Das praias do Litoral leste cearense, Fortim é das mais tranquilas e com menor agitação. O destino fica localizado a cerca de 135 km de Fortaleza , à beira do Rio Juaguaribe, o maior rio periódico do mundo.

Com geografia privilegiada, o destino tem paisagens distintas; com dunas, falésias, florestas de cactos, mangues e mar de águas quase sempre tranquilas. Mas inesperadamente, um de seus maiores atrativos são os ventos, que por lá, apresentam condições perfeitas para a prática do kitesurf.

O turismo começou a ser explorado na região há cerca de 20 anos, quando viajantes franceses descobriam o pacato vilarejo e começaram a explorar suas belezas naturais. Muitos deles aliás, se apaixonaram pelo destino e escolheram Fortim como moradia definitiva. Dessa forma, não é difícil ouvir o sotaque francês quando se está caminhando pelas ruas da cidade.

O que fazer em Fortim – Os principais atrativos desse oásis nordestino

Fortim é uma cidade pequena, com pouco mais de 16 mil habitantes. A região decerto fica mais cheia durante o verão, quando turistas de todas as regiões procuram a praia para fugir dos roteiros mais conhecidos. Mas ainda assim, você não encontrará nas praias de Fortim, todo aquele burburinho tradicional de outras praias do Ceará.

Abaixo você confere um guia sobre os principais atrativos de Fortim, onde ficar e como chegar ao destino.

Aproveite para reservar os melhores passeios em Fortim com preços especiais e viaje do seu jeito. Converse com nosso time de consultores diretamente no WhatsApp e garanta condições especiais.

Praias de Fortim

Um dos principais atrativos da cidade é o Pontal de Maceió, a seis quilômetros do Centro. A vila de pescadores, com suas casas coloridas ao redor da praça, é um lugar ideal para aproveitar a paisagem intocada e desligar-se do mundo.

slide 14 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
Pontal do Maceió é um lugar para quem quer desligar-se do mundo. Fortim (CE). Foto: Portal Canoa Brasil

A praia de Pontal do Maceió tem 10km de extensão e uma longa faixa de areia que leva ao mar de águas verdes-azuladas. Gigantes falésias alaranjadas também compõem o cenário paradisíaco, ao lado de coloridos barcos e jangadas estacionados nas areias da praia.

Em Pontal do Maceió não há comercio ambulante, apenas algumas boas barracas que servem comida.

Praia das Agulhas

Logo depois da Vila de pescadores, no sentido Oeste, em direção a Foz do Rio Pirangi, fica a Praia das Agulhas. Ainda mais deserta e rústica que Pontal do Maceió, por lá não existem barracas ou qualquer estrutura turística, apenas o mar quase sempre tranquilo e uma extensa faixa de areia para você caminhar.

WhatsApp Image 2019 12 03 at 13.52.06 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
Pôr do Sol na Praia das Agulhas, Fortim (CE).

Já para o lado Leste, no sentido do Rio Jaguaribe, encontra-se algumas atividades como caminhadas pelas cavernas formadas pela ação das marés e dos ventos. Além de sua beleza geológica, essas cavernas abrigam piscinas naturais que permitem deliciosos banhos refrescantes.

IMG 20160809 170738989 1024x768 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
Grutas da Praia de Fortim. Foto: Levarti

Barra do Fortim e Canto da Barra

É na Barra do Fortim, em cima de uma falésia, que fica o Farol da Barra do Fortim, uma belíssima estrutura vermelha que contrasta perfeitamente com a paisagem da praia. O local é bem bonito e garante boas fotos com o intenso verde-azulado do mar ao fundo. No fim da tarde, costuma receber turistas que vem a procura do pôr do sol.

slide 02 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
O Farol da Barra do Fortim reina em cima de uma enorme falésia. Fortim (CE). Foto: Portal Canoa Quebrada

Canto da Barra é a última praia da região e também, última parada do trajeto feito por buggys nos passeios locais.

Passeio no Rio Jaguaribe

O Rio Jaguaribe é o maior curso de águas do Ceará, com extensão de 633 km, nascendo no sul do estado, na cidade de Tauá, e vindo desaguar no Oceano Atlântico, no litoral de Fortim.

Com muitos canais, ilhas e rica fauna e flora, os passeios pelo rio são quase obrigatórios para quem visita Fortim. O percurso passa pelos manguezais, ilhas fluviais e a famosa Pedra do Chapéu, que forma um banco de areia onde pode-se aproveitar uma deliciosa parada para banho de água doce.

Nesses passeios também é possível avistar as luxuosas casas de veraneio da Barra do Fortim. Bem como a igreja de Nossa Senhora do Amparo, construída com a frente voltada para as águas do rio.

Passeios de buggy em Fortim

A geografia local, rica em dunas, falésias e praias selvagens, sem dúvidas pedem um passeio de buggy. Saindo de Fortim, os veículos cruzam o rio numa balsa rumo as dunas das praias da chamada Costa do Sol do Nascente, quase chegando ao Rio Grande do Norte.

08 1024x576 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
Passeio de Buggy em Fortim. Foto: Levarti

Os passeios mais curtos param em Canoa Quebrada – destino badalado com muitas barracas de praias, falésias e dunas.

Quem quiser manter o clima relax das praias de Fortim pode seguir até a Praia de Redonda, a cerca de 50km dali. O trajeto passa por outras belíssimas praias repletas de falésias dos mais diversos tons, dunas e piscinas naturais.

Ponta Grossa é a última praia desse percurso. Por lá, uma magnífica duna com 100 metros de altura – considerada a maior duna móvel do Ceará -, emoldura o mar de águas azuladas, ao lado de gigante falésias avermelhadas. Assim como Fortim, Ponta Grossa é um lugar para desligar-se. Quase não há movimento na praia e as poucas barracas existentes, dificilmente ficam lotadas.

REDDSC 1056 1024x687 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
As gigantes falésias avermelhadas de Ponta Grossa formam um cenário espetacular – Foto: Levarti

A gastronomia local é outro destaque de Ponta Grossa. Por lá serve-se deliciosas lagostas, fruto do mar abundante na região. Por ser um passeio mais longo, a parada para almoço é garantida.

40823081222 2ecd081011 k 1024x662 - Fortim - CE: Vento, Sol e Sossego no litoral leste cearense
Lagosta, fruto do mar tradicional em Ponta Grossa. Foto: Ministério do Turismo

Onde ficar em Fortim

A vocação turística de Fortim ficou ainda maior a partir de 2009, quando foi inaugurado o primeiro hotel na região – o Vila Selvagem, situado no Pontal de Maceió. O empreendimento foi o primeiro de luxo num local onde mal existiam estradas. O hotel tem 25 acomodações, entre apartamentos e bangalôs espalhados em uma grande área, com duas piscinas, dois lounges com bar e um SPA.

Já na Praia de Canoé, o Jaguaribe Lodge & Kite oferece 16 bangalôs de madeira, construídos com madeira de reflorestamento sobre palafitas, todos com vista para o mar. Sua localização privilegiada dispensa o uso de ar-condicionado. O hóspede pode abrir as janelas e fendas especiais para arejar e refrescar o aposento.

O Jaguaribe Lodge & Kite tem ainda uma piscina charmosa, com pequenos lounges ao redor, dois restaurantes e SPA.

Como chegar em Fortim

De carro

Saindo de Fortaleza, seguir a CE-040 direção Aracati. 15 km antes da cidade de Aracati, pegar a bifurcação para Fortim.

Vindo de Natal, seguir a BR-406 até a cidade de Mossoró (RN) e depois a BR-304 até Aracati. Passar a cidade e pegar a CE-040 direção Fortaleza. Cerca 15 km depois de Aracati, pegar a bifurcação para Fortim.

Curiosidades sobre Fortim

Uma curiosidade bem interessante em Fortim está ligada à Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Naquele tempo, a vila de Fortim se estendia pela beira do rio Jaguaribe, o que justificou a construção da igreja de frente para o rio. Com o passar do tempo e desenvolvimento da vila, a cidade passou a ser construída por trás de igreja, já que não havia mais espaço nas margens do Jaguaribe para construção de novos imóveis. Caso esse que não agradou aos fiéis devotos de Nossa Senhora do Amparo. A solução? abrir portas no fundo da igreja e construir uma pracinha de frente para o rio. Desde então, a entrada no templo é feita pelas portas do fundo.