Escapadas perto de Recife: 6 lugares para visitar em um fim semana

Escapadas perto de Recife: 6 lugares para visitar em um fim semana

Escrito por  Time Levarti| June 14, 2022 em  Pernambuco

Vai viajar para a capital pernambucana e quer aproveitar para conhecer um destino perto? São muitos os lugares que você pode incluir…

Vai viajar para a capital pernambucana e quer aproveitar para conhecer um destino perto? São muitos os lugares que você pode incluir à sua programação e aproveitar naquele velho esquema de bate e volta saindo do Recife, sem precisar trocar de hospedagem e consequentemente, economizando.

Neste post, listamos 6 desses lugares perto de Recife para conhecer em uma viagem de fim de semana. Confira.

Porto de Galinhas

A apenas 50 km do Recife, você encontrará em Porto de Galinhas, um dos destinos mais óbvios do litoral pernambucano, praias de águas cristalinas, passeios de jangada e piscinas naturais para fazer mergulhos de snorkel ao lado de peixinhos coloridos. O centrinho é charmoso e há ótimas opções de restaurantes ou bares cheios de agito. A escapada perfeita para seus dias na cidade.

Entre os pontos imperdíveis está a Praia de Maracaípe, a 3,5 km do centro de Porto. Ali é o ponto em que o rio e o mar se encontram, formando uma paisagem sem igual. A Praia de Macaraípe, aliás, é um ponto de referência para surfistas, com escolinhas para os que quiserem iniciar no esporte em um lugar paradisíaco.

Temos um post cheio de dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas, não deixe de conferir.

Ilha de Itamaracá

As praias da Ilha de Itamaracá são reconhecidas por sua exuberância e em sua maioria, tranquilidade. Com águas azuis refrescantes e perfeitas para banhos revigorantes, elas garantem a integração entre turistas e a natureza local.

A Praia do Forte Orange, por exemplo, possui um mar de águas calmas, ampla faixa de areia e coqueiros que proporcionam boas sombras. Enquanto que na Baixa Verde, recifes formam piscinas naturais repletas de peixes e várias outras espécies marinhas.

Situada mais ao centro, a Praia Pilar é a mais urbanizada e com melhor infraestrutura entre todas na Ilha e portanto, a mais frequentada entre os turistas. Por fim, Forno da Cal é propícia para banhos relaxantes em um cenário circundado por vegetação nativa, um verdadeiro oásis.

Programe-se para conhecer também a Lagoa Azul, situada em local de suntuosa vegetação onde é possível fazer passeios de pedalinho, caiaque e descer numa tirolesa.

Por fim, vale conhecer também a parte histórica da Ilha. Os principais atrativos são a Vila Velha, pedacinho da cidade que guarda resquícios do início da colonização portuguesa no Brasil e também o Forte Orange, construído em 1631 pelos holandeses. Dentro da fortaleza você encontra os antigos quartéis, armazéns, calabouços e capela.

Olinda

As ruas e ladeiras de Olinda são testemunhas de um dos maiores carnavais do mundo, ao passo que o magnífico conjunto de igrejas barracas e um casario colonial charmoso que hoje abriga cafés, restaurantes e ateliês formam um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade para ser visitado a apenas 8 km do Centro da capital pernambucana em qualquer época do ano.

Tamandaré – Praia dos Carneiros

A aproximadamente 100 km ao sul do Recife, Tamandaré é o destino ideal para quem gosta de visitar praias tranquilas e pouco exploradas, como é o caso da fantástica Praia dos Carneiros.

Ainda que essa praia esteja ficando cada vez mais concorrida entre os turistas, prevalece ali uma atmosfera mais rústica, com um cenário surpreendente que reúne coqueiros sem fim, mar azul cristalino, areia branquinha e até uma simpática igrejinha à beira d’água. Além disso, Carneiros tem piscinas naturais formadas por recifes, perfeitas para um mergulho refrescante.

Visitantes também podem desfrutar da culinária regional em restaurantes à beira-mar, como é o caso do Bora Bora, que oferece cardápio diferenciado e conta com carros-chefe como o Camarão Bora Bora e os frutos do mar mais selecionados. Outras opções são o Beijupirá e o Jobar.

Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Foto de Beto Quissak

O Cabo de Santo Agostinho incorpora o já tradicional cenário de praias paradisíacas de Pernambuco com mirantes, piscinas naturais, mangues, falésias, ruínas históricas e construções do século XIX. Tudo isso a apenas 40 km do Recife.

Entre as praias do local, a mais conhecida e charmosa é a Praia de Calhetas, quase sempre cheia de surfistas e mergulhadores. No oposto está a Praia do Paiva, mais deserta e boa para sossegar. A Praia Paraíso tem quiosques e bares com ambiente rústico e bastante agradável. Enquanto que a Pedra do Xaréu é mais simples e bucólica e possui um cenário encantador, com direito a piscinas naturais.

Outra atração imperdível é o passeio de buggy. O trajeto leva ao banho de argila, passa pelas praias da Pedra do Xaréu e Enseada dos Corais e depois segue para a Vila de Nazaré, a parte histórico do lugar. Em seguida, vai até as praias do Suape e Calhetas, onde há parada para almoço.

Gravatá – Suíça Pernambucana

A apenas 80 km do Recife, você começará a perceber uma mudança drástica na paisagem, que até então só tinha praia. Estamos falando de Gravatá, destino muito procurado para a prática de ecoturismo e esportes radicais, bem como por aqueles que adoram curtir um clima mais ameno.

A cidade é conhecida como Suíça Pernambucana e tem entre seus principais atrativos cachoeiras, trilhas em meio à Mata Atlântica, mirantes e construções históricas. Uma escapada perfeita para você aproveitar um clima totalmente diferente em Pernambuco.


Outros artigos que podem ser interessantes para você:


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Pernambuco
Como chegar em Porto de Galinhas, em Pernambuco

April 16, 2021

Como chegar em Porto de Galinhas? Porto de Galinhas está a 60 km do Recife e do Aeroporto de Guararapes (REC). O…

Continue lendo
...
Pernambuco
Porto de Galinhas: Guia completo para suas férias

March 24, 2021

Porto de Galinhas é de fato um dos principais destinos do Litoral Nordestino. E, se você está pensando em fazer uma viagem…

Continue lendo
...
Pernambuco
Recife – Do Centro Histórico as Praias que você não pode deixar de visitar

March 14, 2019

São muitos os atrativos a se descobrir em uma viagem ao Recife. A cidade, histórica e moderna, conta com opções que vão…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.