De fato o cinema é algo que encanta a todos. Seja por suas histórias inspiradoras, ação e emoção e muitas vezes, até pelos cenários onde os filmes são gravados. Aliás a escolha do local é um elemento importantíssimo no processo de criação de um filme.
Inegavelmente um fator que contribui e muito na construção dessa atmosfera incrível do cinema é a locação. Naturalmente, junto com a fotografia, ela faz toda a diferença para uma história ser contada. Tantos e tantos filmes clássicos que tiveram o sucesso que tiveram devem muito a essas escolhas estéticas.
Neste guia, apresentamos locações especiais que deram todo um diferencial – e até mesmo um charme a mais – para suas respectivas produções e que certamente inspiram viajantes do mundo todo a conhecer esses locais.
O fabuloso destino de Amélie Poulain(Jean-Pierre Jeunet)
Locação: Paris, França

Este é um clássico da história recente do cinema e muito dessa aclamação se deve às escolhas estéticas, seja através das cores ou cenários. Sendo o filme passado na encantadora Paris, não fica difícil entender o porquê de ele ser considerado tão bonito visualmente.
Outra coisa que se destaca sem dúvida é a paleta de cores do filmes, sempre com os mesmos tons de vermelho, verde e amarelo combinados entre si.
O sensível filme narra a história da jovem Amélie Poulain, que protege-se de muitas formas de situações cotidianas da vida (e logo no início do filmes descobrimos o motivo).
Em mais um dia comum, ela encontra uma caixa que transforma totalmente a sua forma de lidar com outras pessoas e mesmo consigo própria, além do mundo ao redor.
O senhor dos anéis (Peter Jackson)
Locação: Nova Zelândia

Toda a trilogia d’O Senhor dos Anéis se ambienta na Nova Zelândia, e os cenários são inegavelmente lindos. Os filmes foram dirigidos pelo neozelandês Peter Jackson e locou-se em mais de 150 ambientações neozelandesas, divididas entre ilhas do sul, do norte e até fiordes.
O fato de a Nova Zelândia ter sido a escolhida para as filmagens dos filmes, mudou o turismo na região. De acordo com o The New York Times, 266 mil pessoas visitaram o Hobbiton, que serviu de cenário para o Condado, entre os anos de 2002 à 2012.
A praia (Danny Boyle)
Locação: Tailândia
A praia de Maya Bay, localizada na ilha de Koh Phi Phi Leh, na Tailândia foi o cenário principal do filme A Praia, romance de 1996 que em 2000 ganhou adaptação para o cinema, no qual foi protagonizado por Leonardo DiCaprio.

Logo após o filme, a praia chegou a receber mais de 200 barcos, totalizando mais de 4 mil pessoas por dia. Este turismo massivo que fez parte da rotina da ilha por um bom tempo foi degradando as belíssimas riquezas naturais e, em 2018, a ilha chegou a ser fechada pelo mesmo motivo.
Outro cenário que encanta a quem vê o filme são as cachoeiras. Elas estão localizadas no Khao Yai National Park, o segundo maior parque nacional da Tailândia. As cachoeiras localizam-se bem no centro do Parque e são outra pedida imperdível.

O filme narra a história de jovens mochileiros em busca de uma “praia secreta”, dita a eles por outro viajante que conhecem no mesmo hotel. As aventuras do grupo, o confronto com eles próprios e com os habitantes da praia permeiam conflitos e situações tensas, tudo isso nesse cenário paradisíaco.
Mamma Mia(Phyllida Lloyd)
Locações: Grécia, Londres, Marrocos
Nessa divertida comédia, estrelada por Meryl Streep e Amanda Seyfried, a paisagem fica por conta das ilhas gregas. O filme, baseado nas letras do ABBA, é daquelas comédias românticas leves e despretensiosas para assistir numa tarde. Dito isso, as belezas da Grécia e o clima tropical do filme vão te deixar tranquilo pra curtir essa experiência cinematográfica e de viagem.
O sucesso foi tamanho do filme somado à sua locação que a empresa Star Clippers elaborou um roteiro de veleiro que passa por diversos cenários do filme. Uma das locações visitadas é a da ilha de Skopelos, que abriga a capelinha onde ocorre uma das principais cenas do longa.
O filme narra a história de uma jovem que, prestes a casar e sem saber quem é seu verdadeiro pai, convida os três possíveis candidatos para o seu casamento. Todos eles vem correndo para encontrar o amor de suas vidas, a personagem de Meryl Streep. Donna (Meryl) se vê então obrigada a se esquivar para não ter que lidar com esse impasse entre os homens.
Harry Potter
Locação: Grã Bretanha; País de Gales
O bruxo mais famoso do mundo, o indesejável número 1 é sem dúvida nenhuma um dos principais símbolos da cultura pop das duas últimas décadas. São muitas histórias, muitos recordes quebrados e milhões de fãs fervorosos espalhados pelo mundo.
O que muita gente não sabe é que muitos dos cenários de Harry Potter são reais, como a estação King’s Cross. Na cidade de Oxford, por exemplo, fica um cenário muito importante da saga: o Colégio Christ Church, que serviu de cenário para o salão principal de Hogwarts, onde todos faziam aquelas refeições deliciosas. O mesmo prédio também deu vida às escadarias de Hogwarts (ou Hogwarts literalmente deu vida às escadas?).

Outra construção fundamental para a trama é mesmo o castelo de Alnwick. Este é o segundo maior castelo habitado da Inglaterra, perdendo apenas para o castelo de Windsor. O castelo servia como locação para a área externa de Hogwarts e é aberto à visitação, com programação para toda família.
As praias da costa do País de Gales também serviram de palco para muitas cenas ao longo da saga. Entre elas a morte de Dobby e a chegada de Harry e seus amigos na casa de Gui e Fleur.
Grande Hotel Budapeste (Was Anderson)
Locação: Alemanha
O prédio que deu vida ao Grande Hotel Budapeste, de Was Anderson, é na verdade uma loja de departamento datada de 1913. Trata-se do Gorlitzer Warenhaus, localizada na cidade alemã que dá nome ao prédio, Gorlitz. A construção localiza-se metade na Alemanha e metade na Polônia, fica bem na fronteira entre os dois países. Ela localiza-se ainda a 20 minutos da República Tcheca.
Surpreendentemente o prédio já passou por muita coisa: já foi desativado, quase demolido e até quase adquirido pelo diretor Was Anderson. Na época em que ia acontecer a demolição, a produção do filme o escolheu para sua locação. Foi exatamente nesse período que o diretor quase adquiriu o prédio para livrá-lo desse acontecimento.
O fato mais curioso é que a cidade que abriga o prédio tem um histórico com o cinema e até mesmo com o Oscar. Existe uma publicação do The Guardian sobre o curioso prédio e sua cidadezinha. Nela, o jornal nos conta que a cidade já serviu de locação para diversos filmes consagrados. Entre eles, O Leitor (que garantiu o Oscar para Kate Winslet), A menina que roubava livros, Bastardos Inglórios, dentre outros.
Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen)
Locação: Espanha; Nova York
Neste filme jovial e apaixonante, Woody Allen nos apresenta à duas mulheres que chegam à Espanha numa viagem de férias. Elas chegam então a casa de um amigo, na linda Barcelona. A partir daí a história nos leva a conhecer as personalidades de ambas, bem como sua interação com outra cultura e também com um casal em uma situação complicada.
Existem duas locações do filme similarmente incríveis. A primeira trata-se da Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. O espaço primordialmente cultural tem diversas programações para diversos públicos. O espaço conta com exposições de arte, shows musicais, espetáculos de dança e teatro. Além disso, tem ainda recitais de poesias e workshops.

Outro espaço inegavelmente marcante, muito provavelmente mais na vida real que no próprio filme é o Els 4 Gats. Trata-se de um restaurante histórico para Barcelona, onde o então jovem Picasso de 17 anos mostrou suas obras pela primeira vez. O prédio é originalmente de 1897, porém a versão que conhecemos, sua nova forma, foi reinaugurada nos anos 70.
Me Chame pelo seu nome (Luca Guadagnino)
Locação: Itália
O premiado e aclamado Me Chame Pelo Seu Nome tem, inegavelmente, em suas escolhas estéticas, muitas das belezas da produção. As cores utilizadas somado aos cenários rústicos e históricos, bem como as belezas naturais mostradas no filme, compõe cenários absurdamente encantadores.
Como resultado, devemos falar de Bergamo e Sirmione. Essas cidadezinhas escolhidas para representar a Itália e os cenários lindos, testemunhados e compartilhados por Elio e Oliver. Bergamos, por exemplo, trata-se de uma cidadezinha medieval e aos pés dos alpes italianos. Sem dúvida o cenário mais impressionante e que aparece no filme, é a Cascate del Serio. Esta cachoeira de 315 metros de altura é a maior da Itália e segunda maior da Europa.

Já Sirmione destaca-se por ser cercada pelo Lago di Garda, o maior lago da Itália. A região conta também com praias de verdadeiros cenários paradisíacos, com águas cristalinas. Já no filme, Elio e Oliver vão ao Grotte di Cattulo, sítio arqueológico fundamental para a região e para a história do país.
Labirinto do Fauno (Guillermo del Toro)
Locação: Espanha
Outro filme deslumbrante da nossa lista é o fantástico O Labirinto do Fauno. Para as duas realidades, dois planos, essas variações de cores e estética são imprescindíveis para quem assiste ao filme.
Um dos principais cenários é a vila de San Rafael. É neste ambiente que a jovenzinha Ofélia cai no moinho em direção ao fauno. O pequeno vilarejo fica a menos de uma hora de Madri. O vilarejo localiza-se na Guadarrama Mountains.
Do mesmo modo, as ruínas de Belchite também tem seu papel relevante nessa trama. É aqui que acontece a primeira cena do filme. Essa pequena cidade chegou a ser destruída em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Por consequência, permaneceu deserta e sem restauração por um longo período. Apesar disso, as ruínas do lugar chamam muito a atenção. É possível ver igrejas, casas e até mesmo marcas de balas nas paredes.

Em 2010, a prefeitura de Belchite novo cercou as ruínas de Belchite antigo. Como resultado, atualmente só é possível visitar o lugar através de visitas guiadas ofertadas pela própria Prefeitura.
Confira outras publicações sobre Artes, Cultura e Diversão