Encontrar uma boa promoção de passagens aéreas – principalmente no período das férias – as vezes pode ser um fator decisivo entre viajar ou não.

Decerto, com o crescente aumento no preço dos bilhetes, custos com bagagens e até marcação de assentos, é notório que nos último meses ficou mais caro viajar de avião.

Abaixo, listamos as principais dicas para você comprar passagens aéreas mais baratas.

1. Descubra quando é mais barato viajar

airport 2373727 1280 - Como encontrar passagens aéreas mais baratas
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Se você precisa mesmo viajar nas Altas Temporadas dificilmente encontrará um preço mais em conta. Mas ainda assim, algumas dicas como pesquisar voos durante a semana e horários mais alternativos (em geral voos na madrugada ou de manhã bem cedo) são boas alternativas para você encontrar preços menores.

A lógica é bem simples: nesses horários a procura é bem menor, o que obriga as companhias aéreas a oferecerem tarifas mais econômicas afim de obter a maior taxa de ocupação possível.

É importante ter em mente que essa regra nem sempre valerá para todas as rotas. Por exemplo: se o voo desejado só opera na madrugada, naturalmente, todos terão que comprar bilhetes para aquele horário específico.

2. Use os sites que comparam preços

Aqui vai uma dica super importante: pra que ficar com dezenas de páginas abertas, cadernos de anotações, calculadora etc. se você pode transferir todo esse trabalho para um único site?

É exatamente isso que os buscadores de preço fazem. Eles vasculham centenas de sites de companhias aéreas a procura de preços mais baratos, de acordo com a sua busca.

Algumas ferramentas adicionais como Alertas de preços – que notificam quando o preço do voo desejado baixou; Indicação de datas flexíveis – que exibem tarifas menores em datas alternativas, são mais uma das vantagens de utilizar esses sites.

Encontrou um preço bacana? Ainda assim nós recomendamos que verifique o preço junto a companhia aérea informada. Algumas delas vem criando estratégias de combate ao uso desses sites – que não são ilegais – como cobranças extras para bilhetes emitidos por eles.

3. Reserve com antecedência

airport 3511342 1280 - Como encontrar passagens aéreas mais baratas
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Há alguns anos existia o mito de que deixar para reservar no último minuto era uma boa alternativa para conseguir preços menores com as companhias áreas. Sobretudo para voos internacionais.

Mas atualmente, a posição geral da industria é a de que o momento ideal para comprar o bilhete é com ate 60 dias de antecedência (para voos internacionais). Isso segundo vários estudos feitos ao longo dos anos.

No caso dos voos nacionais, segundo o Guia Melhores Destinos, o período ideal é entre 25 e 40 dias na baixa temporada e de 60 a 90 dias na alta temporada.

Aqui vai uma outra dica: segundo um comunicado da Airlines Reporting Corporation, publicado em novembro de 2014, o melhor dia para se comprar uma passagem aérea é a terça-feira. 

As explicações para isso variam. Mas em geral, é quando as companhias áreas lançam suas promoções de passagens restantes, para tentar obter o máximo de ocupação.

4. Busque rotas alternativas

arrow 2564 1280 - Como encontrar passagens aéreas mais baratas
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Se não encontrar a oferta que procura e o destino for distante, uma ideia é pesquisar por rotas alternativas para chegar até seu destino final.

Escalas e conexões, por exemplo, fazem parte dessa estratégia criativa na hora de economizar. Se está planejando viajar na Europa, companhias aéreas low cost tendem a operar em aeroportos menores e com tarifas bem mais baratas que as grandes companhias.

Outro benefício são o tráfego menor para esses aeroportos e até custo de consumo mais baixo em lojas e restaurantes.

5. Use e abuse dos programas de milhagem

passport 3127934 1280 - Como encontrar passagens aéreas mais baratas

Numa publicação anterior, nós mostramos as inúmeras vantagens de fazer parte do programa de milhagem de alguma companhia aérea.

E claro, uma delas é justamente economizar na hora de comprar uma nova passagem. Reserve um tempo para conferir seus pontos e benefícios no programa. Em alguns deles, é possível juntar milhas + dinheiro e economizar uma boa grana.

Dependendo da quantidade de milhas que você tenha acumulado a passagem pode sair até totalmente grátis.


Este conteúdo faz parte de uma série de publicações com dicas e informações práticas para ajudar a organizar sua viagem. Confira as publicações anteriores.