Localizada a 138 quilômetros de São Paulo, Socorro é de fato um dos melhores destinos no Brasil para quem gosta de esportes de aventura e contato com a natureza.

A cidade foi uma das primeiras no país a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas. Daí o fato de Socorro ser conhecida também como “Cidade da Aventura”.

Atrativos como trilhas, rafting, cachoeiras, circuitos de arvorismo, passeios a cavalo e até mesmo de quadriciclo, são apenas algumas das opções do que fazer em Socorro.

E tudo isso se deve ao fato de o município ficar aos pés da Serra da Mantiqueira, localização extremamente favorável para esse tipo de atividade.

Outro destaque importantíssimo de Socorro é o fato de que a cidade é extremamente acessível, visto que várias atrações são pensadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade urbana.

Pets também são super bem-vindos: quase todos os meios de hospedagem e restaurantes estão preparados para recebê-los. Além da possibilidade de curtir alguns dos atrativos acompanhado do seu bichinho.

Rafting Petfriendly no Rio do Peixe Rios de Aventura 5 1024x682 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Rafting pet friendly no Rio do Peixe. Foto: ASTUR/Divulgação.

Ademais, Socorro também é bastante procurada por sua vocação no turismo de saúde e turismo de compras – primordialmente as fábricas de malhas foram os primeiros atrativos de Socorro.

Passeios em Socorro – SP: O que fazer em quais os principais atrativos da cidade

Confira a seguir o que fazer em Socorro, interior de São Paulo, e quais os principais passeios e atividades para aproveitar na cidade.

Conheça também outros incríveis destinos para você aproveitar em suas viagens de fim de semana, saindo de São Paulo.

Trilha das cachoeiras

Com cerca de 2 quilômetros de percurso (ida e volta), a trilha da cachoeira tem dificuldade de tranquila a moderada, sendo possível fazê-la acompanhado (a) do seu pet.

A parte mais radical é um morrinho que você vai subir e descer segurando uma corda. O passeio tem cerca de 1h30 de duração, com três paradas para banho, curtir e tirar fotos. Durante o percurso, acompanhado por instrutores, é bem comum encontrar macacos e uma grande diversidade de aves.

800x534 trilhas e cachoeiras mundaka 05 2 768x513 1 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Trilha das cachoeiras em Socorro-SP. Foto: Mundaka Aventura/Divulgação.

Rafting no Rio do Peixe

O rafting é antes de tudo uma das atividades mais marcantes entre os atrativos de Socorro. Ele é oferecido por diversas empresas e confere uma super experiência remando por alguns quilômetros em um bote no Rio do Peixe.

Há momentos mais calmos, perfeitos para aproveitar o visual da natureza, e outros mais radicais, que exigem atenção e coordenação.

Um guia acompanha em cada bote e há ainda um treinamento prático com todos os participantes antes de ir para as corredeiras. Além disso, durante a descida há uma pausa para flutuação no rio e para o escorrega na cachoeira.

Da mesma forma que a Trilha das Cachoeiras, o passeio pode ser realizado junto do seu PET (é cobrado um valor adicional).

Passeio de quadriciclo

Outra atrativo imperdível em Socorro são os passeios de quadriciclo. Realizados em várias estradinhas de terra, pelo chamado Caminho Turístico do Rio do Peixe, eles são perfeitos para você explorar as belas paisagens da Serra da Mantiqueira, enquanto aproveita o vento no rosto.

Assim como no rafting, inicialmente é preciso fazer um treinamento com orientação completa sobre o funcionamento do quadriciclo e também para que o guia avalie o grau de preparo do motorista. Mas basta alguns poucos minutos para se sentir seguro o suficiente para curtir ao máximo a experiência.

O passeio pode durar de 50 minutos a 1h20 e os preços variam não apenas pelo tempo, como também pelo circuito realizado.

Visitar os Parques

Visitar os parques em Socorro é uma excelente opção para quem quer encontrar várias atividades de lazer e aventura em um só lugar.

O Parque Monjolinho, por exemplo, oferece tirolesa, stand-up paddle, boia-cross, arvorismo, escalada, passeios de lancha e outros.

Sua estrutura inclui estacionamento gratuito, restaurante, vestiários com ducha quente e Wi–fi. Ademais, conta ainda com restaurantes e bebedouros exclusivos para Pets.

Monjol2 2 Shane 2018 1024x575 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Parque Monjolinho. Foto: ASTUR/Divulgação.

Por fim, o Parque dos Sonhos, premiado internacionalmente pelo World Responsable Tourism Awards pela qualidade de sua infraestrutura e pela acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferece atividades como pesca, passeios a cavalo, além de arvorismo e tirolesa.

Parque dos Sonhos cavalgada 5 Foto Cuca Jorge 1024x683 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Passeio a cavalo no Parque dos Sonhos – Socorro, SP. Foto: ASTUR/Divulgação.

Conhecer os Mirantes

Socorro tem dois mirantes principais que oferecem uma visão panorâmica não só da cidade mas também das fazendas locais. Os mais famosos são o Mirante do Cristo, que similarmente ao Rio de Janeiro , tem uma estátua do Cristo Redentor (reduzida) e o Mirante da Pedra da Bela Vista,

O Mirante do Cristo é o mais próximo do centro da cidade e por conseguinte, o mais fácil de chegar. A estrada até o pico é completamente asfaltada e no local há ainda, opções de lanchonetes, banheiros e estacionamento gratuito.

mirante cristo 1024x546 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Mirante do Cristo em Socorro, SP. Foto: Bruna Nobrega/Carpe Mundi

Já o Mirante da Pedra é o ponto mais alto do município, com 1.250 metros de altitude. De lá, pode-se contemplar não só a vista de Socorro como também da vizinha Serra da Negra e Minas Gerias. No fim de semana, o espetáculo fica ainda mais bonito com acompanhamento de música ao vivo.

Centro Histórico

Da mesma forma que muitas outras cidades do interior, Socorro tem um bonito centro histórico, daqueles com igrejinhas e antigos casarões que fazem parte principalmente da história e identidade local.

Não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde também está a famosa placa da cidade e o antigo Casarão Alcindo de Oliveira Santos. Em seguida, vá até o Museu Municipal, o Palácio das Águias e por fim, visite a Estação Socorro, antiga estação da companhia mogiana de estradas de ferro.

Visitar a Gruta do Anjo

gruta do anjo 3 1 - Conheça 8 super atrativos para você curtir em Socorro-SP – a Cidade Aventura
Interior da Gruta do Anjo. Foto: reprodução / Pousada do Anjo

Antiga mina de extração de quartzo, a Gruta do Anjo transformou-se em um dos principais atrativos de Socorro, logo depois de sofrer infiltrações, ao longo do tempo, que criaram uma piscina natural com até 4 metros de profundidade.

No interior da gruta diversos túneis servem de moradia para peixinhos coloridos, avistados durante passeios de pedalinhos disponíveis no local (não é permitido nadar). Parte do interior da gruta é iluminada por led, facilitando a visibilidade da curiosa formação rochosa.

Fazer compras

As diversas opções de passeios em Socorro facilmente garantem um roteiro cheio de atividades ao longo de vários dias, nesse meio tempo, também dá pra sair às compras e aproveitar por exemplo, o Circuito Outlet, a Feira Permanente de Malhas e o Shopping Moda da Fábrica.

Esses locais concentram a maior parte das lojas da cidade, de tal forma que é possível encontrar basicamente de tudo por lá. Tudo com preços excelentes – no atacado e varejo.

Há ainda cervejarias artesanais, como a Quinta do Malte, que oferece visitas guiadas pela fábrica e uma loja com todos os rótulos bem como lojas de artesanato, de cachaças e mais.