O que fazer na Paraíba? Apesar de não ser um destino tão explorado pelo turismo quanto outros estados da região Nordeste, as praias da Paraíba podem sim ser uma boa pedida para suas próximas férias – principalmente se você é daqueles que curtem faixas de areias mais vazias, onde impera a tranquilidade e o bem estar.

O estado conta com cerca de 130 quilômetros de praias, sendo João Pessoa a região de maior visitação; principalmente em razão da sua infraestrutura e facilidade de acesso. A capital fica no meio da costa, permitindo aos visitantes abusarem dos passeios bate-volta e excursões até outras praias da Paraíba.

Conde, por exemplo, fica a cerca de 30 quilômetros da capital, guardando algumas das mais belas praias do estado – perfeitas para mergulhar, surfar, praticar naturismo ou simplesmente apreciar o visual.

Seja como for, quem decidir explorar o litoral paraibano encontrará em seu caminho um visual que vai se transformando a cada destino, entre falésias coloridas, coqueiros, curiosas formações rochosas, mirantes e um mar esverdeado que é uma beleza só.

10 praias da Paraíba para incluir no seu roteiro de viagem

1. Tambaba, Conde

unnamed 10  - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Praia de Tambaba, na Paraíba, oferece prática naturista e paisagem encantadora — Foto: Eduardo Fechine

Situada no município de Conde, a Praia de Tambaba é uma das referências para os naturistas no Brasil. Contudo, ela é dividida em duas partes: na primeira, com uma piscina natural entre as pedras e faixa de areia mais curta, o nu é proibido e todos os turistas podem entrar. Uma portaria sinaliza o acesso à segunda parte, onde apenas os peladões têm vez.

Inesperadamente, é justo nessa segunda parte onde fica a parte mais cênica de Tambaba, com uma imponente falésia e uma extensa faixa de areia com cerca de 300m, banhada por um delicioso mar com temperaturas super agradáveis.

2. Coqueirinho, Conde

26710611577 f83f9d025c c - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Praia de Coqueirinho, Conde – Paraíba. Foto: Cacio Murilo/MTur

A praia de Coqueirinho também fica em Conde, um pouco mais acima de Tambaba, sendo perfeita para aqueles que adoram curtir dias de sombra e água fresca, em meio a um cenário verdadeiramente paradisíaco. Conta com falésias avermelhadas e bastante vegetação, além de mar azulado e com temperaturas super agradáveis.

Você pode passar o dia inteiro por lá sem dificuldade, já que existe uma estrutura boa de bares e restaurantes para se alimentar e usar banheiros. Para complementar o roteiro, passeios de buggy levam até outras praias da região.

3. Tambá, Baía da Traição

unnamed 1 - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
O litoral da Baía da Traição é um dos mais belos do Nordeste, tendo a configuração de meia-lua, onde se destacam algumas das praias mais belas da Paraíba. Foto: Trilha dos Potiguares.

Baía da Traição é um pequeno município localizado a cerca de 90 quilômetros de João Pessoa. O destino tem de tudo um pouco: praias desertas, falésias multicoloridas bem como rios, recifes, mangues e tribos indígenas, para aqueles que apreciam o turismo cultural.

A 5 km ao norte, Tambá é apenas uma das muitas faixas de areia praticamente desertas e com natureza praticamente intocada, sendo uma das praias da Paraíba preferidas pelos surfistas – o mar é um dos mais belos do estado, mas as ondas são bem violentas.

Lá, no alto de uma falésia, fica a Aldeia Alto de Tambá (antiga Galego), que vende artesanato indígena e doces.

4. Praia do Seixas, João Pessoa

13387156743 ce28ecbfb0 c - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Piscinas naturais na Praia do Seixas, João Pessoa. Foto: Marinelson Almeida.

O grande atrativo da Praia do Seixas é ir até as piscinas naturais que se formam na região. Com águas cristalinas que mesclam entre tons azulados e esverdeados, estas são as maiores piscinas de corais do litoral paraibano, onde é possível observar diversos tipos de peixes coloridos, fazendo mergulho com cilindro ou snorkeling.

As piscinas ficam a cerca de 15 min mar a dentro e para chegar até lá é preciso contratar passeios opcionais de lancha ou barco catamarã. Um ponto importante é sempre conferir a tábua de maré, pois esse passeio só é feito na maré baixa. Fica a 15 km de João Pessoa.

5. Tabatinga, Conde

136505800 XG - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
A Praia de Tabatinga é super convidativa para caminhadas tranquilas. Foto: Cacio Murilo/férias Brasil

O município de Conde de fato abriga algumas das melhores praias da Paraíba. Aqui temos mais uma indicação por lá: a Praia de Tatabatinga. Opção para quem curte praias com visual mais rústico, essa faixa de areia é, de um lado, margeada por imponentes falésias avermelhadas. Do outro, lagoas formados pelo encontro do Rio Bocatu com o mar.

A areia fininha é super convidativa para boas caminhadas, já o mar, é mais agitado e exige mais atenção dos banhistas. A estrutura turística é precária, com poucas opções de barracas e restaurantes.

6. Intermares, Cabedelo

27018402218 32cef96741 c - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
O mar azul e por vezes agitado da Praia de Intermares é perfeito para prática de esportes náuticos. Foto: Cacio Murilo/MTUr

Situada apenas 10 km do centro de João Pessoa, a Praia de Intermares é uma boa opção para quem curte praias com orla mais agitada por bares e barracas, larga faixa de areia, ideal para caminhadas e mar mais agitado, perfeito para prática de esportes como o surf. Esse aliás, é um dos principais públicos de Intermares.

Próximo dali, no bairro de mesmo nome, está a Praia do Jacaré, uma praia fluvial famosa por terminar o dia com um por do sol saudado pelo Bolero de Ravel, tocado por Jurandy do Sax. Imperdível.

7. Tambaú, João Pessoa

Tambaú é a principal praia da orla urbana de João Pessoa, concentrando ali, a maior parte dos hotéis e restaurantes, além de várias opções de barracas de praia. Dessa forma, é uma das mais movimentadas entre as praias da Paraíba. Bem ao lado fica da praia de Cabo Branco, que na verdade é uma extensão da faixa de areia de Tambaú (separadas somente pelo bairros que são vizinhos).

praia de tambau - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Uma das praia mais famosas do litoral de João Pessoa, a Praia de Tambaú recebe turistas o ano todo. Foto: Camille Panzera/Guia Melhores Destinos.

Quem gosta de fazer caminhadas à beira mar ou praticar esportes certamente vai se apaixonar por essas praias. Ambas contam com calçadão, sendo que em Cabo Branco, a avenida litorânea fica fechada para os carros entre 6h e 8h da manhã, conferindo mais espaço para os visitantes. Banhos de mar são permitidos nas duas praias.

8. Miriri, Rio Tinto

praia de miriri divulgac3a7c3a3o - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Falésias e a foz do Rio Miriri. Foto: Viagem e Turismo/Abril

Na cidade de Rio Tinto, Miriri é pouco frequentada pelos visitantes, talvez por ser uma das praias da Paraíba com mais difícil acesso – para alcança-la, somente através de passeios de bugue saindo de João Pessoa ou por uma estrada bem arenosa a partir da Praia da Campina. Contudo, quem encara o desafio de fato vai se deparar com um dos mais belos cenários do litoral norte. Além do Rio Miriri, coqueiros e falésias incrivelmente coloridas. De quebra, a possibilidade de alternar entre banhos  de mar, rio e lagoa.

9. Barra de Camaratuba – Marataca

img 9698 - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Praia de Barra de Camaratuba, em Mataraca, oferece turismo ecológico aos visitantes — Foto: Max Brito/Trilhas Potiguaras.

Outra praia do litoral norte paraibano, Barra de Camaratuba fica situada já bem próxima ao litoral potiguar, a cerca de 110 km de João Pessoa. Seu cenário é formado por vasta Mata Atlântica, praias desertas e rios que desaguam no mar.

O pequeno vilarejo local tem menos de mil habitantes e a estrutura turística é bem básica, com poucas pousadas (algumas à beira-mar) e restaurantes, o que de fato confere ao lugarejo um clima de total sossego e relaxamento.

Uma das atrações que encantam os turistas é o encontro das águas do rio Camaratuba com o mar. Na maré baixa, dá para cruzar a foz à pé e conhecer as praias da reserva indígena da região. Da mesma forma, trilhas ecológicas também fazem parte das principais atividades oferecidas aos visitantes. A principal delas, a ‘Trilha do Parque Ecológico do Caranguejo-Uçá’, tem início dentro do mangue e percorre uma parte do Rio Camaratuba e o passeio termina no mar. 

10. Praia do Jacaré, Cabedelo

jurandy do sax em praia do jacarc3a9 gusg777 wikiedia commons - Confira nosso guia com 10 praias para você curtir no litoral da Paraíba
Praia do Jacaré: pôr do sol ao som de Bolero de Ravel. Foto: Viagem e Turismo/Abril

Entre todas as praias da Paraíba, a Praia do Jacaré é inegavelmente o maior atrativo para os turistas. A praia, que fica em Cabedelo, ganhou fama devido a um artista local, Jurandy do Sax, que, dentro de uma canoa no meio do Rio Paraíba, entoa o Bolero de Ravel todo o santo dia na mesma hora.

A praia fluvial não é um local para você passar o dia nadando ou aproveitando a água, mas sim para ir no final do dia curtir o espetacular pôr do sol. No local, há uma feirinha com diversas barracas onde você encontrará os mais variados artesanatos.