O Turismo rural é uma vertente que proporciona ao turista conhecer e ter contato direto com a natureza, a agricultura e culturas locais em ambientes totalmente rurais. A busca pelo simples e autêntico como uma reação ao estresse promovido pelos grandes centros urbanos.

No Brasil, conforme artigo apresentado pelo SEBRAE, o turismo rural surgiu na década de 1980 e, desde então, “tem resultado em uma maior valorização das propriedades, além de impulsionar a economia regional e ajudar a preservar a identidade das populações que vivem no campo”.

“Do ponto de vista do turista, ele possibilita o intercâmbio cultural, com acesso e conhecimento sobre a rotina vivenciada no campo, desde o manejo da agricultura, passando pelo cuidado com os animais e a culinária caseira” (Turismo Rural mais renda aos produtores do campo).

Em todo o Brasil, são inúmeros os destinos para aproveitar o meio ambiente rural. Confira nossas indicações.

Leia também:
O que é o Turismo Comunitário e onde praticá-lo.
Turismo de Experiência: vivências no Brasil

Cabaceiras (PB)

2rd - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?
Praça do Bode, uma das atrações do centro histórico de Cabaceiras, na Paraíba. Foto: Antonio David/Divulgação)

Em Cabaceiras (PB), localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, a cerca de 180 quilômetros de João Pessoa , além das vivências rurais mais tradicionais, em fazendas e casas de moradores, o turista pode explorar outros atrativos como o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa com mais de 100 blocos de granito, que proporciona uma visão inusitada de toda a região.

1rd Lajedo pai mateus paraiba by Carla Belke wikimedia commons - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?
Final de tarde no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras. Foto: Carla Belke/Wikimedia Commons

No local, é possível visitar a gruta em que, segundo a lenda, vivia o ermitão Pai Mateus – personagem histórico da cidade. O lajedo também possui inscrições rupestres e sítios arqueológicos.

No centro da cidade, construções antigas e casinhas coloridas trazem um charme especial à pequena cidade, enquanto artesãos se valem do couro do bode como matéria prima para produzir os mais belos artigos de artesanato.

Gravatá (PE)

gravata - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?
Vista da cidade de Gravatá, em Pernambuco. Foto: Wikimidia

Em Gravatá, a 84 quilômetros do Recife, o clima é um dos principais atrativos. A temperatura máxima não passa dos 22ºC e a mínima chega à 10ºC pela noite.

A culinária é recheada de massas, fondues e pratos típicos. O município também apresenta belas paisagens formadas por cachoeiras, lagos, matas fechadas e piscinas naturais. Entre os pontos turísticos, a capela dedicada a Sant’Ana, inaurgurada em 1822, é um dos mais famosos.

Lages (SC)

Resize Body 4 lages2 - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?
Lages – SC. Foto: Carlos Meireles

O frio intenso do inverno que causa geadas e, algumas vezes, até neve, de fato é um dos principais atrativos para os visitantes que chegam em Lages, cidade catarinense pioneira no turismo rural.

Mas o que atrai mesmo os visitantes para o destino são as aconchegantes fazendas que abriram suas propriedades para visitação. Todos os anos são mais de 50 mi pessoas que buscam vivenciar a tranquilidade e cultura do dia a dia no campo.

Da mesma forma, a famosa Coxilha Rica, planície de 100 quilômetros com rios e campos preservados, e um dos maiores eventos culturais gastronômicos do Sul do país, contribuem para um roteiro de viagem completo.

Serra Geral (SC)

foto da serra geral 6 - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?

Nas Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, cerca de 180 famílias de agricultores que trabalham com produção orgânica abrem suas fazendas para receber visitantes ávidos por sossego, tranquilidade e contato com a natureza.

Inesperadamente, o visitante ainda pode vivenciar o dia a dia das culturas e tradições alemã e italiana, já que a região foi colonizada por esses povos.

Entre os atrativos naturais trilhas, cachoeiras e rios proporcionam momentos de lazer em perfeita integração com a natureza.

Venda Nova do Imigrante (ES)

Venda Nova Vinicius Depizzol 1024x768 1 - O que é o turismo rural: onde e como praticá-lo?
Venda Nova – SC. Foto: Vinicius Depizzol

Berço do turismo rural no Brasil, a cidade conta com uma economia voltada para o café que envolve quase toda a totalidade de produção rural do município.

Atualmente são cerca de 70 propriedades de 300 famílias com a finalidade de receber o turista que quer fazer sua viagem de vivência rural e da mesma forma, curtir momentos de sossego e tranquilidade.

Além do Agroturismo, a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas, também é um dos destaques de Venda Nova, assim como as 17 casas coloniais do século XIX. A mais antiga data de 1825.