Os 10 principais museus em Fortaleza para você visitar

Os 10 principais museus em Fortaleza para você visitar

Escrito por  Time Levarti| June 14, 2019 em  Ceará

Quais os principais museus em Fortaleza? Da evolução dos automóveis e do processo de industrialização; dos meios de comunicação, da escrita, da…

Quais os principais museus em Fortaleza? Da evolução dos automóveis e do processo de industrialização; dos meios de comunicação, da escrita, da fotografia e sobretudo do seu povo. Para além de suas belas praias, os museus em Fortaleza são parada obrigatória aos visitantes da cidade.

Conheça os 10 principais museus para você incluir no seu roteiro de viagem e descubra histórias que só poderiam ser ouvidas aqui no Ceará.

Museus em Fortaleza – Lista completa

  1. Museu do Ceará
  2. Museu da Indústria
  3. Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea
  4. Espaço Cultural Unifor
  5. Caixa Cultural de Fortaleza
  6. Sobrado Dr. José Loureço
  7. Casa José de Alencar
  8. Museu da Imagem e do Som
  9. Minimuseu Firmeza
  10. Museu do Automóvel

Fortaleza: Guia completo

1. Museu do Ceará

O Museu do Ceará é um dos principais expoentes da cultura cearense. Foto: Museu do Ceará.

O primeiro e mais importante museu oficial da capital cearense!

Fundado em 1932, o Museu do Ceará conta a história do estado através de um acervo de 13 mil peças divididas em 3 coleções (Mobiliário, Arqueologia/Antropologia e Paleontologia); ilustrando diversos aspectos culturais indígenas, do cangaço e do período de escravidão.

Alías a história da cidade pode ser vivenciada não só no museu, mas também nos seus arredores, como na Praça General Tibúrcio, conhecida popularmente como Praça dos leões, onde costumava passar o bondinho de Fortaleza e a Academia Cearense de Letras, outro importante espaço cultural e memorial da cidade.

Público conferindo a exposição “Ciça e Maria: o barro das maravilhas”. Foto:Museu do Ceará

Onde? Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza

Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 09h às 17:00; Sábado, das 09h às 16h.

2. Museu da Industria

Erguido ainda no governo de D. Pedro II, no século XIX, o Museu da Indústria, que anteriormente já foi sede dos Correios, um hotel e até o escritório de empresa estrangeira, hoje, através de equipamentos modernos e interativos, conta a história de 5 séculos de industrialização do estado do Ceará.

Esta integração entre passado e presente, certamente intensificam a boa experiência do visitante neste belo prédio, situado num dos espaços mais importantes e históricos para do Ceará.

Exposição no Museu da Industria do Ceará. Acervo do Museu
Exposição no Museu da Industria do Ceará. Foto: Acervo do Museu

Dele é possível ver o Passeio Público, oForte Nossa Senhora da Assunção e a Catedral da Sé, outros espaços que ajudam a contar a história da cidade.

Onde? Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza.

Funcionamento: Terça a Sábado, das 09h às 17h; Domingo: das 09h às 13h.

3. Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea

Localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o mais importante centro cultural do estado, o MCC e o MAC fazem parte de uma iniciativa importante de preservação da história, cultura e sobretudo da arte cearense.

O Museu da Cultura Cearense é um espaço etnográfico, que conta a história do povo cearense, com peças que vão desde o cangaço aos povos indígenas do Ceará.

Já o Museu de Arte Contemporânea conta com diversas peças da Pinacoteca do Ceará e ainda obras de artistas nacionais e internacionais, somando mais de mil peças divididas em 13 salas. Em resumo, dois importantes espaços que não podem faltar ao seu roteiro de viagem.

Onde? Centro Cultural Dragão do Mar,  R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza.

Funcionamento: Terça a sexta, das 09h às 19h; Sábado e domingo, das 09h às 21h.

4. Espaço Cultural Unifor

Espaço Cultural Unifor em Fortaleza
Espaço Cultural Unifor. Foto: Unifor
Espaço Cultural Unifor. Foto: Unifor

O Espaço Cultural Unifor é conhecido pela excelência em seus equipamentos e espaços bem como pela riqueza e variedade de obras expostas, sejam elas fixas ou apresentadas em exposições flutuantes.

Inaugurado em 1988, o Espaço apresenta diversas obras clássicas, já tendo abrigado importantes exposições nacionais e internacionais como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx.

Com entrada gratuita, a galeria amplia e democratiza o acesso à arte no Ceará, sendo o principal expositor de arte do estado e um dos principais do país.


Onde? Av. Washington Soares, 1321. Edson Queiroz, Fortaleza.

Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 09 às 19h; Sábado e Domingo, das 10h às 18h.

5. Caixa Cultural de Fortaleza

Caixa Cultural Fortaleza. Foto: Acervo da Caixa

Instalada no prédio da antiga Alfândega de Fortaleza, inaugurada em 1812, a Caixa Cultural, programa da Caixa Econômica Federal que funciona como centro cultural e está presente em 7 capitais nacionais, iniciou suas atividades em Fortaleza em 2012.

O local já tem lugar cativo na programação cultural de Fortaleza, uma vez que conta com amplo espaço e um belíssimo prédio dividido entre salas de exposições de arte, teatro, auditório e agradabilíssima área externa.

Ademais, o prédio ainda é palco de muitas oficinas, palestras e eventos voltados para arte, cultura e reflexão.

Onde? Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema, Fortaleza

Funcionamento: Segunda à sábado, das 10h às 20h; Domingo, das 12h às 19h.

6. Sobrado Dr. José Lourenço

Fachada do Sobrado Dr. José Lourenço. Foto: VÓS
Interior do Sobrado Dr. José Lourenço. Foto: VÓS

A primeira construção de três andares da capital cearense, entregue na segunda metade do século XIX, acompanhou a história de crescimento e de crise enfrentadas pelo estado.

Já foi sede da prefeitura, casa de sombrinhas, bordel, oficina de marcenaria… mas foi o seu primeiro dono, Dr. José Lourenço de Castro Silva que deu nome ao prédio.

A partir de 2007, após ter sido tombado e passado por um processo de restauro, o sobrado ganhou a utilidade de expositor de artes e fomentador da arte local, mas também, recebendo expositores nacionais e internacionais.

O espaço conta ainda com café e auditório e localiza-se no centro de Fortaleza, que por si só já é pura história e respiros de outrora.

O café instalado no Sobrado José Lourenço é uma boa pedida para uma pausa durante sua visita. Foto: VÓS

Onde? Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza.

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 09h às 17h; Sábado das 09h às 14h.

7. Casa José de Alencar

A casa onde nasceu o principal escritor cearense e um dos maiores romancistas brasileiros, José de Alencar, em 1829, foi tombada em 1964 e, no ano seguinte, adquirida pela universidade Federal do Ceará, que administra e possui guarda do patrimônio para fomento de extensão acadêmica e  incentivo a produção literária cearense.

O espaço possui ruínas arqueológicas e ainda abriga a Pinacoteca Floriano Teixeira, biblioteca e diversas salas temáticas, como a de coleção de rendas de Luíza Ramos e a Sala Iracema, que conta com obras de Descartes Gadelha, cujo tema de suas obras era a famosa personagem de José de Alencar.

O espaço é muito verde e arejado e também livre para pique-niques e encontros mais tranquilos ao ar livre.

Onde? Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar, Fortaleza.

Funcionamento: Terças a sexta-feira, das 08h às 17h.

8. Museu da Imagem e do Sol

Museu da Imagem e do Som. Foto: Dicas do Nosso Brasil

O Museu de Imagem e Som (MIS) de Fortaleza foi inaugurado em 1996 e abriga registros da história do audiovisual cearense.

Seu acervo inclui discos de música brasileira e estrangeira bem como, materiais sobre artes plásticas, artesanatos, literatura de cordel, fotografias, livros, filmes de diretores cearenses, fitas cassete e outras manifestações da arte e cultura cearense. O prédio, patrimônio tombado, já teve inúmeras utilizações ao longo das décadas, como por exemplo ter sido sede do Governo Estadual em 1963.

Onde? Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza.

Funcionamento: Terça a sábado, das 09h às 18h.

9. Minimuseu Firmeza 

Fundado no ano de 1969 pelos artistas plásticos Nice e Nilo Firmeza (Estrigas), o minimuseu reúne em três salas mais de 500 obras de artes plásticas; sendo inegavelmente um dos acervos mais importantes do estado.

Sediado na própria casa do casal de artistas, o espaço começou a ser viabilizado ainda na década de 90, com a participação do casal na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP).

Ponto de encontro de artistas, pesquisadores, estudantes e curiosos, o espaço instiga tantos outros encontros inspirados, onde arte, cultura e vida se esbarram e dialogam com a criatividade, imaginação e curiosidade de quem passa por aqui.

Exposição no minimiseu. Foto: acervo do museu

Onde? Rua Waldir Diogo – Mondubim, Fortaleza

Funcionamento: Quinta a sábado, das 08h às 17h.

10. Museu do Automóvel

Museu do Automóvel em Fortaleza. Foto: Acervo do museu

Fundado em 1981, o Museu do Automóvel do Ceará abriga diversos modelos de carros nacionais, americanos e europeus, datados entre as décadas de 10 e 70. São mais de 50 veículos no acervo, sendo eles majoritariamente de colecionadores. O mais antigo deles é o Ford T, datado de 1917. O local é mantido pelo Veteran Car Club do Ceará e filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Onde? Rua Jornalista César Magalhães, 70 – Patriolino Ribeiro, Fortaleza.

Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h às 12h e de 14h às 17h.



Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
Guaramiranga: veja nossas dicas para aproveitar a Suíça Cearense!

August 5, 2022

Quais os melhores passeios em Guaramiranga? Certamente, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará. Mas alguns…

Continue lendo
...
Ceará
Canoa Quebrada: 5 atrativos pra curtir num fim de semana

June 2, 2022

A 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma boa pedida para uma viagem de fim de semana. Conheça 5 atrativos para aproveitar no lugar.

Continue lendo
...
Ceará
3 coisas para fazer em Jericoacoara em um fim de semana

May 20, 2022

A 300 km da capital cearense, Jericoacoara oferece a tranquilidade perfeita para relaxar em um fim de semana, com paisagens naturais e passeios imperdíveis.

Continue lendo
...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Ceará
Jericoacoara: saiba o que conhecer neste paraíso do litoral cearense

November 17, 2021

Localizada a 300 quilômetros da capital Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, Jeri se mantém como um dos principais destinos não…

Continue lendo
...
Ceará
Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade

October 21, 2021

Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense — com acessos precários que exigem buggy ou 4×4. São praias onde você…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar em Flecheiras saindo de Fortaleza

April 19, 2021

Como chegar em Flecheiras? Por ser uma praia ainda pouco explorada pelo turismo, é natural ficar em dúvidas sobre como chegar a…

Continue lendo
...
Ceará
Como chegar a Canoa Quebrada CE: de avião, carro ou ônibus

April 15, 2021

Como chegar a Canoa Quebrada? Um dos atrativos que facilitam a vida de quem quer conhecer Canoa Quebrada – de fato –…

Continue lendo
...
Ceará
Airbnb em Canoa Quebrada: 8 casas de praia para aluguel de temporada

April 13, 2021

Onde ficar em Canoa Quebrada? Quais as melhores opções de Airbnb e casas de praia em Canoa Quebrada? A Praia de Canoa…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.