No último dia 02/Jan estreou nos cinemas brasileiros a tão esperada continuação da animação Frozen, uma aventura congelante que na ficção se passa em Arandelle, um pequeno vilarejo espremido entre um lago e uma cadeia montanhosa.

O que muita gente não sabe é que este magnifico cenário existe de verdade. A aldeia fica em Salzkammergut, Alta Áustria, e está localizada perto do lago Hallstätter See, o que proporciona, junto com Alpes cobertos de neve ao fundo e suas pequenas casas, a vista de tirar o fôlego.

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1997, o minúsculo vilarejo possui apenas 778 moradores e sua economia é baseada quase que 100% na atividade turística; que aliás, cresceu e muito depois do lançamento da animação em 2013.

Só pra se ter uma noção, em 2010, a cidade recebia cerca de 100 visitantes por dia. No ano passado, esse número pulou para mais de 10 000 turistas a cada dia.

Abaixo você confere alguns dos principais atrativos desse cenário cinematográfico – literalmente.

O que fazer

Caminhar pelo centrinho de Hallstatt e admirar a delicadeza de suas casas, construídas em estilo alpino, é uma das principais atividades para quem visita o vilarejo. No panorama, destaca-se a torre de uma igreja luterana, que corresponde a torre central do castelo onde vivem as personagens Elsa e Anna.

A Arandelle de Frozen e a vila de Hallstatt, na Áustria (Walt Disney Studios / Nick15/Reprodução/Reprodução/Pixabay)
A Arandelle de Frozen e a vila de Hallstatt, na Áustria (Walt Disney Studios / Nick15/Reprodução/Reprodução/Pixabay)

Bem perto de lá você também vai encontrar a igreja católica da cidade, um museu com objetos antigos bem preservados que contam a história do povo de Hallstatt, o cemitério, e a Capela de Ossos, que abriga ossos dos moradores do vilarejo.

Outro roteiro indispensável é o que leva a conhecer à Salz Welten, uma das minas de sal mais antigas do mundo – senão a mais antiga. Chegando lá você pode aproveitar o passeio guiado em grupo, passando por túneis enquanto ouve a história do local. Vale a visita!

Pra conhecer o local você pode fazer uma longa caminhada de uma hora ou pegar um funicular que demora não mais que 5 minutos.

Hallstatt também serviu de inspiração para outra série

Além de Frozen, Hallstatt também foi usado como cenário para uma famosa série de TV chinesa, chamada Spring Waltz. O que explica o fato de serem os asiáticos, principalmente os vindos da China, do Japão e da Coreia do Sul, o maior número de visitantes da cidade.

E se você ainda não está convencido da beleza desse lugar, saiba que em 2012, um magnata chinês mandou construir uma réplica em tamanho real de Hallstatt no meio da província de Guangdong, no sudeste da China. Segundo a Reuters, o projeto custou aproximadamente US$ 940 milhões.

Como chegar

Na animação Frozen, Arendelle parece ser um lugar distante e difícil de chegar. Mas fora das telas de cinema, Hallstatt está acessível apenas poucas horas a partir de Salzburg, na fronteira entre a Áustria e Alemanha.

Você pode escolher pegar um ônibus em Salzburg, que demora cerca de duas horas, e descer na estação Bad Ischl para pegar o trem para Hallstatt. Também é possível pegar um trem de Salzburg direto para o vilarejo. Das duas maneiras, ainda é preciso atravessar o rio de barco. O ticket do barco é comprado direto com o piloto, e como não poderia ser diferente, o cenário avistado durante a travessia é espetacular.

www.maxpixel.net People Town Market Square Hallstatt Austria 95953 - Hallstatt: o Vilarejo que inspirou os cenários da animação Frozen
People Town Market Square Hallstatt Austria

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)