Qual a melhor época do ano para ir ao Nordeste? Uma dúvida muito comum de todo viajante é para onde viajar em cada mês ou época do ano. No entanto, quando se trata de quando viajar para o Nordeste, a maioria das pessoas acredita não haver uma melhor época, já que faz sol praticamente o ano todo nessa região.

A bem da verdade é que existe sim uma melhor época do ano para viajar para o Nordeste, porém, isso pode variar, principalmente, de acordo com o destino escolhido.

Quando pensamos na temperatura, por exemplo, não existe uma melhor época para ir ao Nordeste. No entanto, se formos de falar da quadra chuvosa, aí sim, podem haver diferenças.

Assim, para sanar todas as suas dúvidas sobre qual a melhor época do ano para ir ao Nordeste, preparamos esse guia, estado por estado, com informações valiosas para você não correr o risco de ter um dia sequer atrapalhado pela chuva.

Melhor época do ano para ir ao Nordeste

Via de regra, o período chuvoso em praticamente todos os estados do nordeste vai de janeiro até julho, mas vale ressaltar que as chuvas nessa região costumam ser passageiras e se espalham bem pelos estados nesses meses.

Em janeiro, por exemplo, ela quase não aparece, sendo um ótimo mês para aproveitar as praias. Já em abril, a chuva atinge toda a região.

Além disso, é importante considerar também o objetivo da sua viagem. Se você estiver afim de curtir praias mais tranquilas por exemplo, meses como dezembro, janeiro e março podem não ser uma boa opção: dezembro e janeiro por conta das férias e março, por coincidir com o carnaval. Nessa época, salvo algumas exceções, pouquissímas praias não ficam cheia.

Outro fator importante são as férias escolares e os feriados prolongados, que deixam os destinos turísticos bem mais cheios e ao mesmo tempo, mais caros.

Por fim, é importante também ficar de olho no período de maré baixa, já que apenas em determinadas semanas do mês as piscinas naturais de vários destinos surgem e ficam mais evidentes.

Planeje sua viagem: acesso nosso site e reserve os melhores passeios nas praias do Nordeste.


Melhor época do ano para ir ao Nordeste: estado por estado

1. Bahia

A Bahia é o estado com o maior litoral no Nordeste e que apresenta condições climáticas diferentes ao longo de seu território.

Em Salvador, por exemplo, há chuvas o ano inteiro e não há exatamente uma temporada muito seca e outra chuvosa bem definidas. No entanto, os meses mais chuvosos são decerto de março a agosto. Os mais secos, e portanto com menor probabilidade de chuvas, entre outubro e fevereiro.

39270029680 3e90d8ef00 k 1024x626 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Elevador Lacerda, Salvador – BA. Crédito obrigatório: Márcio Filho – MTUR

No Sul da Bahia e região de Porto Seguro, o cenário se repete: não há uma estação seca e outra chuvosa bem definidas, já que chove o ano todo, mas os meses de janeiro e fevereiro tendem a ser mais secos.

2. Sergipe

Em Aracaju, capital do Estado, a temporada de chuva começa no mês de maio e vai até agosto. E, dentro desse período, os meses mais molhados são abril, maio e junho. Os meses mais secos são outubro, novembro, dezembro e janeiro.

A dica vale também para quem deseja conhecer a região do Xingó, onde estão os Cânions do Rio São Francisco.

Canion do Xingo Caninde Sergipe2 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Passeio de barco pelos Cânions do Rio São Francisco.

Leia mais:

Cânion do Xingó: como visitar e fazer o passeio de barco


3. Alagoas

40850123031 c9423868e2 k 1024x684 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Praia de Barra Grande – Maragogi. Foto: Ministério do Turismo

O período chuvoso em Alagoas começa no mês de março e vai até agosto, sendo maio, junho e julho meses que chovem bastante. Para evitar as chuvas, organize sua viagem entre os meses de outubro a janeiro, os mais secos.

Se o seu roteiro incluir destinos como Maragogi, além de ficar de olho nos meses mais chuvosos, confira também a Tábua de Maré, já que viajar período de maré baixa é essencial nessa região.

Leia mais:

Maragogi: Descubra o Caribe Brasileiro

A 10 Km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas


4. Pernambuco

porto de galinhas pe - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Entre os principais destinos de Pernambuco estão a praia de Boa Viagem, em Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.

Na capital, o período de chuvas acontece entre março e agosto. Já entre setembro e dezembro há menos chuvas, sendo o mês de novembro o mais seco. Essas informações também servem para quem deseja visitar Porto de Galinhas, que fica a apenas 60 Km do Recife.

Vale lembrar também que caso o seu objetivo for aproveitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas, é importante também consultar a Tábua de Marés.

Em Fernando de Noronha, os meses mais chuvosos vão de março a junho.

Leia mais

Porto de Galinhas: Guia completo para suas férias


5. Paraíba

27709106228 a23fa0ea55 k 1024x680 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Praia de Tabatinga, Conde – PB. Crédito obrigatório: Cacio Murilo/MTur

Para curtir as praias da Paraíba os melhores meses são entre setembro e dezembro, quando praticamente não chove no Estado. Além disso essa época é ótima para quem está em busca de praias mais tranquilas e preços baixos.

O período mais chuvoso, assim como a maioria dos outros estados, é entre março e julho.

6. Rio Grande do Norte

Morro do Careca  1024x682 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Morro do Careca – Praia de Ponta Negra. Foto: Ministério do Turismo

Os meses mais chuvosos em Natal vão de março a julho, enquanto os meses mais secos vão de setembro a janeiro, sendo outubro, novembro e dezembro ótimos para evitar sequer correr o risco do dia nublar.

Leia mais:

O que fazer em Natal RN – os melhores passeios e atrativos

7. Ceará

LEVDSC 1989 1024x685 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
A Ponte dos Ingleses é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza . Fonte: Levarti

Muito procurado não só por turistas brasileiros mas também pelos estrangeiros, o Ceará é um estado com diferentes destinos, desde os mais paradisíacos como Jericoacoara e Amontada, até outros mais badalados como Fortaleza e Canoa Quebrada.

Na capital os meses mais chuvosos são entre fevereiro e junho, sendo março e abril os meses com mais chuvas. Chove em torno de 350mm de chuva nos meses mais chuvosos, que é bastante e pode atrapalhar os planos de curtir o mar.

Em Jericoacoara e Canoa Quebrada a regra é a mesma. Assim, o ideal é viajar entre os meses de agosto a dezembro, os meses mais secos do ano no Ceará.

Por fim, se você quer viajar para praticar esportes que dependem do vento, como kitesurf, por exemplo, meses como agosto, setembro e outubro são os com ventos mais fortes.

Leia mais:

Veja nossa seleção de artigos sobre os destinos do Ceará.

8. Piauí

sunset na Pedra do Sal um dos mais belos do Piauí 1024x683 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Pôr do Sol na Praia da Pedra do Sal, Piauí.

Em Teresina, capital do Estado, o período de chuva começa no mês de janeiro e segue até abril. Já em Parnaíba, onde fica o maravilhoso Delta do Parnaíba, as chuvas acontecem entre janeiro e maio.

Em São Nonato, cidade próxima do Parque Nacional da Serra da Capivara, os meses mais chuvosos vão de novembro a abril.

Leia mais:

O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias


9. Maranhão

40899752784 01e2da3878 k 1 1024x683 - Guia de viagem: Melhor época do ano para ir ao Nordeste
Circuito da Lagoa Bonita – Lençóis Maranhenses. Foto: Ministério do Turismo

Por fim, no Maranhão, especificamente em São Luís, as chuvas acontecem principalmente entre janeiro e maio e os meses mais secos são entre agosto e novembro. Para quem deseja conhecer os Lençóis Maranhenses, os mais de chuvas são os mais indicados: é nesse período que as lagoas ficam cheias e consequentemente, mais bonitas.