A 170 km da capital do Rio, a Região dos Lagos tem algumas das praias mais bonitas e conhecidas do país; algumas até intituladas como “O Caribe Brasileiro”.

A principio, eram os cariocas que lotavam essas faixas de areia, principalmente nos finais de semana; e é assim até hoje. Mas já há algum tempo que o destino vem sendo descoberto por viajantes de todo o país: a região dos Lagos é um destino fácil de ser visitado e cabe em todos os bolsos.

Melhores praias da Região dos Lagos

As principais praias da Região dos Lagos estão nas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Assim, esses três destinos, juntos, respondem por boa parte dos visitantes que vão à região.

Mas o melhor mesmo é saber que você encontrará por lá praias indiscutivelmente sensacionais. E acredite, são muitas!

Para te ajudar a decidir, preparamos este post com 8 indicações de melhores praias da Região dos Lagos; você pode escolher a sua predileta e planejar sua próxima viagem até lá.


MAPA COM AS MELHORES PRAIAS DA REGIÃO DOS LAGOS


1. Praia do Forno, Arraial do Cabo

praia do forno - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Melhores praias da Região dos Lagos: Praia do Forno.

A Praia do Forno é uma das mais lindas da Região dos Lagos; recebe esse nome especialmente por ter a temperatura um pouco mais alta que as outras praias de Arraial do Cabo, famosa pelo mar frio.

Assim, é uma das melhores praias da Região dos Lagos para banhos e prática de mergulho: por lá, você encontrará muita gente com seu snorkel fazendo flutuação e observando os peixinhos e corais.

O acesso a ela é feito por uma trilha com percurso em média de 15 minutos, ou através de barcos a partir da Praia dos Anjos. Prefira ir a pé, o mirante no alto da trilha que leva à Praia do Forno é um dos mais belos cenários dessa região.

2. Praia Grande, Arraial do Cabo

praia grande arraial do cabo 1 1024x635 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Praia Grande é uma das mais populares de Arraial do Cabo, recebendo todos os dias famílias, grupo de amigos, surfistas e moradores locais. Crédito obrigatório: Viajando na Janela.

A mais frequentada praia de Arraial do Cabo é um lugar de contrastes. No canto esquerdo, a calmaria de uma piscina de águas cristalinas ao lado do Pontal do Atalaia; à direita, ondas pra nenhum surfista botar defeito. Tudo isso na areia branquinha que indiscutivelmente, faz jus ao título de “Caribe Brasileiro”.

Ao mesmo tempo, é também umas das melhores praias da Região dos Lagos para curtir um pôr do sol inesquecível.

3. Praia do Forte, Cabo Frio

praia–do–forte - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Praia do Forte — Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1

A principal praia de Cabo Frio é também uma das praias urbanas mais bonitas da Região dos Lagos e por conseguinte, ideal para quem não abre mão de uma boa infraestrutura e belas paisagens.

Ela fica na Avenida do Contorno, na região central, e perto de vários hotéis e restaurantes. O mar costuma ter a coloração azul–turquesa, por causa do fenômeno da ressurgência, mas, infelizmente, é frio e bastante agitado. Assim, o local é um dos prediletos dos surfistas.

No canto esquerdo da praia, o Forte de São Mateus é a atração histórica que da nome à praia. Entram na lista (de atrativos) o enorme calçadão repleto de barzinhos e quiosques, e, a extensa faixa de areia branquinha, com espaço para todos.

4. Ilha do Japonês, Cabo Frio

praia cabo frio 32 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Ilha do Japonês, Cabo Frio. Crédito obrigatório: Guia Melhores Destinos.

Bem próximo ao centro de Cabo Frio fica a Ilha do Japonês, uma opção menos conhecida entre os turistas mas que certamente merece uma visita.

Ela está localizada dentro de uma enseada, banhada pela Lagoa de Araruana, e pode ser acessada por pequenos barcos que fazem o trajeto de ida e volta por seis reais.

O ambiente é super charmoso e ideal para passar um dia de perfeita tranquilidade: tem águas calmas e cristalinas e vegetação abundante ao redor.

A única desvantagem é que não existe nenhum tipo de infraestrutura por lá; assim, é bom levar comidas e bebidas para forrar o estômago, além de uma cadeira de praia.

5. Praia do Peró, Cabo Frio

Praia–do–Peró 1024x683 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
A Praia do Peró é sem dúvidas um ótimo lugar para quem quer fugir dos burburinhos de praias mais agitadas na Região dos Lagos. Crédito obrigatório: Carlos Erbs/MTur

Situada a quase 7 km do centro de Cabo Frio, a Praia do Peró combina estrutura adequada, com restaurantes e quiosques em frente à areia, mar em tons de verde–esmeralda e no seu canto esquerdo, uma longa faixa de areia rodeadas por bonitas dunas, ideal para curtir caminhadas à beira–mar.

Vizinha à ela, separada apenas por uma pequena formação rochosa, fica a Praia das Conchas; opção mais adequada para quem viaja com crianças, por conta do mar mais tranquilo e menor número de frequentadores.

6. Azeda e Azedinha, Búzios

praia–da–azeda–búzios 1 1024x682 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
As praias da Azeda e Azedinha têm mar calmo, ambiente rústico e são de fato, lindas! Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Com águas calmas e esverdeadas e um ambiente rústico, super charmoso, a dupla Azeda e Azedinha formam, inegavelmente, uma das mais belas paisagens da Região dos Lagos.

Ficam no canto direito do centro de Búzios, depois da internacionalmente conhecida Orla Bardot e do Porto dos Pescadores. O local é ideal para a prática de snorkel, principalmente na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais.

Por outro lado, como são bem pequenas, o espaço na areia é concorridíssimo. Assim, quem quiser aproveitar um clima mais tranquilo precisa chegar cedo, antes que a faixa de areia fique abarrotada de gente.

7. Praias de João Fernandes e João Fernandinho, Búzios

buzios praia joao fernandinho 001 1 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Praia de João Fernandinho vista a partir da escada de acesso à praia. Crédito obrigatório: Guia Melhores Destinos

Consideradas as praias preferidas dos turistas estrangeiros na Região dos Lagos, principalmente por ficar perto dos resorts e hotéis de Búzios, as praias de João Fernandes e João Fernandinho parecem grandes piscinas naturais.

As duas praias estão lado a lado, mas não há acesso que leve direto de uma para a outra. A irmã maior, João Fernandes, tem boa infraestrutura e pode ser acessada de carro. Já a irmã menor, João Fernandinho, é mais rústica e tem acesso por uma escadaria na beira da rua.

Ambas são ótimas para prática de atividades como SUP, caiaque e snorkeling, mas ao mesmo tempo, para quem quer simplesmente aproveitar o dia sem preocupações. Também são boas pedidas para quem viaja com crianças, especialmente por terem mar muito calmo.

8. Praia de Geribá, Búzios

praia–de–geribá–búzios 1024x682 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Melhores praias da Região dos Lagos: Praia de Geribá, Arraial de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Finalizando nossa lista com as melhores praias da Região dos Lagos, a praia de Geribá é daquelas espaçosas e com mar bem agitado; por isso, não é uma das mais indicadas para banhos.

Por outro lado, é uma boa pedida para quem gosta de movimento, infraestrutura e principalmente, praticar esportes como surfe e windsurfe. Além do que, na alta temporada é uma das poucas praias de Búzios onde você não ficará com aquela sensação de super lotação.

 O canto direito da praia é mais vazio, enquanto o centro é mais agitado e o canto esquerdo tem o mar mais calmo.

PRAIA–DE–GERIBA–BÚZIOS  1024x682 - Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ
Praia de Geribá, Búzios – RJ. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR