O que fazer em Canoa Quebrada CE: melhores passeios

O que fazer em Canoa Quebrada CE: melhores passeios

Escrito por  Time Levarti| February 9, 2019 em  Ceará

O que fazer em Canoa Quebrada? Quais os melhores passeios em Canoa Quebrada? Localizada a cerca de 166km da capital Fortaleza, Canoa…

O que fazer em Canoa Quebrada? Quais os melhores passeios em Canoa Quebrada? Localizada a cerca de 166km da capital Fortaleza, Canoa Quebrada é um destino mais que consolidado no turismo cearense, tendo figurado diversas vezes nas listas de praias mais bonitas do Brasil.

Muita gente acredita que apenas um passeio bate-volta saindo de Fortaleza já é o bastante para aproveitar os atrativos locais… Ledo engano! Há muito o que fazer em Canoa Quebrada, e você certamente precisará de no mínimo dois ou três dias para conhecer os principais atrativos.

As gigantes falésias são uma marca dessa praia, assim como o símbolo da lua e da estrela, praticamente o logotipo dessa praia. Aliás, por apresentar essa característica geográfica, Canoa é parte integrante da famosíssima Rota das Falésias, roteiro turístico que inclui destinos do Ceará e do Rio Grande do Norte.

O que fazer em Canoa Quebrada: melhores passeios e atrativos

Falésia de Canoa Quebrada onde está fixada o símbolo da lua e da estrela.

Desde quando foi descoberta por grupos hippies nos anos 70, Canoa logo chamou a atenção do público. Naquela época chegar ao vilarejo era tão difícil quanto é chegar hoje em Jericoacoara. O destino paz e amor era um verdadeiro refúgio para quem procurava praias desertas e claro, repletas de belezas naturais.

Com o passar dos anos a praia tornou-se uma das mais visitadas pelos turistas, e continua assim até hoje. Mesmo movimentada, Canoa Quebrada ainda tem ares de tranquilidade, mas agora, contando com excelente estrutura turística para o seu conforto e bem estar.

Roteiro de 4 dias em Canoa Quebrada

  • Dia 01 – Chegada e passeio pela Rua Broadway
  • Dia 02 – Passeio de buggy em Canoa Quebrada. Depois, aproveitar a deliciosa gastronomia local em barracas à beira da praia. A noite o burburinho acontece no centro da Vila – aproveite os vários bares e restaurantes
  • Dia 03 – Visita ao Centro Histórico de Aracati. No fim do dia não deixe de ir até a Duna Pôr do Sol
  • Dia 04 – Passeio de buggy pelas praias locais e passeio de parapente.

Passeio bate-volta vale a pena?

Os passeios bate-volta são bem comuns em Fortaleza, mas só são indicados caso você tenha poucos dias para aproveitar e ainda assim quiser conhecer algumas praias da região. Em um destino tão bonito e repleto de coisas para fazer, o ideal é ficar hospedado no mínimo dois dias em Canoa Quebrada.

Confira a seguir, os melhores passeios em Canoa Quebrada.

1. Passeio de buggy em Canoa Quebrada

Passeio de buggy em Canoa Quebrada. O que fazer em Canoa Quebrada.
Passeio de buggy em Canoa Quebrada

Os passeios de buggy são uma dos melhores atrativos para curtir em Canoa Quebrada. E há dois tipos para você fazer.

O passeio de buggy pelas dunas leva até uma lagoa de águas cristalinas formada em meio à Duna do Camarão, onde se pode fazer esquibunda e tirolesa (pagos à parte). Durante o percurso surgem outras lagoas menores, com barracas instaladas para quem quiser fazer uma pausa durante o passeio. As mais famosas são a Chega Mais e a Barraca Oásis.

Tirolesa na Lagoa da Duna do Camarão, Canoa Quebrada. Passeios em Canoa Quebrada.
Tirolesa na Lagoa da Duna do Camarão.

2. Passeio de buggy até Ponta Grossa – Rota das Falésias

Praia de Ponta Grossa, Icapuí. Passeios em Canoa Quebrada.
Praia de Ponta Grossa, Icapuí.

O passeio de buggy até Ponta Grossa vai pela praia, por isso só pode ser feito na maré baixa. O trajeto é um dos mais bonitos da região: repleto de falésias, que variam entre tons próximos ao branco, amarelos até vermelho.

Ao todo são seis praias de Canoa Quebrada até Ponta Grossa (Majorlandia, Lagoa do Mato, Quixaba, Retirinho, Fontainha, Retiro Grande) e o passeio leva em média 2h30.

3. Passeio de Jangada

Passear de jangada também é uma opção que você pode incluir no seu roteiro de viagem. Esse tipo de embarcação tem a peculiaridade de se movimentar com a força do vento – que por sinal é bem forte na região – além disso, todos os seus elementos são feitos artesanalmente.

Perto das barracas maiores, jangadeiros estão dispostos para fazer o passeio, que leva em média 30min. A paisagem vista de dentro do mar é belíssima, destacando-se claro, as imensas falésias à beira mar.

Dica: Devido os fortes ventos e mar revolto de Canoa Quebrada, é natural que as jangadas balancem muito durante o passeio, o que pode causar enjoos e um certo medo… O uso do bote salva-vidas é indispensável (fornecido pelos jangadeiros).

4. Passeio de Parapente

Voo de parapente em Canoa Quebrada.
Passeio de Parapente em Canoa Quebrada. Foto: Viaje na viagem.

Os voos duplos de parapente são uma experiência inesquecível para curtir em Canoa Quebrada. Além da emoção do voo, eles oferecem uma das vistas mais bonitas e privilegiadas de toda a praia.

Popularmente chamado de vôo de lift pelos pilotos, este tipo de vôo é praticado em Canoa Quebrada, é o mais comum e mais fácil, praticado no mundo todo. Consiste em aproveitar o desvio para cima que o vento faz ao passar por uma montanha e utilizar a corrente ascendente resultante para permanecer voando sem perder altura. Em Canoa Quebrada estas correntes se produzem no cordão dunar e nas falésias localizadas de frente para o mar.

Portal Canoa Quebrada

O ponto de encontro para iniciar o passeio, que leva cerca de 15 a 20 minutos, é a praça da Igreja São Pedro (finzinho do calçadão da Broadway). Uma equipe se encarrega de colocar os equipamentos de segurança e depois é só ficar em pé para levantar voo. No final é oferecido um CD com algumas fotos tiradas de baixo.

4. Super Voo

Passeios em Canoa Quebrada - Super Voo
O Super Voo é uma experiência inesquecível para quem visita Canoa Quebrada.

Super Voo é o nome dado a um outro divertido passeio nos ares de Canoa Quebrada. Diferente do parapente esse não é um voo livre: o paraquedas é conectado a um jipe por duas cordas para em seguida alçar voo num percurso de cerca de 1km. A vista também é incrível, e a sensação de está literalmente voando é maior que a do parapente.

Dica: fique atento a todas as informações passadas pelo instrutor que irá realizar o voo junto com você. Em Canoa, há empresas especializadas nestes passeios e que oferecem toda a segurança necessária para sua experiência. Jamais aceite profissionais não credenciados e que não ofereçam todos os equipamentos de segurança. 

5. Curtir o Pôr do Sol na Duna

Assim como em Jericoacoara, há uma duna onde é possível admirar o pôr-do-sol. Fica próxima do vilarejo; e para chegar até lá você pode contratar um buggy ou seguir as outras pessoas que preferem subir a duna a pé.

No topo avista-se um vale e a estrada que dá acesso à Canoa Quebrada ao fundo. É bem bonito e o espetáculo sempre atrai muitos visitantes.

6. Conhecer as praias da Região

Além do passeio de buggy pela chamada Rota das Falésias, dá pra conhecer outras praias da região de Aracati. Confira uma lista com as principais.

Praia de Majorlândia

Praia de Majorlândia, Aracati - CE
Vizinha à Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia é famosa pelo seu artesanato de garrafinha.

Com boa estrutura turística, Majorlândia ficou conhecida pelo lindo artesanato de garrafinha; produzido por artesãos locais com a utilização de areias coloridas encontradas por toda a praia. Não deixe de levar o seu como lembrança desse lugar especial.

As esculturas gigantes esculpidas nas falésias por Toinho Carneiro, famoso artista local, formam uma exposição à céu aberto.

Lagoa do Mato

Praia Lagoa do Mato é perfeita para você curtir um dia de descanso e relaxamento. Protegida por um banco de corais, dá pra curtir deliciosos mergulhos em piscinas naturais formadas com a maré baixa.

Praia de Quixaba

Quixaba fica apenas 8 quilômetros de Canoa Quebrada, reunindo atrativos que facilmente preencheriam um dia todo por aqui. Tem passeio de jangada; caminhada pelas falésias – que por aqui são brancas; boas opções de restaurantes e algumas lojinhas de artesanato.

7. Experimente a Gastronomia Local

Viva a vida com gosto! Já dizia o velho e sábio ditado popular. Em Canoa Quebrada isso é fácil. Afinal, são centenas de barracas e restaurantes para você descobrir os melhores gostos e sabores da culinária cearense.

Por aqui, as opções vão desde os tradicionais pratos regionais como o  camarão no alho e olho – ou no molho de maracujá – passando pelo peixe frito, a lagosta e arraia, até pratos de cozinhas internacionais como a Japonesa, Italiana e Francesa.

Na calçada da Broadway, rua mais movimentada de Canoa, procure por bancas onde são servidos o delicioso pastel de arraia, uma iguaria pouco conhecida mas que é de dá água na boca. Para o café da manhã, a dica é pedir uma boa tapioca, recheada com coco, carne de sol e até camarão.

À beira mar, barracas oferecem também deliciosos drinks gelados, perfeitos para os dias sempre ensolarados de Canoa Quebrada.

8. Curta a animada noite de Canoa Quebrada

A famosa Rua Broadway é o coração de Canoa Quebrada. Tanto de dia quanto à noite. Por aqui concentram-se os melhores bares e restaurantes da vila, sempre cheios de turistas.

A rua assemelha-se um pouco com o centrinho de Jericoacoara, com uma vibe super descontraída e charmosa. Nos bares música ao vivo com forró, MPB e reggae music, estilo musical bem comum por aqui. Na Broadway você encontra também charmosas lojas pé na areia vendendo vestuário moda-praia e artesanato.

Nas noites de lua cheia, o burburinho migra para a praia, onde acontecem os tradicionais luaus.

Como chegar em Canoa Quebrada

Devido a proximidade relativamente pequena entre Fortaleza e Canoa Quebrada – 160 km -, os passeios bate-volta são bem comuns para quem chega à capital e deseja visitar Canoa; mas não são o único meio. Abaixo você confere outras opções de como Chegar em Canoa Quebrada.

Como chegar em Canoa Quebrada saindo de Fortaleza

De carro

A estrada para quem quer conhecer as praias do leste cearense, onde fica Canoa Quebrada, é a CE 0-40; que se origina em Fortaleza na Avenida Washington Soares. Os primeiros 80km, até Beberibe (onde estão Morro Branco e Praia das Fontes) são duplicados. Mas adiante, há outros 20 km de pistas duplicadas entre Fortim e Aracati. O tempo médio de viagem é de 2h30min.

Ônibus

Partindo da Rodoviária São João Tomé em Fortaleza, a viação São Benedito realiza viagens diárias – em vários horários – até Canoa Quebrada. Apesar de ser considerada uma viagem direta, o ônibus faz paradas durante o trajeto, deixando-a mais demorada (são cerca de 4h).

Também é possível chegar a Canoa com outras empresas, como a Nordeste ou a Guanabara.

A diferença é que, na verdade, o ônibus vai até Aracati. De Aracati a Canoa são cerca de 20 minutos e você pode fazer esse pequeno trajeto de táxi ou van.

  • Terminal Rodoviário Eng. João Thomé – Av. Borges de Melo, 1630 – Fátima, Fortaleza – CE
  • A distância entre a rodoviária e o Aeroporto de Fortaleza é de 7km (R$ 25 táxi)
  • É possível reservar os bilhetes online através do site da Viação São Benedito.

Passeio bate-volta Fortaleza – Canoa Quebrada

Os passeios bate-volta são bem comuns e há dois que incluem Canoa Quebrada. Um deles é o Passeio 3 praias em 1 dia (inclui Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada); e outro é exclusivo para Canoa Quebrada.

O valor é em média R$ 65 por pessoa. As saídas do passeio ocorrem somente dos hotéis da Praia de Iracema, Av. Beira e Praia do Futuro. É possível reservar o passeio online, com várias opções de agências e preços, clicando aqui.

Transfer compartilhado de Fortaleza para Canoa Quebrada

Saindo do Aeroporto de Fortaleza você pode reservar um transfer compartilhado com outros viajantes para Canoa Quebrada. Os carros saem do Aeroporto entre 9h e 18h (seg-sex) e levam direto para a pousada em Canoa.

A empresa responsável é a COOPTEMA e você pode pedir um orçamento do serviço aqui. O valor é de R$ 75 por pessoa (referência Novembro/19).

Como chegar em Canoa Quebrada a partir do Aeroporto de Aracati

Desde fevereiro desse ano (2019) Canoa Quebrada recebe 3 voos semanais operados pela Azul Linhas Aéreas – às terças, quintas e domingos. As partidas no meio de semana têm escala em Mossoró (RN). Com a novidade, o Litoral Leste cearense passa a contar com uma importante ferramenta de impulso ao turismo na região, vocacionada para receber visitantes pelas inúmeras belezas naturais.

Do Aeroporto de Aracati para Canoa Quebrada são apenas 17km, percurso de 20min.



Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
Guaramiranga: veja nossas dicas para aproveitar a Suíça Cearense!

August 5, 2022

Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns…

Continue lendo
...
Ceará
Canoa Quebrada: 5 atrativos pra curtir num fim de semana

June 2, 2022

A 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma boa pedida para uma viagem de fim de semana. Conheça 5 atrativos para aproveitar no lugar.

Continue lendo
...
Ceará
3 coisas para fazer em Jericoacoara em um fim de semana

May 20, 2022

A 300 km da capital cearense, Jericoacoara oferece a tranquilidade perfeita para relaxar em um fim de semana, com paisagens naturais e passeios imperdíveis.

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Ceará
Jericoacoara: saiba o que conhecer neste paraíso do litoral cearense

November 17, 2021

Localizada a 300 quilômetros da capital Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, Jeri se mantém como um dos principais destinos não…

Continue lendo
...
Ceará
Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade

October 21, 2021

Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense — com acessos precários que exigem buggy ou 4×4. São praias onde você…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.