Ilha Grande, a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, é um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro. Acessível a cerca de 1h30 de barco, seus 193 quilômetros quadrados divide-sem entre belíssimas praias, Mata Atlântica e um vilarejo, a Vila do Abraão, onde vivem cerca de 3.000 pessoas.
Entre as principais praias de Ilha Grande, estão a belíssima Lopes Mendes, uma das melhores para mergulhos, e a pequena Cachadaço, com o bônus de uma piscina natural.
Até o final do século passado, a ilha recebia apenas prisioneiros (até 1994, o Presídio Cândido Mendes funcionava aqui) e aventureiros. Com a desativação, o fluxo de turistas começa a aumentar – atraindo principalmente praticantes do ecoturismo.
O que fazer em Ilha Grande RJ – Roteiro e dicas de passeios para aproveitar na região
Uma das joias do litoral sul fluminense, o verde intenso do mar de Ilha Grande mistura-se à Mata Atlântica local, formando dessa forma um cenário difícil até de descrever. Os passeios de escuna e lancha proporcionam uma visão completa da Ilha, sendo um dos principais atrativos que pode-se aproveitar na região.
A maior estrutura turística fica mesmo na Ilha do Abraão, junto com uma boa oferta de hotéis, pousadas, hostels e campings, restaurantes, lojinhas de compras e agências de turismo.
Ilha Grande não tem ruas, o que dirá automóveis. Tudo é feito a pé, bicicleta ou de barco; o que traz uma sensação de liberdade ainda maior para os visitantes. A ilha forma com Paraty verdadeiro paraíso para os amantes do mar: são mais de 100 praias e uma dezena de outras ilhas para visitar.
Confira uma seleção com os principais programas para aproveitar em Ilha Grande.
1. Trilha pela Mata Atlântica
Percorrer as trilhas é a forma mais intensa de conhecer Ilha Grande, seja por dentro da mata fechada, encontrando cachoeiras e riachos, bem como à beira-mar. Os mapas de trilhas estão espalhados por toda a ilha e placas mostram as rotas. As trilhas estão numeradas de 1 a 16, com tempo médio do percurso e grau de dificuldade. A mata é exuberante e as paisagens ao longo das trilhas espetaculares.
Uma das mais populares é a que sai da Vila do Abraão ao Saco Dois Rios, do outro lado, onde ficava o presídio. Mas nem de longe é a mais próxima e nem a praias mais bonita. De qualquer forma, não é difícil encontrar pessoas caminhando e desbravando as belezas locais.
2. Mergulho na Lagoa Azul


Um roteiro completo em Ilha Grande decerto não poderia deixar de incluir um delicioso mergulho na Lagoa Azul; uma enseada de águas calmas e cristalinas repleta de peixinhos coloridos. As águas são tão cristalinas que nem é preciso usar o snorkel, o que inegavelmente contribui para o sucesso do local.
Assim como outra lagoa que também leva esse nome – a Lagoa Azul em Jericoacoara -, a Lagoa Azul de Ilha Grande tem águas verde-esmeralda; o que nem de longe diminui sua beleza. As escunas aportam aqui entre 10h e 12h – melhor horário para curtir a lagoa com mais privacidade. A partir da Vila do Abraão o percurso é de R$ 45min.
3. Praia Lopes Mendes

Lopes Mendes constantemente figura na lista de praias mais bonitas do Brasil, por conseguinte uma das mais procuradas pelos turistas em Ilha Grande. Com quase 3 quilômetros de extensão, é totalmente desabitada e preservada. Paraíso que destaca-se entre tantas outras na região.
Tem areia fina e clara, mesclando tons de verdes e azuis e sombra de amendoeiras. As ondas atraem um grande número de surfistas e a tornam predileta na ilha para a prática de esporte; mas banhistas comuns também podem aproveitar. Não há casas, barracas, nem nenhum vestígio de estrutura turística.
4. Praia Caxadaço


A Praia do Caxadaço forma uma pequena baía onde só o que existe são águas tranquilas e coloridas. Sendo considerada inclusive, fenômeno raro, já que praias oceânicas costumam apresentar águas mais agitadas.
Do alto das rochas – alcançadas por uma trilha rápida no canto esquerdo da praia -, avista-se a barreira natural responsável por transformar o agitado oceano Atlântico em um lugar de calmaria e tranquilidade. Dá pra aproveitar a parada do passeio para mergulhar e apreciar o belíssimo cenário.
Para aproveitar esse passeio em Ilha Grande deve-se pegar uma lancha pelo roteiro Volta à Ilha. Ele é facilmente contratado nas agências de turismo. O valor do tour, por pessoa e sempre de lancha, tem preço médio de R$ 160 na alta temporada, podendo ter valor reduzido em dias de pouco movimento.
5. Cachoeira da Feiticeira

Cachoeiras também fazem parte dos passeios em Ilha Grande. E a Cachoeira da Feiticeira é uma das mais famosas delas. Mesmo que a queda não seja tão grande – são cerca de 15 metros – o banho refrescante compensa o esforço de chegar ao local: são 1h30 de caminhada saindo da Vila do Abraão. Outra opção é alugar o táxi-boat, que leva até a Praia da Feiticeira, economizando 30 minutos do percurso.
6. Lagoa Verde

A Lagoa Verde também é um dos passeios fundamentais na Ilha Grande, da mesma forma que a Lagoa Azul. A água rasa do local favorece a observação de peixes, por isso, o snorkel é material imprescindível para curtir ao máximo. Ao lado, a Ilha da Longa é ligada à praia por pedras e cascalhos durante a maré baixa. Fica bem próxima da Praia Grade de Araçatuba, cercada de vegetação nativa que torna o local ainda mais encantador.
7. Praia do Abraão

A mais movimentada praia da Ilha Grande, a Praia do Abraão é considerada o principal polo turístico da região. Reune vários restaurantes, bares, pousadas e lojinhas de artesanato. Sendo da mesma forma, o principal porto da ilha, onde chegam barcos e balsas do continente trazendo os turistas e de onde saem os passeios para Ilha Grande e outras ilhas de Angra.
Devido o grande fluxo de embarcações, não é considerada ideal para banho. Além disso a água também não é tão clara quanto o resto da ilha, o que pode frustrar um pouco. Já o pôr do sol é uma excelente atividade para curtir na praia do Abraão. No fim do dia, quando os barcos retornam, o cenário fica mais bonito e dessa maneira garante boas fotos.
8. Passeio de escuna
Além dos passeios de lancha, quem visita a Ilha Grande poderá curtir os passeios de escuna. A maior vantagem dessa embarcação é o preço, bem mais abaixo dos valores das rotas com lanchas. A desvantagem de fato fica pelo número de pessoas no mesmo passeio (mais de 50) e por não fazer todos os roteiros disponíveis nas lanchas.
Os passeios, no geral, incluem frutas, bebidas não alcoólicas e equipamentos para mergulho, como snorkel e máscara. Também estão inclusas paradas para almoço, que pode ser no próprio barco ou em um restaurante.