Ilhéus se diferencia pela tradição histórica e cultural, além da natureza exuberante e extenso litoral. Confira o que fazer em Ilhéus e os melhores passeios na região.


Seja de qual parte do Brasil você for, provavelmente já ouviu falar em Ilhéus. O destino, localizado na região Sul da Bahia, é conhecido mundialmente através dos livros de Jorge Amado, um de seus mais ilustres moradores, e ao mesmo tempo, por suas belíssimas praias que se estendem ao longo de quase 100 km de litoral — protegidos pela maravilhosa Mata Atlântica.

Ilhéus foi fundada em 1534 e deve grande parte de seu desenvolvimento à plantação de cacau, sendo conhecida também pela arquitetura colonial, herança desse passado glorioso. No centro histórico da cidade estão, casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássicos, do início do século XX. Também é possível visitar antigas fazendas de cacaus que até hoje produzem o fruto que trouxe fortuna aos barões de Ilhéus.


Relacionadas


O que fazer em Ilhéus: BA

Nosso guia vai lhe apresentar os melhores passeios em Ilhéus. Confira.

Centro Histórico de Ilhéus

Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau. Entre os exemplares estão o Palácio Paranaguá, na Praça J. J Seabra, obra de 1907 que abriga hoje uma das secretárias da cidade e é um prédio tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus.

casa–da–cultura–jorge–amado 1024x682 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
Estátua em homenagem a Jorge Amado, um dos célebres moradores de Ilhéus. Foto: Márcio Filho – MTUR

Um passeio mais completo pelo centro histórico inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, que no auge cacaueiro, recebia os coronéis que vinham `à cidade para negócios (hoje no local funciona um espaço cultural). Por fim, vale conhecer também a Igreja de São Jorge, uma construção do século 17 que ainda conserva sua fachada e arquitetura com torre em formato de pirâmide.

o que fazer em ilheus 15 1 1024x631 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
Igreja de São Jorge. Foto: TripAdvisor.

Fazendas de Cafés

fazendas de–cacau–ilhéus 1024x575 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
Fazendas de Cacau em Ilhéus (BA). Foto: Márcio Filho – MTUR

Para além do Centro Histórico, outra maneira de conhecer e se aprofundar no passado de Ilhéus é visitando suas antigas fazendas de cacau. Muitas delas ainda estão em pleno funcionamento e oferecem visitas guiadas onde são apresentadas todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. É possível inclusive, hospedar–se numa dessas fazendas.

Estrada do Chocolate

estrada–do–cacau–Ilhéus 1024x682 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
A Estrada do Chocolate é certamente um dos melhores passeios em Ilhéus. Foto: Márcio Filho – MTUR

Entre os passeios que o turista pode aproveitar em Ilhéus, o roteiro temático do chocolate aponta como um dos mais completos e deliciosos para se fazer. São sete fazendas onde o turista pode conhecer todo o processo de produção do chocolate, do plantio do cacau até a fabricação do doce. Ao mesmo tempo, também é possível conhecer sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. Por fim, o roteiro abriga, ainda, as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus.

41033123192 39a30cd7b6 k 1024x682 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
Foto: Márcio Filho – MTUR

Mercado de Artesanato de Ihéus

Em Ilhéus, o Mercado de Artesanato reúne mais 70 lojas onde você poderá encontrar desde lembrancinhas para sua viagem até chocolates em pó, por um preço em conta e com grande variedade. Entre os destaques estão as camisetas pintadas a mão, tapeçarias e as lindas peças em crochê. Para quem sempre espera o momento das compras, é um dos melhores passeios em Ilhéus.

Praias de Ilhéus

Depois de explorar os atrativos culturais e históricos de Ilhéus, certamente você vai querer aproveitar as belas praias da região (ou vice-versa). Afinal, o sul da Bahia tem um lindo litoral, para todos os tipos de visitantes; esteja ele em busca de descanso ou aventuras.

Emolduradas por coqueiros, as praias de Ilhéus contam com boa estrutura de barracas e quiosques. As do litoral sul são consideradas mais badaladas, reunidos principalmente surfistas em busca de boas ondas. Entre as mais conhecidas estão a Praia Back Door, que ostenta uma paisagem com vasto coqueiral, mar esverdeado e piscinas naturais; e Batuba, considerada uma das praias mais bonitas não só do litoral sul, mas de toda a região.

praia–do–norte–Ilhéus 1024x580 - Ilhéus BA: saiba o que fazer neste paraíso do litoral sul baiano
Praia do Norte, Ilhéus. Foto: Foto: Márcio Filho – MTUR

Ao Norte, a Mata Atlântica acompanha quase toda a orla, bastante tranquila. Bons exemplos são a Praia dos Coqueiros, com cenário rústico e selvagem e a Praia do Norte, com extensa faixa de areia e águas calmas e mornas.

Morro de Pernambuco

No caminho até as praias do litoral sul, dê uma parada no Morro de Pernambuco. Do local, que mais parece uma ilha, é possível avistar, de forma privilegiada, o mar na praia das Conchas, o Centro Histórico e ao mesmo tempo, a Baía do Pontal. A paisagem no local é linda e com certeza, rende belas fotos de recordação.

Lagoa Encantada

A cerca de 34 quilômetros da cidade é possível conhecer a Lagoa Encantada, um dos programas clássicos em Ilhéus. A visão da lagoa impressiona: são 6,4km² cercados por mata nativa de uma área de preservação ambiental onde o turista pode navegar durante passeios de barco que duram cerca de seis horas. A pedida é mergulhar no encontro de duas cachoeiras que desembocam no final da lagoa; além de assistir um pôr do sol espetacular! Sem dúvidas um dos melhores passeios em Ilhéus.


Gostou desse conteúdo? Então não deixa de compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais. Aproveita e deixa aqui nos comentários qual dos passeios em Ilhéus você mais ficou com vontade fazer.