Guaramiranga: veja nossas dicas para aproveitar a Suíça Cearense!

Guaramiranga: veja nossas dicas para aproveitar a Suíça Cearense!

Escrito por  Time Levarti| August 5, 2022 em  Ceará

Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns…

Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns destinos de clima mais ameno, como por exemplo, Guaramiranga, são uma boa pedida para fugir do calor forte da região.

A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza, na região do Maciço do Baturité. Aqui é possível encontrar uma área de Mata Atlântica preservada, com cachoeiras, rios e trilhas e ainda, um charmoso centrinho com cafés, restaurantes e pousadas de charme.

De forma geral, as temperaturas médias na cidade durante o ano ficam entre 14°C e 25°C, o que possibilita o improvável encontro Nordeste + chocolate quente.

Como chegar em Guaramiranga

Para chegar a cidade a partir da capital, é só seguir pela CE 060 até Baturité, depois, percorrer mais 18 km de serra até chegar à cidade. A viagem dura cerca de 2h. Clique aqui e solicite uma cotação de transfer privativo de Fortaleza a Guaramiranga.

Passeios em Guaramiranga

Guaramiranga é uma cidade que agrada a todos os viajantes. Lá se podem aproveitar não só as atrações naturais mas também passeios históricos, incluindo igrejinhas, biblioteca, teatros, praças e mosteiros com objetos antigos. Abaixo, você confere uma lista com as principais atrações:

1. Pico Alto

Passeios em Guaramiranga: o Pico Alto é o ponto mais alto do Maciço de Baturité, com mais de 1.115 metros. Foto: Guia Descubra Guaramiranga.
Passeios em Guaramiranga: o Pico Alto é o ponto mais alto do Maciço de Baturité, com mais de 1.115 metros. Foto: Guia Descubra Guaramiranga.

O Pico Alto é uma das principais atrações para quem visita Guaramiranga. Trata–se de um mirante natural com pouco mais de 1,1 metros, a maior altitude da região, de onde é possível contemplar a impressionante paisagem do Maciço do Baturité, que forma a região serrana da área, além das dunas do litoral do Ceará e parte do sertão nordestino. O atrativo fica a 8 km do centro do município; é um ótimo passeio para aproveitar tanto no entardecer quanto no amanhecer.

2. Cachoeiras

Visitar Guaramiranga é certamente uma boa oportunidade de conhecer muitas cachoeiras. Entre as opções, Cachoeira do Perigo, uma exuberante queda d’água com aproximadamente 70 metros, acessível por um trilha que leva dez minutos; Poço da Veada, perfeita para se refrescar em quedas d’águas no poço que é  próprio para banho; e por fim, a Cachoeira São Paulo, na divisa entre Pacoti, Baturité e Guaramiranga. A trilha até ela tem 14 quilômetros — dez deles a pé, num percurso com subidas e descidas que leva uma hora e meia.

As cachoeiras, uma das principais opções de passeios em Guaramiranga, ficam dentro de propriedades privadas. É preciso contratar um guia para visitá-las e pagar uma taxa de preservação. Clique aqui e contrate um guia para conhecer as cachoeiras da serra.

3. Parque das Trilhas de Guaramiranga

Pertinho do centro, é uma boa pedida para quem adora fazer ecoturismo e deseja conhecer mais da natureza local. Ali, o visitante pode fazer caminhadas ecológicas que duram de 30 a 90 minutos, aproveitar banhos de pica, piscinas de pedra, visitar plantações de café e ainda desfrutar de área de descaso e lanchonetes. Há também opções para os aventureiros, como por exemplo, rapel adulto e infantil, tirolesas, ponte de três cordas e caiaques.

4. Parque Handara

Outra opção de parque para curtir em Guaramiranga, o local dispõe de atividades para a família inteira, como piscinas, tirolesas, pedalinhos, pula-pula e touro mecânico. É um ótimo passeio para curtir em um dia ensolarado e ao ar livre.

5. Mosteiro dos Jesuítas

Seja você religioso ou não, o Mosteiro dos Jesuítas é um belo atrativo para conhecer na região. Trata–se de uma exuberante construção de pedras erguida por jesuítas portugueses e que contempla em seu interior artefatos e objetos de antigos moradores, bem como uma capela do Sagrado Coração de Jesus e um enorme jardim que é um charme só. Por fim, o local ainda conta com um mirante que proporciona uma vista única da região.

O mosteiro fica em Baturité, a 14 quilômetros do centro de Guaramiranga.

6. Atrações no centro de Guaramiranga

Com um pouco mais de tempo na cidade, certamente vale a pena conhecer os atrativos do centrinho. A Pousada dos Capuchinhos por exemplo, é um antigo mosteiro construído nos anos 30 para desenvolver a missão capuchinha no Norte do Brasil e que ainda hoje mantém a arquitetura, belos jardins e algumas tradições do lugar na época; enquanto a pequena Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição , cercada por um belo jardim e grandes palmeiras, é o ponto de encontro para assistir o pôr do sol das escadarias.

Ademais, outros pontos de interesse são o Teatro Municipal Raquel Queiroz, ativo desde 1999, e que é usado para apresentações culturais e por fim, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, de 1984.


Se você gostou da leitura, talvez também se interesse por:


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
Canoa Quebrada: 5 atrativos pra curtir num fim de semana

June 2, 2022

A 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma boa pedida para uma viagem de fim de semana. Conheça 5 atrativos para aproveitar no lugar.

Continue lendo
...
Ceará
3 coisas para fazer em Jericoacoara em um fim de semana

May 20, 2022

A 300 km da capital cearense, Jericoacoara oferece a tranquilidade perfeita para relaxar em um fim de semana, com paisagens naturais e passeios imperdíveis.

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Ceará
Jericoacoara: saiba o que conhecer neste paraíso do litoral cearense

November 17, 2021

Localizada a 300 quilômetros da capital Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, Jeri se mantém como um dos principais destinos não…

Continue lendo
...
Ceará
Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade

October 21, 2021

Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense — com acessos precários que exigem buggy ou 4×4. São praias onde você…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar em Flecheiras saindo de Fortaleza

April 19, 2021

Como chegar em Flecheiras? Por ser uma praia ainda pouco explorada pelo turismo, é natural ficar em dúvidas sobre como chegar a…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar a Canoa Quebrada CE: de avião, carro ou ônibus

April 15, 2021

Como chegar a Canoa Quebrada? Um dos atrativos que facilitam a vida de quem quer conhecer Canoa Quebrada – de fato –…

Continue lendo
...
Ceará
Airbnb em Canoa Quebrada: 8 casas de praia para aluguel de temporada

April 13, 2021

Onde ficar em Canoa Quebrada? Quais as melhores opções de Airbnb e casas de praia em Canoa Quebrada? A Praia de Canoa…

Continue lendo
...
Ceará
Airbnb em Jericoacoara: 10 ideias de casas de temporada para se hospedar

April 12, 2021

Procurando por opções de onde ficar em Jericoacoara? Separamos algumas dicas de casas de temporada em Jericoacoara para você reservar no Airbnb….

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.