Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados do litoral alagoano. Contudo, há uma óbvia diferença para aqueles que escolhem curtir as férias em Japaratinga: por lá, a agitação e muvuca dos turistas dá lugar a um cenário bem mais tranquilo e sossegado.

Por isso, se você está afim de curtir o mar de Alagoas, mas não abre mão da calmaria, Japaratinga pode ser uma opção.

Aliás, quando se trata de belezas naturais, o destino não deixa nada a desejar. Seu cenário cinematográfico é formado por mar ver esmeralda, muitos coqueirais e piscinas naturais. Quase tudo acessível com uma simples caminhada.

Leia outros conteúdos sobre o Litoral Alagoano

São Miguel dos Milagres: conheça a Costa dos Corais
Maceió: o paraíso das águas em Alagoas
Maragogi: o Caribe brasileiro

O que fazer em Japaratinga – AL. Dicas sobre as praias de Japaratinga e como aproveitar as piscinas naturais

Japaratinga possui cinco praias de águas tranquilas, areias claras e rodeadas de coqueirais. Elas ficam espalhadas ao longo de 15 km do litoral alagoano, seguindo pelo coração da Costa dos Corais até o Rio Manguaba, que separa Japaratinga de Porto de Pedras.

Uma das vantagens de possuir um litoral razoavelmente ‘pequeno’, por assim dizer, é justamente a possibilidade de sair e explorar a região a pé. Sem a necessidade de contratar passeios ou serviços de transfer.

No decorrer dessa caminhada, pode-se conhecer outras praias que acabam se tornando destinos, inclusive com opções de restaurantes à beira-mar, bem como alguns trechos absolutamente desertos, riachos e mirantes naturais. Quem curte aventuras em meio à natureza, vai adorar!

Por fim, também é possível realizar o percurso contratando os serviços de um bugueiro, que em geral ficam na praia central. Quem já fez esse tipo de passeio sabe que a aventura também é garantida.

Praia de Japaratinga

A praia principal, que leva o nome do lugar, é uma das mais bonitas e gostosas de curtir. Possui um mar calmo que na maré baixa recua e dá espaço a diversos bancos de areia e piscinas naturais, permitindo caminhar metros e metros entre os corais.

O fenômeno é tão curioso e imperdível que exige atenção dos visitantes. A maré sobe rápido e aquele caminho que você fez tranquilamente a pé, pode não estar mais tão raso. Dessa forma, é importante ficar atento enquanto caminha mar adentro.

Croa de São Bento

Inesperadamente, mais à frente, cerca de 80 metros mar adentro, encontra-se a Croa de São Bento, um grande banco de areia com uma pequena barreira de corais, que começa em Maragogi e termina em Japaratinga.

Esse trecho faz parte da área de preservação da Costa dos Corais, dessa forma, seu acesso só pode ser feito apenas de jangada. O que de fato confere um charme a mais ao passeio.

Croa de sao bento jangada japaratinga lounge resort 1 - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Passeio de jangada à Croa de São Bento. Foto: Japaratinga Lounge Resort/Divulgação.

Leva-se cerca de 10 minutos para chegar ao local, que apresenta uma paisagem indiscutivelmente paradisíaca, com águas mornas e cristalinas e repletas de peixinhos nos corais.

O passeio pode ser contratado tanto com jangadeiros locais, no centro do lugarejo, quanto na recepção do hotel/resort em que você estiver hospedado. A duração é em média de 1h, podendo claro, aproveitar as deliciosas águas ao redor e garantir fotos especiais.

Croa de sao bento japaratinga lounge resort - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Croa de São Bento, Japaratinga AL. Foto: Japaratinga Long Resort.

Praia de Bitingui

praia bitingui japaratinga alagoas 7992 1 1024x683 - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Praia de Bitingui, Japaratinga- AL. Foto: Guia Viagem Brasil.

Praticamente deserta, a Praia de Bitingui assemelha-se a uma gigante piscina natural, dado a tranquilidade do seu mar de água verde esmeralda. Dessa forma, é uma das mais indicadas na região para ir com as crianças ou mesmo para você que está afim de curtir um banho mais tranquilo.

As opções de hospedagem, bares e restaurantes também chamam atenção no lugarejo. Fique ligado para o Mirante de Japaratinga, onde funciona uma lanchonete que serve sorvetes e água de coco.

O acesso à praia pode ser feito à pé, de carro ou mesmo contratando um passeio de buggy.

Barreiras do Boqueirão

2 falesias praia barreiras de boqueirao - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Uma área com barreiras incríveis e formações rochosas marca a paisagem de Barreiras do Boqueirão. Foto: Japaratinga Long Resort.

Barreiras do Boqueirão é uma das últimas praias de Japaratinga (no sentido de Porto das Pedras). Para chegar até lá, você pode optar pela caminhada ou ir de carro (percurso de 5 min).

Seu cenário irretocável é formado por mar de águas claras, imponentes formações rochosas, onde piscinas naturais se formam com a maré baixa, areias claras e enormes coqueirais.

Há ainda alguns mirantes que oferecem uma vista inesquecível da praia. Perfeitos para registrar boas fotos para o Instagram bem como para um momento de verdadeira contemplação da natureza.

Além disso, Barreiras do Boqueirão possui uma boa infraestrutura para receber turistas, com bares e restaurantes para se divertir e apreciar petiscos deliciosos, especialmente frutos do mar como caranguejos e lagostas.

Piscinas naturais de Japaratinga

Lancha piscinas naturais japaratinga lounge resort corais scaled 1 1024x804 - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Piscinas naturais de Japaratinga. Foto: Japaratinga Lounge Resort/Divulgação.

O litoral alagoano é famosíssimo por suas praias ao estilo caribenho e pelas maravilhosas piscinas naturais encontradas em quase toda sua extensão. Em Japaratinga, elas são repletas de peixinhos, corais e várias outras espécies da vida marinha, facilmente avistadas em razão da transparência de suas águas.

O passeio pode ser feito com a maré baixa, saindo em embarcações como jangadas, catamarã ou lanchas privativas. As piscinas são menores que as de Maragogi, contudo, paga-se menos pelo passeio, que ainda assim, não deixa nada a desejar no quesito belezas naturais.

Da mesma forma que no destino vizinho, o mergulho nas piscinas é realizado com máscara e snorkel. Já que assim dá pra você desbravar todas as belezas que o fundo das piscinas naturais te proporciona.

A área das piscinas naturais conta com diversas profundidades, e mesmo na maré baixa, deve-se tomar cuidado ao se movimentar nelas – principalmente se você não souber nadar.

3 piscinas naturais japaratinga - A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais
Mergulho nas piscinas naturais de Japaratinga. Foto: Japaratinga Long Resort.

Como chegar em Japaratinga

  • Saindo de Maceió

Japaratinga fica no litoral norte de Alagoas, distante cerca de 2h da capital Maceió. De carro, deve-se pegar apenas AL-101 Norte e ir seguindo as placas de sinalização. Pelo caminho você passará pelas entradas da Praia de São Miguel dos Milagres e outras praias da Rota Ecológica.

  • Saindo do Recife

Saindo do Recife, pegue a BR – 101 sul até as praias do Cabo de Santo Agostinho. Em seguida, siga PE-60, passando pelas entradas das praias de Porto de Galinhas, Serrambi, Tamandaré e Maragogi. Chegando a Maragogi, deve-se continuar pela AL-101 Norte por mais 10 km até chegar a Praia de Japaratinga.