Localizada a cerca de 80 km do Parque Nacional Los Glaciares, El Calafate é a base para se descobrir algumas das paisagens mais impressionantes da Patagonia Argentina.

Conhecida como a Terra dos Glaciares, a pequena cidade, que não tem mais que 25 mil habitantes, recebeu esse nome devido ao fruto de um arbusto da região – os calafates – que estão espalhados por todos os lados e são inclusive, utilizados no preparo de doces, geleias, sorvetes e licores.

O principal atrativo da cidade, sem dúvidas, é Perito Moreno, uma geleira com incríveis 250 quilômetros de área (mais que uma Buenos Aires inteira!), surpreendentemente acessível e capaz até de arrancar lágrimas dos visitantes que a avistam pela primeira vez.

O que fazer e por que visitar a El Calafate

Fundada em 1927, El Calafate atualmente se destaca como um dos destinos mais populares da Patagônia. Muita gente que vai conhecer Ushuaia decide aproveitar e estender até a cidade, atraídos principalmente por Perito Moreno.

Contundo, El Calafate tem ainda uma série de outras opções para deixar o seu roteiro ainda mais completo. O charme da cidade já é por si só, um atrativo e tanto. A avenida central, Del Libertador General San Martín, é apinhada de lojinhas de souvenires e lembrancinhas, bares e restaurantes.

O centro comercial “La Aldeia de los Gnomos” é um dos pontos mais visitados, por lembrar muito o ‘beco diagonal’ do filme Harry Potter. Imperdível!

Melhores passeios em El Calafate

Não a toa El Calafate é conhecida como a Terra dos Glaciares. Durante o ano todo é possível apreciar o Perito Moreno de diversos ângulos; e uma das opções mais pedidas é através de uma caminhada por mais de 4 km de passarelas construídas a 200 metros de distância em torno da geleira.

O trajeto do centro da cidade até o Parque Los Glaciares não dura mais que uma hora e meia. E mesmo antes de chegar ao local, já dá pra avistar o imponente monumento de gelo.

O mais incrível é que esse mesmo parque ainda abriga os maiores glaciares do mundo, exceto os da Antártida – O Glaciar Spegazzini, Uppsala, O’nelli, entre outros.

Mini trekking pelo Glaciar Perito Moreno

0acb28e3 6b21 4801 88c6 0f8d03ba9fba e1495895595650 - El Calafate: a Terra dos Glaciares na Patagonia Argetina

Passeio mais procurado pelos turistas, o mini trekking é uma das experiências mais incríveis para se fazer no Parque Los Glaciares.

Existem duas modalidades: o Mini trekking e o Big Ice. Em ambos os passeios, inicialmente é feita uma navegação rápida até o ponto de partida para o trekking na geleira. A trilha do mini trekking leva cerca de 20 minuto; já a trilha no Big Ice, pouco mais de uma hora. Completada esta etapa, os calçados recebem o reforço de grampões, e a aventura começa.

A dificuldade da trilha é moderada e a superfície de gelo sobre a qual você caminhará é irregular, porém firme e segura. Durante o passeio o guia passa informações sobre a flora, fauna e glaciologia geral da região e também sobre os fenômenos específicos que ocorrem na Geleira Perito Moreno, incluindo o que pode eventualmente causar seu rompimento.

Ao final do percurso é servida a tradicional dose de whisky com gelo próprio glaciar. Imperdível!

Rios de Hielo

20150301 111316 edited e1495895375814 - El Calafate: a Terra dos Glaciares na Patagonia Argetina
Rios de Hielo – El Calafate. Créditos da imagem: Brasileiros em Ushuaia

Embarcar em um catamarã para navegar pelo maior e mais austral lago da Patagonia Argentina já é uma experiência singular.

São 5 horas de navegação passando por paisagens impressionantes, entre elas a geleira Upsala; o glaciar Spegazzini – uma das vistas que certamente você mais irá fotografar; e o glaciar Seco (o mais alto dos glaciares). Durante o percurso o barco faz pequenas pausas junto a portentos blocos de gelo – que infelizmente, tem a ver com o acelerado processo de perda de superfície da geleira.

Os catamarãs partem diariamente rumo às geleiras a partir do porto de Punta Bandeira, a 50 km de El Calafate. Você pode optar por ir na parte interna – mais quentinha – ou na parte externa, de pé, durante a maior parte do tempo a bordo.

Glaciares Gourmet

gourmet - El Calafate: a Terra dos Glaciares na Patagonia Argetina
Mais exclusivo, o passeio Glaciares Gourmet proporciona uma experiência mais pessoal entre o visitante e maravilhoso Parque Los Glaciares. Créditos da imagem: Brasileiros em Ushuaia

A partir de um porto privado, às margens do Lago Argentino, os visitantes embarcam em ‘cruzeiros’ que levam em direção ao Glaciar Upsala. Ao longo de todo o lago é possível avistar as belezas da Punta Avellaneda e a Boca del Diablo. Depois, rumo ao sul, o barco navega ao encontro do majestoso Glaciar Spegazzini, com suas paredes de até 135 metros acima do nível do lago.

Neste ponto é servido um almoço preparado especialmente para essa ocasião, com bebidas inclusas. Ainda no Canal Spegazzini é feita outra parada, dessa vez na Bahia Puesto de las Vacas, para uma caminhada guiada com direito a vistas panorâmicas de tirar o fôlego.