Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Ele nasceu a partir de uma mudança radical na forma em que as pessoas passaram a consumir produtos e serviços ao longo do tempo. O que se deu principalmente, em função da rápida transformação digital de vários aspectos da nossa vida.

Esta mudança, como não poderia deixar de ser, também chegou ao setor de viagens. E, a medida que novas necessidades são criadas ou simplesmente se reinventam, precisamos criar métodos que acompanhem essas mudanças se não quisermos ficar para trás. Diante disso, o Inbound Marketing ganhou destaque e se apresentou como uma das principais estratégias para que as empresas evoluam com seus clientes.

COMENTARIO IGO: Acho que apresentou como metodologia/estrategia seja melhor do que alternativa, pois tem um importante impacto na estratégia de marketing digital.

O que é Inbound Marketing ?

Em sua essência, o “Marketing de Atração”, como também é conhecido, é uma metodologia que revolucionou o jeito de fazer negócio. Antes, as empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como um produto seria vantajoso em suas vidas. Porém, as regras do jogo mudaram. Aqui, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, desenvolvendo uma conversa com o consumidor.

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

Resultados Digitais

O cliente não quer mais ser tratado como um meio para um fim. Ele quer ser educado e ouvido, quer que seus desejos tenham valor. É por isso que o processo foca em conquistar o cliente por uma experiência completa através de um bom serviço e relacionamento.

Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, agora ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc. No Inbound, a empresa cria estratégias para que o cliente vá até ela e decida por si mesmo, que o seu negócio oferece a melhor solução para o seu problema ou necessidade.

Processos do Inbound Marketing

O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento. Entenda melhor cada uma delas.

  1. Atrair: a regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante;
  2. Converter: o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda;
  3. Vender: depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;
  4. Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.
    Vitor Peçanha — Rock Content

O que Inbound e Turismo têm em comum?

Pensemos na semelhança entre a forma como consumimos um destino e as etapas do método Inbound: antes de tudo, somos seduzidos por um destino (atração), então buscamos informação sobre ele (conversão), em seguida optamos por visitá-lo (fechamento) e por fim, depois de uma experiência memorável, recomendamos que outros visitem (encantamento).

Considerando estas etapas, é possível investir em estratégias específicas que conduzirão seus clientes ao longo de toda a jornada de compra. Desde o primeiro contato com a sua marca, através de um material de divulgação, por exemplo, produzir um conteúdo informativo para gerar engajamento, oferecer facilidades e diferenciais para que decida fechar o negócio, e por fim oferecer uma experiência memorável para que ele se deslumbre e recomende.

Além disso, hoje existe uma gama de negócios turísticos fornecendo promoções, facilidades de pagamento, etc. Porém, nessa nova era de consumo, somente isso já não é mais suficiente. Como se destacar? Temos que atrair o olhar do público para o nosso negócio. Assim, ainda que preços e condições sejam semelhantes em várias empresas, ele optará por aquela que agregue mais valor à sua experiência de compra.

Finalmente, o Inbound Marketing e o Turismo trabalham com o conceito de inovação. O setor sempre está em busca do que o novo, inédito e exclusivo, afim de gerar cada vez mais experiências memoráveis. Ao mesmo tempo, no turismo, há sempre uma busca pelo que nos tira de nossa zona de conforto e o Inbound pode ser um bom meio para oferecer exatamente isso.

Como utilizar o Inbound Marketing no turismo?

Eduque–se

Assim como os clientes atuais buscam se educar a respeito de novos produtos e serviços, antes de mais nada, é essencial que se aprofunde no que é metodologia e no que ela representa, visto que neste artigo, buscamos apresentar inicialmente, apenas a sua importância como estratégia de negócio.

Há cursos online gratuitos sobre o tema como o da HubSpot e o da Rock Content. São cursos de fácil compreensão que te fornecem uma boa noção do que é inbound marketing e como utilizá-lo.

A primeira medida a ser tomada para aplicar o Inbound Marketing no Turismo deve ser a pesquisa. Separe um bom tempo para entender o seu potencial cliente quer, busca e/ou precisa. Reúna o máximo de características que conseguir e então trabalhe maneiras para fornecer isso.

Cative

Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza o Marketing de conteúdo como um de seus principais recursos. Isso significa que sem conteúdo (seja ele escrito, videográfico, em aúdio) não existe Inbound Marketing.

E, se tratando de turismo, o que primeiro prende nossa atenção em um destino hoje? Fotos e vídeos que vemos sobre ele. Portanto, invista em conteúdos bem produzidos, seja através das suas redes sociais, site ou mesmo um canal do YouTube, por exemplo. Ao mesmo tempo, Blogs de viagens são considerados como o principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode usar no Inbound Marketing no Turismo.

 O conteúdo é uma das principais ferramentas do inbound marketing, atuando em todas as etapas do funil. O marketing de conteúdo atrai, converte e encanta clientes e potenciais clientes. 

Quer saber mais sobre cultura de encantamento? veja aqui cinco passos para aplicar essa estratégia na sua agência

Esteja disponível

Por fim, manter um bom relacionamento (em todas a etapas da jornada do viajante) é fundamental para o sucesso da sua estratégia. Facilite a informação e meios de comunicação. Não crie mil e um caminhos para que o cliente encontre a informação que deseja; é provável que ele desista e vá buscar em outro lugar mais acessível. 

Facilite as formas que ele têm para te contatar, inclusive para fornecer feedback. Ainda que seja um retorno negativo, tente estabelecer a melhor experiência nesse momento. 

Você sabe como responder reviews negativos na internet? Nesse guia apresentamos cinco dicas infalíveis.

Esteja nos canais em que ele estiver, não de forma invasiva ou interruptiva, mais atraindo a atenção do usuário por meio de conteúdos que sejam relevantes para ele.

A internet trouxe grandes mudanças para o mercado de turismo principalmente quanto a jornada de compra do turista, que agora pesquisa, planeja e compra, tudo por meio da internet.