir as ferias inteiras na cidade, certamente você encontrará passeios e pontos turísticos para preencher todos os dias da viagem.
Se quiser fugir do burburinho de Campos do Jordão, viaje fora da alta temporada. Além de encontrar a cidade lotada, o preço da hospedagem é mais caro nesse período e a procura é grande.
Vila Capivari

A Vila Capivari é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Aqui estão concentrados a maior parte dos restaurantes e barzinhos com música ao vivo da cidade. Portando, onde o maior burburinho acontece à noite.
A região também é, certamente, o lugar com mais variedade de lojinhas, situadas em galerias entre o calçadão e suas transversais. Os principais pontos de interesse para compras são: o Aspen Hall; o Shopping Capivari; o Boulevard Geneve; o Center Suíço; o Center Calil, entre outros.
As ruas do “centrinho de Capivari” são fechadas para carros, tornando o passeio ainda mais agradável para todos. Impossível chegar ao local e não sentir aquele clima típico europeu.
Morro do Elefante

O Morro do Elefante possui uma das vistas mais bonitas para a região central de Campos do Jordão. Com seus 1.800 metros de altitude, é uma ótima parada para se apreciar as montanhas que rodeiam a cidade e a bela arquitetura de Capivari.
Aos pés do do Morro do Elefante, está o primeiro teleférico construído no Brasil, inegavelmente um dos cartões postais de Campos do Jordão.
O acesso ao morro pode ser feito tanto pelo teleférico (custa R$ 15 ida e volta) quanto de carro. O teleférico leva 5 minutos e o carro, cerca de 10 minutos a partir do centro da cidade. Independente da escolha, ambas oferecem uma vista panorâmica da cidade que é incrível.
Lá no alto, além de barraquinhas de compras, há o parque dos Elefantes, atração gratuita com algumas réplicas de elefantes, que diverte bastante as crinças.
Mas se não quiser aventurar-se, você pode aproveitar o lago com pedalinhos em forma de cisnes ou mesmo as lojinhas que ficam no entorno do morro.
Passeio de Trem

Esse é daqueles passeios em Campos do Jordão que todo mundo quer fazer. Na entrada do Parque Capivari é possível pegar um dos trenzinhos que fazem um percurso por alguns bairros da cidade. O Trenzinho da Montanha realiza passeios diariamente, entre 9h e 18h e custa a partir de R$ 25.
Em alguns dias da semana é possível embarcar no Trem do Mirante, que faz a viagem até Santo Antônio do Pinhal. O percurso, que vai até o mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, é repleto de paisagens bucólicas.
Bonde Turístico – Estação Emílio Ribas
Outra opção é o Bonde Turístico, que sai da Estação Emílio Ribas e leva os turistas até o portal da cidade, seguindo pelos trilhos que cortam Campos do Jordão. Entre ida e volta, o passeio leva cerca de 30 minutos.
Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista, também conhecido como Palácio do Governador, é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Seu rico acervo artístico conta mais de 2.000 itens, sendo local de visitação ideal para quem aprecia história e artes.
Entre as obras do acervo estão nomes importantes do modernismo brasileiro como Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Aldo Bonadei e Di Cavalcanti.
Possui uma área de quase 3.000 metros quadrados, divididas em 35 ambientes e 105 cômodos. Em anexo está a Capela de São Pedro Apóstolo, erguida em concreto armado e com paredes de vidro. Não deixe de fazer uma visita ao Café Palácio e tomar um café ou chocolate quente.
Museu Felícia Leirner

Literalmente um museu a céu aberto, o Museu Felícia Leirner é uma imensa área onde está boa parte do acervo da escultora polonesa radicada no Brasil. No total são 85 obras confeccionadas em cimento branco, bronze e granito.
As obras estão dispostas em ordem cronológica, sendo possível assim visualizar cada uma das fases da artista. Os visitantes recebem na recepção um mapa com todas as esculturas e passeios, além de algumas trilhas existentes no local.
O museu divide espaço ainda, com o Auditório Cláudio Santoro, onde acontecem várias das apresentações do Festival de Inverno.
O pôr do sol apreciado do local é um atrativo a parte. Devendo certamente entrar no seu roteiro de visita ao local. O espetáculo pode ser apreciado em um dos aclives com vista para a Pedra do Baú e as obras de Leirner.

Mosteiro São João

Opção de passeio para aproveitar no fim da tarde, o Mosteiro São João é um lugar para quem deseja encontrar tranquilidade em Campos do Jordão.
Em meio a um bosque com muita natureza ao redor, as monjas beneditinas apresentam audições de canto gregoriano todas as tardes, mesclando assim espiritualidade e contato com a natureza.
Horto Florestal

O Parque Estadual de Campos de Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, ocupa uma área verde de mais de 8.000 hectares, cortada por trilhas de intensidade diferentes, árvores centenárias, flores e mata nativa. Sendo assim, um dos melhores passeios em Campos do Jordão para quem curte contato direto com a natureza.

Quem curte aventura pode aproveitar as atrações do Zoo Aventura, que incluem arvorismo e tirolesa, aluguel de bicicleta e até passeio de trenzinho.
Borboletário

Ainda na região do Horto está o Borboletário Flores que voam, espaço dedicado à educação através do turismo pedagógico. Aqui estão 35 espécies de borboletas, que ficam livres em uma estufa e um lago. Pela proximidade com o Horto Florestal, é possível fazer os dois passeios no mesmo dia.
Parque das Cerejeiras

Quem visita Campos do Jordão no inverno tem a oportunidade de conferir as cerejeiras floridas no Parque das Cerejeiras. Localizado na Vila Albertina, o local encanta aos visitantes com mais de 400 cerejeiras, em uma área de 2.500 m².
A melhor época para visitar o parque é entre a segunda quinzena de julho até começo de setembro, quando as cerejeiras ficam bem floridas. Nos finais de semana dos meses de julho a agosto, o Festival das Cerejeiras é um atrativo imperdível!
Tarundu

Quem procura passeios em Campos do Jordão para curtir a criançada não pode deixar de visitar o Tarundu, espaço de 500 mil m² que oferece mais de 30 atividades para todas as idades.
Tem tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo, pista de patinação no gelo indoor, arco e flecha, paintball e até opções mais hardcore, como a orbit ball – uma bolha inflada enorme em que duas pessoas vão dentro.

Há um restaurante com buffet variado para quem quiser aproveitar uma boa gastronomia antes ou depois das atividades.