Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns destinos de clima mais ameno, como por exemplo, Guaramiranga, são uma boa pedida para fugir do calor forte da região.
A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza, na região do Maciço do Baturité. Aqui é possível encontrar uma área de Mata Atlântica preservada, com cachoeiras, rios e trilhas e ainda, um charmoso centrinho com cafés, restaurantes e pousadas de charme.
De forma geral, as temperaturas médias na cidade durante o ano ficam entre 14°C e 25°C, o que possibilita o improvável encontro Nordeste + chocolate quente.
Como chegar em Guaramiranga
Para chegar a cidade a partir da capital, é só seguir pela CE 060 até Baturité, depois, percorrer mais 18 km de serra até chegar à cidade. A viagem dura cerca de 2h. Clique aqui e solicite uma cotação de transfer privativo de Fortaleza a Guaramiranga.
Passeios em Guaramiranga
Guaramiranga é uma cidade que agrada a todos os viajantes. Lá se podem aproveitar não só as atrações naturais mas também passeios históricos, incluindo igrejinhas, biblioteca, teatros, praças e mosteiros com objetos antigos. Abaixo, você confere uma lista com as principais atrações:
1. Pico Alto

O Pico Alto é uma das principais atrações para quem visita Guaramiranga. Trata–se de um mirante natural com pouco mais de 1,1 metros, a maior altitude da região, de onde é possível contemplar a impressionante paisagem do Maciço do Baturité, que forma a região serrana da área, além das dunas do litoral do Ceará e parte do sertão nordestino. O atrativo fica a 8 km do centro do município; é um ótimo passeio para aproveitar tanto no entardecer quanto no amanhecer.
2. Cachoeiras
Visitar Guaramiranga é certamente uma boa oportunidade de conhecer muitas cachoeiras. Entre as opções, Cachoeira do Perigo, uma exuberante queda d’água com aproximadamente 70 metros, acessível por um trilha que leva dez minutos; Poço da Veada, perfeita para se refrescar em quedas d’águas no poço que é próprio para banho; e por fim, a Cachoeira São Paulo, na divisa entre Pacoti, Baturité e Guaramiranga. A trilha até ela tem 14 quilômetros — dez deles a pé, num percurso com subidas e descidas que leva uma hora e meia.
As cachoeiras, uma das principais opções de passeios em Guaramiranga, ficam dentro de propriedades privadas. É preciso contratar um guia para visitá-las e pagar uma taxa de preservação. Clique aqui e contrate um guia para conhecer as cachoeiras da serra.
3. Parque das Trilhas de Guaramiranga
Pertinho do centro, é uma boa pedida para quem adora fazer ecoturismo e deseja conhecer mais da natureza local. Ali, o visitante pode fazer caminhadas ecológicas que duram de 30 a 90 minutos, aproveitar banhos de pica, piscinas de pedra, visitar plantações de café e ainda desfrutar de área de descaso e lanchonetes. Há também opções para os aventureiros, como por exemplo, rapel adulto e infantil, tirolesas, ponte de três cordas e caiaques.
4. Parque Handara
Outra opção de parque para curtir em Guaramiranga, o local dispõe de atividades para a família inteira, como piscinas, tirolesas, pedalinhos, pula-pula e touro mecânico. É um ótimo passeio para curtir em um dia ensolarado e ao ar livre.
5. Mosteiro dos Jesuítas
Seja você religioso ou não, o Mosteiro dos Jesuítas é um belo atrativo para conhecer na região. Trata–se de uma exuberante construção de pedras erguida por jesuítas portugueses e que contempla em seu interior artefatos e objetos de antigos moradores, bem como uma capela do Sagrado Coração de Jesus e um enorme jardim que é um charme só. Por fim, o local ainda conta com um mirante que proporciona uma vista única da região.
O mosteiro fica em Baturité, a 14 quilômetros do centro de Guaramiranga.
6. Atrações no centro de Guaramiranga
Com um pouco mais de tempo na cidade, certamente vale a pena conhecer os atrativos do centrinho. A Pousada dos Capuchinhos por exemplo, é um antigo mosteiro construído nos anos 30 para desenvolver a missão capuchinha no Norte do Brasil e que ainda hoje mantém a arquitetura, belos jardins e algumas tradições do lugar na época; enquanto a pequena Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição , cercada por um belo jardim e grandes palmeiras, é o ponto de encontro para assistir o pôr do sol das escadarias.
Ademais, outros pontos de interesse são o Teatro Municipal Raquel Queiroz, ativo desde 1999, e que é usado para apresentações culturais e por fim, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, de 1984.
Se você gostou da leitura, talvez também se interesse por: