Hallstatt: o Vilarejo que inspirou os cenários da animação Frozen

Hallstatt: o Vilarejo que inspirou os cenários da animação Frozen

Escrito por  Time Levarti| January 16, 2020 em  Cultura e Diversão

No último dia 02/Jan estreou nos cinemas brasileiros a tão esperada continuação da animação Frozen, uma aventura congelante que na ficção se…

No último dia 02/Jan estreou nos cinemas brasileiros a tão esperada continuação da animação Frozen, uma aventura congelante que na ficção se passa em Arandelle, um pequeno vilarejo espremido entre um lago e uma cadeia montanhosa.

O que muita gente não sabe é que este magnifico cenário existe de verdade. A aldeia fica em Salzkammergut, Alta Áustria, e está localizada perto do lago Hallstätter See, o que proporciona, junto com Alpes cobertos de neve ao fundo e suas pequenas casas, a vista de tirar o fôlego.

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1997, o minúsculo vilarejo possui apenas 778 moradores e sua economia é baseada quase que 100% na atividade turística; que aliás, cresceu e muito depois do lançamento da animação em 2013.

Só pra se ter uma noção, em 2010, a cidade recebia cerca de 100 visitantes por dia. No ano passado, esse número pulou para mais de 10 000 turistas a cada dia.

Abaixo você confere alguns dos principais atrativos desse cenário cinematográfico – literalmente.

O que fazer

Caminhar pelo centrinho de Hallstatt e admirar a delicadeza de suas casas, construídas em estilo alpino, é uma das principais atividades para quem visita o vilarejo. No panorama, destaca-se a torre de uma igreja luterana, que corresponde a torre central do castelo onde vivem as personagens Elsa e Anna.

A Arandelle de Frozen e a vila de Hallstatt, na Áustria (Walt Disney Studios / Nick15/Reprodução/Reprodução/Pixabay)
A Arandelle de Frozen e a vila de Hallstatt, na Áustria (Walt Disney Studios / Nick15/Reprodução/Reprodução/Pixabay)

Bem perto de lá você também vai encontrar a igreja católica da cidade, um museu com objetos antigos bem preservados que contam a história do povo de Hallstatt, o cemitério, e a Capela de Ossos, que abriga ossos dos moradores do vilarejo.

Outro roteiro indispensável é o que leva a conhecer à Salz Welten, uma das minas de sal mais antigas do mundo – senão a mais antiga. Chegando lá você pode aproveitar o passeio guiado em grupo, passando por túneis enquanto ouve a história do local. Vale a visita!

Pra conhecer o local você pode fazer uma longa caminhada de uma hora ou pegar um funicular que demora não mais que 5 minutos.

Hallstatt também serviu de inspiração para outra série

Além de Frozen, Hallstatt também foi usado como cenário para uma famosa série de TV chinesa, chamada Spring Waltz. O que explica o fato de serem os asiáticos, principalmente os vindos da China, do Japão e da Coreia do Sul, o maior número de visitantes da cidade.

E se você ainda não está convencido da beleza desse lugar, saiba que em 2012, um magnata chinês mandou construir uma réplica em tamanho real de Hallstatt no meio da província de Guangdong, no sudeste da China. Segundo a Reuters, o projeto custou aproximadamente US$ 940 milhões.

Como chegar

Na animação Frozen, Arendelle parece ser um lugar distante e difícil de chegar. Mas fora das telas de cinema, Hallstatt está acessível apenas poucas horas a partir de Salzburg, na fronteira entre a Áustria e Alemanha.

Você pode escolher pegar um ônibus em Salzburg, que demora cerca de duas horas, e descer na estação Bad Ischl para pegar o trem para Hallstatt. Também é possível pegar um trem de Salzburg direto para o vilarejo. Das duas maneiras, ainda é preciso atravessar o rio de barco. O ticket do barco é comprado direto com o piloto, e como não poderia ser diferente, o cenário avistado durante a travessia é espetacular.

People Town Market Square Hallstatt Austria


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Cultura e Diversão
3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores

May 16, 2022

São Paulo é a maior cidade do País e por isso, um destino de fácil acesso e que atende todos os públicos…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil

May 27, 2021

Apesar de não serem um traço típico e marcante da arquitetura brasileira, é possível encontrar diversos exemplos de castelos pelo Brasil. A…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
5 livros essenciais para inspirar mulheres a desbravarem o mundo

March 8, 2021

Mas você vai sozinha? Mulheres que viajam sozinhas com certeza já ouviram essa pergunta. Seja em outro continente ou na cidade vizinha,…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
48h em São Luís: roteiro com os passeios mais clássicos

December 8, 2020

É a sua primeira vez na capital maranhense? Veja os principais atrativos para não perder o melhor de São Luís, com dicas…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Checklist: 8 mercados públicos para você visitar pelo mundo

November 26, 2019

Os mercados públicos contam um pouco da história de suas cidades e são um passeio clássico em qualquer viagem. Afinal, eles ajudam…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Os 14 patrimônios culturais da Humanidade que ficam no Brasil

October 30, 2019

O Brasil é um dos países mais bonitos para se visitar no mundo. Sendo muitos dos seus atrativos – naturais, históricos e…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo

September 5, 2019

De fato o cinema é algo que encanta a todos. Seja por suas histórias inspiradoras, ação e emoção e muitas vezes, até…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
Museu do Amanhã RJ – Exposições, como chegar e quando visitar

August 26, 2019

A vida cultural da cidade do Rio de Janeiro é extremamente pulsante e um fator que sem dúvidas chama atenção de todo…

Continue lendo
...
Ceará
Ceará – As Histórias e personagens inusitados

August 23, 2019

Inegavelmente o Ceará é dos principais destinos de viajantes domésticos e internacionais. Como resultado, o estado tem tido o  número maior de…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.