Glamping no Brasil: Você adora tirar uns dias folga e se refugiar na natureza, mas não abre mão do conforto? Então os Glampings são para você. Sucesso lá fora, esse ‘estilo’ de hospedagem reune contato com a natureza, aventura, ações de sustentabilidade e principalmente, muito conforto.

Essa tendência de hospedagem chegou com tudo no Brasil e atualmente, há glampings instalados nas mais variadas paisagens. Da Floresta Amazônica, passando por praias good vibes no litoral nordestino, até paisagens campestres na Serra Gaúcha e no espetacular Parque Nacional do Jalapão.

Mas, antes de conhecer algumas opções de glamping no Brasil, que tal saber um pouco mais sobre o surgimento dessa tendência?

Hospedagem confortável e sustentável

“Inspiradas nos confortáveis acampamentos e lodges de safári africanos, as acomodações tipo glamping começaram a fazer sucesso no começo deste século em destinos mais remotos, da Patagônia Chilena ou do deserto do Atacama ao outback australiano, das savanas africanas ao deserto da Mongólia”(Nossa viagem).

Contudo, a ideia de acampar com luxo remota bem antes disso; a monarquia inglesa do século XVI por exemplo, não media esforços para manter a ostentação, mesmo no meio do nada. “Banquetes com todos os tipos de frutas e doces, festas e cerimônias dignas de serem retratadas em pinturas famosas faziam parte de seus deslocamentos” (Carpe mundi).

A disseminação das redes sociais na última década e mais recentemente, as restrições de viagem impostas pela pandemia, favoreceram ainda mais a expansão desse estilo de hospedagem e com isso, o número de acomodações adeptas ao estilo glamping não para de crescer ao redor do mundo.

Os acampamentos de luxo (o termo glamping vem da combinação de camping + glamour) podem ter vários estilos; dos mais rústicos, que são como campings que oferecem o conforto de uma cama e banho quente, até aqueles que oferecem experiências incríveis envolvendo charme, luxo, decoração rica em detalhes, alta gastronomia e serviços diferenciados.

O principal público desse tipo de acomodação são turistas de diferentes faixas etárias que almejam a aventura e o contato intenso com a natureza: um encontro perfeito entre ficar hospedado em meio à belas paisagens naturais mas sem os percalços e privações de conforto de um acampamento normal.

Confira abaixo seis sugestões de glampings no Brasil que são super charmosos e certamente vão mexer com o seu imaginário de viajante. Afinal, quem não precisa de uns dias completamente isolado na natureza e com muito conforto?

LEIA MAIS: Viagem segura: 10 hotéis para se isolar no Brasil em meio à natureza.

Glamping no Brasil: veja opções para se hospedar com estilo em meio à natureza

glamping 6490987 1280 1024x682 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Imagem de Thế Sang Trần por Pixabay

Casulos Parador, Gramado, Rio Grande do Sul

287692077 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

Entre Cambará do Sul e o Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Parador Casa da Montanha é a opção de glamping mais legal do Brasil. O local mistura a ideia do camping com o luxo dos lodges africanos, com pousadas de barracas térmicas, algumas em formato de casulo novinhas na Serra Gaúcha.

Casa casulo tem capacidade para até duas pessoas, ar condicionado, lençóis térmicos, amenidades L’Occitane, minibar cortesia, deck privativo com banheira de hidromassagem e lareira ecológica com vista para os Campos de cima da Serra.

287692132 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
149683309 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

Dalí é possível embarcar em cavalgadas, tour pelos bonitos cânios e até mesmo passeios de helicóptero. Na infra, spas terapêuticos, experiências para casais e um restaurante que oferece comidas campestres preparadas com ingredientes tirados direto da horta para a mesa.


Rancho do Peixe, Cruz, Ceará

230480263 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

Com infra totalmente integrada a natureza selvagem da Praia do Preá, oferece 26 bangalôs construídos sob decks suspensos, cobertos por palhas de carnaúbas e rodeado por coqueiros e dunas. Cada bangalô hospeda até quatro pessoas e conta com camas king size, lençóis de algodão, frigobar e rede de internet. A decoração tem um toque rústico da madeira, com detalhes coloridos, priorizando o uso de materiais locais.

235425790 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

Os hóspedes ainda podem desfrutar de dois lounges: um deles com Tv, mesa de sinuca e pebolim, ótimo para crianças e outro, no caminho da praia, com redes e espaço para ler e meditar. Apesar de ocupar uma uma área de 200 mil m², apenas 8 mil m² são construídos; o resto continua virgem e intocado.

230483330 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

LEIA MAIS: Jericoacoara – o que fazer, como chegar e qual a melhor época para visitar


Mundomo Glamping, Jericoacoara, Ceará

IMG 1090 1024x682 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Mundomo Glamping. Imagem: Divulgação

A dez minutos da praia da Malhada e 20 minutos da Pedra Furada, o Mundomo adota uma estrutura bem semelhante a de verdadeiras barracas de camping, com tendas em formato geodésico onde podem ficar até 38 pessoas, na modalidade privada e também a compartilhada, como um hostel. Cada domo oferece Wi–fi, ar-condicionado, serviço de concierge, minibar e Tv. Ah! E todos são feitos de material com proteção UV – super importante para proteger contra o sol intenso no Ceará.

mundomo glamping jericoacoara 10 1024x683 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Mundomo Glamping. Imagem: Divulgação

LEIA MAIS: Airbnb em Jericoacoara: 10 ideias de casas de temporada para se hospedar.


Glamping no Brasil: Nomad Place, Brasópolis, Minas Gerais

aa1e3f84 2194 42a5 87a8 d90314c9b216 1024x690 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Nomad Place. Imagem: Divulgação / Airbnb

Aberto em plena pandemia, em Brasópolis, Minas Gerais, o empreendimento oferece 5 cabanas com vista para a Serra da Mantiqueira, incluindo duas acomodações tipo domo no alto da montanha, todas bem equipadas e completamente isoladas. Lá de cima, desfrute de camas confortáveis, banho, Wi–fi, banheiro completo (incluindo banheira na maioria delas), churrasqueira, lareira e cozinha equipadas. A experiência fica mais completa com uma horta orgânica da qual os hóspedes podem se servir para preparar seus alimentos.

fcfafda4 9878 4f40 93af e59a57244065 1024x683 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Nomad Place. Imagem: Divulgação / Airbnb
1b701a7c c96c 4a71 b047 2dae19c06264 1024x684 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Nomad Place. Imagem: Divulgação / Airbnb

Juma Amazon Lodge, Amazônia

116726483 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Juma Amazon Lodge. Imagem: Divulgação.

Palafitas a 30 metros do chão são a base do Juma Amazon Lodge, hotel no estilo lodge construído no meio da selva amazônica. Os 21 chalés disponíveis possuem varada com rede, ventilador e banheiro com água quente. E, no lugar das janelas, apenas telas mosquiteiras separam os hóspedes da mata. Dentre as opções, é possível escolher entre quartos com vistas para mata ou pro rio, ou ainda panorâmico. O preço da diária já inclui o serviço de transfer até o glaping, alguns passeios e também as refeições.

116726570 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Juma Amazon Lodge. Imagem: Divulgação.
200683226 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Café da manhã no Juma Amazon Lodge. Imagem: Divulgação.

Surpreendentemente, há uma deliciosa piscina instalada dentro do rio, que é cercada por grades dos lados e no fundo, impedindo a entrada de peixes e outros bichos, mas deixando a água circular.

116725518 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem
Piscina do Juma Amazon Lodge. Imagem: Divulgação.

Glamping no Brasil: Jalapão Ecolodge, Jalapão

236154200 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

A 300 quilômetros da capital Palmas, no Tocantins, e dentro do Parque Estadual do Jalapão, o Jalapão Ecolodge oferece acomodações rústicas em meio à natureza, com o conforto de uma cama quentinha e ao mesmo tempo, um serviço diferenciado.

São quatro acomodações construídas com técnicas de permacultura e mão de obra local e um bangalô de alvenaria com cobertura de palha; este último, por estar no alto de uma colina, tem atmosfera mais intimista, ótimo para casais. Todas acomodações contam com banheiro privativo e três delas, banheira.

106415097 - Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

LEIA MAIS: Jalapão – O que fazer e como chegar


E você, já se hospedou em algum glamping no Brasil ou lá fora? Conta pra gente como foi sua experiência e o que mais gostou desse estilo de hospedagem. E se você ainda não viveu essa experiência, qual desses que listamos mais faz a sua cara?

Por aqui vou de glamping na Floresta Amazônica!