Muito se debate hoje em dia acerca da mulher e do seu lugar no mundo, ao passo que elas cada vez mais querem conhecê-lo e, por que não, conquistá-lo?

Uma pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em fevereiro de 2017 em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que 21% das mulheres entrevistadas naquele período teriam intenção de viajar nos próximos 6 meses.

Similarmente, o estudo revelou ainda que 17,8% dessas mulheres com intenção de viajar o fariam sozinhas. E este número era 50% maior que o indicador masculino para o mesmo período.

Por consequência, há que se pensar em estratégias e suportes para que as mulheres possam viver seus sonhos pelo mundo em segurança.

É sabido que estamos longe do ideal em igualdade de gênero e que a mulher ainda é alvo de muito constrangimento, para dizer o mínimo, e até de violências definitivas em diversos lugares ao redor do mundo.

Sendo assim, listamos os melhores destinos – nacionais e internacionais – considerados seguros para mulheres viajarem sozinhas e como não poderia deixar de ser, algumas dicas importantes, principalmente para quem está fazendo as malas sozinha pela primeira vez.

Destinos seguros para mulheres no mundo 

people 2584192 1920 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Imagem de StockSnap por Pixabay 

É cada vez maior o número de mulheres se lançando na incrível jornada da viagem solo.

Para quem está ainda escolhendo o destino da sua primeira viagem sozinha – internacional ou nacional – fizemos uma lista com 6 super destinos para essa empreitada. Confira!

1. Islândia

É de conhecimento quase geral entre as amantes de viagens que a Islândia é um olimpo de recursos naturais e muitas, mas muitas paisagens belíssimas e únicas.

O destino é um sonho de consumo de muita gente. Seja para observar o maravilhoso fenômeno da aurora boreal; caminhar na praia de areia negra; divertir-se nos lagos congelados; curtir as tradicionais trilhas e escaladas… a Islândia é o próprio paraíso na terra e não faltam motivos para afirmamos isso.

WhatsApp Image 209 07 05 at 15.40.58 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
A aurora boreal é um dos maiores atrativos da Islândia – Foto: Simon Migaj
WhatsApp Image 2019 07 05 at 15.40.57 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Praias de areia negra na Islândia – Foto: Casey Allen

A Islândia ainda possui gêiseres, lagos de águas termais, vulcões, cachoeiras, além das famosas casinhas de gelo tradicionais na região, bem como ainda as cavernas de gelo.

O país é o número 1 no mundo em igualdade de gênero. Tendo sido inclusive, o primeiro país a criar, em 2018, uma lei que obriga as empresas a obedecerem e regulamentarem a igualdade salarial entre homens e mulheres.

Quase 50% do parlamento que votou por esta lei é composto por mulheres. Parece um sonho, não?

2. Nova Zelândia

WhatsApp Image 2019 07 0 at 15.41.55 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
A Nova Zelândia é o destino dos senhos de muitas viajantes – Foto: Tyler Lastovich

Outro país que enche os olhos com paisagens surpreendentes é a Nova Zelândia.

Apesar do tamanho pequeno e dos quase somente 5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia surpreende e muito quem busca por cenários deslumbrantes.

Só para ilustrar, montanhas, praias, trilhas, lagos e tantas outras riquezas naturais, formam esse pequeno lugar remoto do mundo.

WhatsApp Image 2019 07 05 at 15.41.54 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Nova Zelândia – Foto: Ketan Kumawat

É comum por aqui a prática do bungy jumping, esqui, snowboard, paraquedismo, moutain bike, rapel, escalada e ainda muitos outros. E praticar todas essas modalidades esportivas em meio às vistas que a NZ nos oferece é inegavelmente inspirador e recompensador.

Por fim, no que se refere aos direitos das mulheres e como a sociedade e estado neo zelandeses as abraçam, o país foi o primeiro do mundo a instituir o voto feminino, ainda em 1893.

3. Uruguai

O país mais progressista da nossa querida América Latina não poderia estar de fora dessa lista. O Uruguai vem conquistando cada vez mais direitos para as minorias; saindo à frente inclusive de países europeus, de onde partiram muitos ideais libertários na sociedade como um todo.

portrait 3054499 1920 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Foto: Ronny K por Pixabay

Uma vantagem inegável para as mulheres brasileiras é que o Uruguai é aqui pertinho, visto que o país é de fácil acesso e com preços também bem vantajosos para quem quer economizar.

Seja como for, esse charmoso país latino, através de seus principais destinos é ideal para diversos tipos de viajantes.

Praias exuberantes e faróis com vistas lindíssimas? Pode chegar por aqui! Vida noturna agitada por gente do mundo todo em diversas atrações diferentes? Punta del Este é uma excelente pedida.

A capital Montevidéu é imperdível para quem curte programas mais culturais e históricos, visto que uma simples caminhada pelo centro da cidade por si só já é uma aula imersiva e prática. A cidade, assim como diversos destinos uruguaios também é incrível para amantes de uma boa gastronomia.

montevideo 3603950 1920 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Montevidéu, Uruguai – Foto: Ronny K por Pixabay

O país conta ainda com lugares inegavelmente charmosos e acolhedores, como a Colonia Del Sacramento, ideal para àquelas viajantes que gostam de tours mais tranquilos. A cidadezinha tem muitas construções tombadas por inúmeras ruas e só um passeio por aqui é de encher os olhos.

Ademais não faltam opções nesse país que só cresce e desponta em direitos humanos e políticas prósperas para as mulheres.

Destinos seguros para mulheres pelo Brasil

1. Jericoacoara

Dentro de um dos cenários mais paradisíacos e desejados por turistas brasileiros, a vila de Jericoacoara é sem dúvidas, uma excelente opção para mulheres que desejam viajar sozinhas.

A tranquila e rústica vila de pescadores recebe públicos diversos todos os dias. O turismo aqui é a principal fonte de renda e a vila não para.

Jericoacoara é ideal para àquelas viajantes que buscam sobretudo, sossego ou mesmo aventura e muita diversão. Tudo isso, dentro de um cenário encantador e deslumbrante que há muito vem atraindo os olhos do mundo para esse finzinho do litoral oeste do Ceará.

WhatsApp Image 2019 07 05 at 16.37.28 1024x683 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
O cenário da Praia de Jericoacoara é um dos mais encantadores do litoral cearense – Foto: Levarti
WhatsApp Image 2019 07 05 at 16.378 1024x683 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Lagoa do Paraíso em Jericoacoara – Foto: Levarti

A tranquilidade de Jeri somado ao engajamento de tantos turistas, possibilita uma experiência tranquila para as mulheres que resolvem fazer a tão sonhada viagem sozinha.

Jeri possui ainda uma agitada vida noturna, de fato, com opções para diversos gostos e bolsos. No centrinho da vila, há boas opções de restaurantes, bares e lojinhas que ficam abertas até mais tarde.

É possível ainda encontrar ótimos passeios por Jeri e regiões vizinhas. Seja de buggy, quadriciclo ou nas famosas jardineiras compartilhadas.

2. Ouro Preto

A principal das cidades históricas de Minas é mais uma excelente pedida para mulheres que viajam sozinhas.

Praticamente um museu à céu aberto, Ouro Preto recebe turistas todos os dias, sendo também um dos principais destinos do Brasil.

Mais uma cidadezinha ideal para aquela turista que busca por tranquilidade e aconchego, tudo isso em meio à ladeiras de paralelepípedo e muitas construções tombadas, datadas até da era colonial brasileira.

WhatsApp Image 2019 07 at 16.28.25 1024x681 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Ladeiras de Ouro Preto – Foto: Ministério do Turismo

O charme e requinte de Ouro Preto somado à simplicidade e simpatia do povo mineiro, é realmente convidativa e imperdível.  

Ouro Preto é ainda uma opção e tanto para a turista que curte programas culturais; contando com intensa programação o ano inteiro, bem como para aquelas que amam gastronomia.

WhatsApp Image 2019 07 05 at 16.28.24 1024x681 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas
Ouro Preto é considerado um dos destinos mais seguros para mulheres viajarem sozinhas

Outra coisa que vale muito a pena para quem vem à Ouro Preto é esticar um pouco mais e passar por outras cidades históricas ali pertinho, como Tiradentes, São João del Rei e Mariana.

Estes passeios são um roteiro que mergulha na história e entra-se muito em contato com o Brasil de outrora. Vale muito a pena buscar por esses trajetos enquanto se observa o charme das ruas históricas e irresistíveis.

3. Curitiba

Saindo um pouco da rota das cidades pequenas trazemos agora em nossa última indicação a verde e maravilhosa Curitiba.

Como boa capital nacional, Curitiba dispõe de muitos atrativos diferentes para numerosos tipos de pessoas. Aqui é possível fazer passeios por parques só para dar aquela descansada ou relaxar, ou simplesmente para olhar em volta.

A cidade tem um caráter mais contemplativo. Então apesar de ser das capitais mais importantes, é também moderadamente calma, serena e até mesmo um pouco desacelerada se comparada à outras cidades grandes do Brasil.

Aqui é possível curtir num ritmo mais lento a cidade. Alugar uma bike para chegar a um café, ou mesmo às cervejarias artesanais, inegavelmente muito populares por aqui.

Falando em bike, a cidade conta com 190 km de vias e faixas para os ciclistas, sendo principalmente, uma ótima opção para se passear pela cidade.

A vida cultural de Curitiba também é um charme à parte. Contando com muitos museus, como o arrojado e moderno Museu Oscar Niemeyer, parada obrigatória para todo turista que passa por aqui.

WhatsApp Image 2019 07 05 at 16.27.01 1024x680 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas

Os centros culturais e os cafés da cidade são outras excepcionais opções. Dessa forma, esses ambientes são alguns dos melhores para quem viaja sozinha, ideais para contemplar e curtir sem pressa.

Semelhantemente, os parques de Curitiba também são imperdíveis; e a cidade conta com muitos deles. O mais conhecido e visitado é o lindíssimo Jardim Botânico, uma estufa com estrutura de vidro e ainda diversas flores em volta.

O Parque Tanguá também é muito agradável, além de ser possível ver daqui um pôr do sol incrível do alto do mirante do parque.

WhatsApp Image 2019 07 0at 16.27.01 1024x680 - Destinos seguros para mulheres viajarem sozinhas

Dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas 

1. Faça um seguro viagem

O seguro viagem é primordial para quem quer viajar despreocupada. Ele pode auxiliá-la em diversos imprevistos, como de saúde, acidentes, assistência médica e até em caso de falecimento.

Logicamente não viajamos pensando que algo de ruim aconteça, mas é bom estar preparada e protegida caso necessário. Para embarcar em alguns destinos do mundo aliás, possuir seguro viagem é obrigatório.

Quer saber mais sobre seguro viagem? Confira nossa publicação especial aqui!

2. Pesquise bastante

Pesquisar sobre o destino escolhido é fundamental para qualquer viajante sempre. Mas no nosso caso das mulheres, é preciso ater-se à coisas específicas também.

A princípio, é importante pesquisar sobre normas e culturais e sociais, no caso de viagens estrangeiras principalmente. Cada destino do mundo tem as suas normas específicas e é preciso estar atento em como é ser mulher nesses lugares, como são vistas e os direitos que possuem.

3. Hospedagem estratégica

Para as mulheres que viajam sozinhas, outro fator que pode ajudar muito na segurança é a hospedagem. Algumas dicas envolvem estar em uma zona urbana movimentada, onde não seja um problema você chegar sozinha a qualquer hora, pois sempre terá um bar, restaurante ou casa noturna por exemplo ali por perto à pleno funcionamento.

Para as que gostam de desbravar os destinos caminhando ou de bike por exemplo, considere hospedar-se em regiões de fácil acesso e próxima aos lugares que você mais deseja visitar, caso dê para conciliar os passeios e visitas.

4. A internet e os apps como aliados

Outra dica importante é a de que temos o poder em nossas mãos através do celular. Tenha sempre em seu celular (com internet móvel sempre, por favor!) aplicativos que possam ajudar.

Compartilhe sempre seu roteiro com amigos e familiares. Salve roteiros e mapas off line também, tudo isso ajuda muito. Tenha algum aplicativo de tradução afim de ajudá-la na comunicação em países estrangeiros. Outra boa dica são aplicativos que a ajudarão a circular mais facilmente pelos transportes públicos de onde estiver.

5. Tenha telefones úteis com você

É importante lembrar também que imprevistos acontecem e o celular pode descarregar, acabar os dados móveis e coisas do tipo. Tenha com você também em papel impresso números de emergência como o da polícia, do hotel, hostel, ou pousada em que estiver, bem como da embaixada do Brasil no país em que você estiver, se for este o caso.

Possua também números de familiares e amigos fora e dentro de seu destino, se houver alguém. Se proteja de todas as formas possíveis mas também não fique paralisada pelo medo, o mundo nos espera! 


Este conteúdo faz parte de uma série de publicações com dicas e informações práticas para ajudar a organizar sua viagem. Confira as publicações anteriores.