Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ

Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ

Escrito por  Time Levarti| April 6, 2021 em  Rio de Janeiro

A 170 km da capital do Rio, a Região dos Lagos tem algumas das praias mais bonitas e conhecidas do país; algumas…

A 170 km da capital do Rio, a Região dos Lagos tem algumas das praias mais bonitas e conhecidas do país; algumas até intituladas como “O Caribe Brasileiro”.

A principio, eram os cariocas que lotavam essas faixas de areia, principalmente nos finais de semana; e é assim até hoje. Mas já há algum tempo que o destino vem sendo descoberto por viajantes de todo o país: a região dos Lagos é um destino fácil de ser visitado e cabe em todos os bolsos.

Melhores praias da Região dos Lagos

As principais praias da Região dos Lagos estão nas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Assim, esses três destinos, juntos, respondem por boa parte dos visitantes que vão à região.

Mas o melhor mesmo é saber que você encontrará por lá praias indiscutivelmente sensacionais. E acredite, são muitas!

Para te ajudar a decidir, preparamos este post com 8 indicações de melhores praias da Região dos Lagos; você pode escolher a sua predileta e planejar sua próxima viagem até lá.


MAPA COM AS MELHORES PRAIAS DA REGIÃO DOS LAGOS


1. Praia do Forno, Arraial do Cabo

Melhores praias da Região dos Lagos: Praia do Forno.
Melhores praias da Região dos Lagos: Praia do Forno.

A Praia do Forno é uma das mais lindas da Região dos Lagos; recebe esse nome especialmente por ter a temperatura um pouco mais alta que as outras praias de Arraial do Cabo, famosa pelo mar frio.

Assim, é uma das melhores praias da Região dos Lagos para banhos e prática de mergulho: por lá, você encontrará muita gente com seu snorkel fazendo flutuação e observando os peixinhos e corais.

O acesso a ela é feito por uma trilha com percurso em média de 15 minutos, ou através de barcos a partir da Praia dos Anjos. Prefira ir a pé, o mirante no alto da trilha que leva à Praia do Forno é um dos mais belos cenários dessa região.

2. Praia Grande, Arraial do Cabo

Praia Grande é uma das mais populares de Arraial do Cabo, recebendo todos os dias famílias, grupo de amigos, surfistas e moradores locais. Crédito obrigatório: Viajando na Janela.
Praia Grande é uma das mais populares de Arraial do Cabo, recebendo todos os dias famílias, grupo de amigos, surfistas e moradores locais. Crédito obrigatório: Viajando na Janela.

A mais frequentada praia de Arraial do Cabo é um lugar de contrastes. No canto esquerdo, a calmaria de uma piscina de águas cristalinas ao lado do Pontal do Atalaia; à direita, ondas pra nenhum surfista botar defeito. Tudo isso na areia branquinha que indiscutivelmente, faz jus ao título de “Caribe Brasileiro”.

Ao mesmo tempo, é também umas das melhores praias da Região dos Lagos para curtir um pôr do sol inesquecível.

3. Praia do Forte, Cabo Frio

melhores praias da Região dos Lagos: Praia do Forte, Cabo Frio – RJ
Praia do Forte — Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1

A principal praia de Cabo Frio é também uma das praias urbanas mais bonitas da Região dos Lagos e por conseguinte, ideal para quem não abre mão de uma boa infraestrutura e belas paisagens.

Ela fica na Avenida do Contorno, na região central, e perto de vários hotéis e restaurantes. O mar costuma ter a coloração azul–turquesa, por causa do fenômeno da ressurgência, mas, infelizmente, é frio e bastante agitado. Assim, o local é um dos prediletos dos surfistas.

No canto esquerdo da praia, o Forte de São Mateus é a atração histórica que da nome à praia. Entram na lista (de atrativos) o enorme calçadão repleto de barzinhos e quiosques, e, a extensa faixa de areia branquinha, com espaço para todos.

4. Ilha do Japonês, Cabo Frio

Ilha do Japonês, Cabo Frio
Ilha do Japonês, Cabo Frio. Crédito obrigatório: Guia Melhores Destinos.

Bem próximo ao centro de Cabo Frio fica a Ilha do Japonês, uma opção menos conhecida entre os turistas mas que certamente merece uma visita.

Ela está localizada dentro de uma enseada, banhada pela Lagoa de Araruana, e pode ser acessada por pequenos barcos que fazem o trajeto de ida e volta por seis reais.

O ambiente é super charmoso e ideal para passar um dia de perfeita tranquilidade: tem águas calmas e cristalinas e vegetação abundante ao redor.

A única desvantagem é que não existe nenhum tipo de infraestrutura por lá; assim, é bom levar comidas e bebidas para forrar o estômago, além de uma cadeira de praia.

5. Praia do Peró, Cabo Frio

A Praia do Peró é sem dúvidas um ótimo lugar para quem quer fugir dos burburinhos de praias mais agitadas na Região dos Lagos. Crédito obrigatório: Carlos Erbs/MTur

Situada a quase 7 km do centro de Cabo Frio, a Praia do Peró combina estrutura adequada, com restaurantes e quiosques em frente à areia, mar em tons de verde–esmeralda e no seu canto esquerdo, uma longa faixa de areia rodeadas por bonitas dunas, ideal para curtir caminhadas à beira–mar.

Vizinha à ela, separada apenas por uma pequena formação rochosa, fica a Praia das Conchas; opção mais adequada para quem viaja com crianças, por conta do mar mais tranquilo e menor número de frequentadores.

6. Azeda e Azedinha, Búzios

As praias da Azeda e Azedinha têm mar calmo, ambiente rústico e são de fato, lindas!
As praias da Azeda e Azedinha têm mar calmo, ambiente rústico e são de fato, lindas! Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Com águas calmas e esverdeadas e um ambiente rústico, super charmoso, a dupla Azeda e Azedinha formam, inegavelmente, uma das mais belas paisagens da Região dos Lagos.

Ficam no canto direito do centro de Búzios, depois da internacionalmente conhecida Orla Bardot e do Porto dos Pescadores. O local é ideal para a prática de snorkel, principalmente na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais.

Por outro lado, como são bem pequenas, o espaço na areia é concorridíssimo. Assim, quem quiser aproveitar um clima mais tranquilo precisa chegar cedo, antes que a faixa de areia fique abarrotada de gente.

7. Praias de João Fernandes e João Fernandinho, Búzios

Melhores praias da região dos Lagos: Praia de João Fernandinho vista a partir da escada de acesso à praia.
Praia de João Fernandinho vista a partir da escada de acesso à praia. Crédito obrigatório: Guia Melhores Destinos

Consideradas as praias preferidas dos turistas estrangeiros na Região dos Lagos, principalmente por ficar perto dos resorts e hotéis de Búzios, as praias de João Fernandes e João Fernandinho parecem grandes piscinas naturais.

As duas praias estão lado a lado, mas não há acesso que leve direto de uma para a outra. A irmã maior, João Fernandes, tem boa infraestrutura e pode ser acessada de carro. Já a irmã menor, João Fernandinho, é mais rústica e tem acesso por uma escadaria na beira da rua.

Ambas são ótimas para prática de atividades como SUP, caiaque e snorkeling, mas ao mesmo tempo, para quem quer simplesmente aproveitar o dia sem preocupações. Também são boas pedidas para quem viaja com crianças, especialmente por terem mar muito calmo.

8. Praia de Geribá, Búzios

Melhores praias da Região dos Lagos: Praia de Geribá, Arraial de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Finalizando nossa lista com as melhores praias da Região dos Lagos, a praia de Geribá é daquelas espaçosas e com mar bem agitado; por isso, não é uma das mais indicadas para banhos.

Por outro lado, é uma boa pedida para quem gosta de movimento, infraestrutura e principalmente, praticar esportes como surfe e windsurfe. Além do que, na alta temporada é uma das poucas praias de Búzios onde você não ficará com aquela sensação de super lotação.

 O canto direito da praia é mais vazio, enquanto o centro é mais agitado e o canto esquerdo tem o mar mais calmo.

Melhores praias da Região dos Lagos: Praia de Geribá, Búzios – RJ
Praia de Geribá, Búzios – RJ. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 passeios gratuitos para se fazer no Rio de Janeiro

May 10, 2021

Conheça essas dicas incríveis para turbinar seu passeio na cidade maravilhosa! O Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do país e…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

May 5, 2021

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal,…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]

April 7, 2021

Quais as melhores praias de Búzios? Armação de Búzios ou simplesmente “Búzios”, é um município situado no estado do Rio de Janeiro,…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
Quando ir a Arraial do Cabo: melhor época para viajar

April 6, 2021

Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo? Você pode ir a Arraial do Cabo em qualquer época do ano e…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
Como chegar a Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro [Guia com todos os modais]

April 5, 2021

Como chegar a Arraial do Cabo? Arraial do Cabo está localizada a 165 Km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos,…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
O que fazer em Arraial do Cabo: planeje sua viagem

April 1, 2021

Quais os melhores passeios em Arraial do Cabo? Arraial do Cabo está na famosa Região dos Lagos do estado do Rio de…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 praias para conhecer em Arraial de Búzios – Rio de Janeiro

October 27, 2020

Cerca de 2h30 viajando de carro separam a capital carioca de Arraial de Búzios, um dos destinos mais encantadores do litoral do…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
Ilha Grande RJ – 8 passeios essenciais para fazer na região

November 19, 2019

Ilha Grande, a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, é um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro….

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Museu do Amanhã RJ – Exposições, como chegar e quando visitar

August 26, 2019

A vida cultural da cidade do Rio de Janeiro é extremamente pulsante e um fator que sem dúvidas chama atenção de todo…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.