O que fazer em Lisboa? Lisboa sempre foi uma das cidades mais agradáveis da Europa – ela é bonita, barata, segura e, pra muita gente, porta de entrada para o continente Europeu.

Durante séculos a cidade se expandiu pela Costa na direção de Belém, ponto inicial das viagens dos descobrimentos no século XV, e também para a outra margem do rio Tejo, chamada de Outra Banda.

Hoje, Lisboa cresce para o interior e passa por uma verdadeira revolução cultural, entrando de uma vez por todas no ranking de melhores destinos do mundo. Novos museus, edifícios assinados por grandes arquitetos de fama mundial, um número cada vez maior de restaurantes, bares e cafés, lojas descoladas, hotéis e feiras de arte… a lista é infindável e comprova que a cidade soube se reinventar depois de passar por uma das maiores crises econômicas da sua história recente.

Outra parte deliciosa de visitar Lisboa é que apesar de toda essa transformação, pouco mudou naquilo que a cidade já tinha de melhor: as calçadas de pedras portuguesas continuam as mesas há séculos. Os bondes elétricos continuam a circular e ainda é possível sentir o cheirinho de pão fresco nas padarias de esquina, assim como do irresistível pastel de nata quentinho servido em quitandas na rua.

Ficou curioso para saber mais? Neste post, você encontrará informações sobre alguns dos melhores pontos turísticos de Lisboa. São 10 locais super especiais e obrigatórios para qualquer viajante.

Leia mais: 10 atrativos e passeios para fazer em Barcelona – Espanha
10 atrativos e passeios para fazer em Madrid, Espanha

1. Praça do Comércio

praça–do–comercio 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem

Considerada um dos pontos altos de Lisboa, a Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, fica à margem do Rio Tejo e é cercada por várias edificações que já serviram, ao longo de 400 anos, como moradia real. Foi erguida após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa, a mando do Marquês de Pombal.

O lado sul dá vista para o Tejo e era a melhor porta de entrada para a cidade – antes usada pela realeza e embaixadores –, com degraus de mármore saindo do rio. No centro da praça fica a estátua de D. José I, feita por Machado de Castro no século XVIII. Ao norte, o Arco Triunfal da Rua Augusta, um dos cartões postais mais conhecidos do país.

Além de sua importância histórica, a praça é um dos locais preferidos pelos moradores de Lisboa para aproveitar o fim do dia, enquanto apreciam um bom café.

O TERREMOTO DE 1755

O primeiro tremor do devastador terremoto ocorreu às 9h30 de 1º de novembro. Minutos depois, um segundo tremor, bem mais violento, reduziria metade da cidade a ruínas. Ao terceiro sucederam-se incêndios que se espalharam com rapidez. Uma hora mais tarde, imensas ondas formadas no Tejo inundaram a parte baixa da cidade. Cerca de 15 mil lisboetas morreram.

Fonte: Guia Visual Folha de São Paulo: Europa.

ARCO DA AUGUSTA

Construído após o terremoto de 1755 como símbolo da força de uma Lisboa renascida após a fúria da natureza, está situado no encontro da Rua Augusto com a Praça do Comércio. É possível subir ao topo do monumento, de onde se tem uma espetacular visão 360º do centro da cidade.

2. Avenida da Liberdade

Considerada uma das mais importantes e bonitas avenidas de Lisboa, liga a Praça do Restauradores (próximo à Praça do Rossio) até a Praça de Marquês de Pombal, em um trajeto bem arborizado e com um lindo calçamento de pedras portuguesas. A região é repleta de bons restaurantes, lojas sofisticadas, hotéis e edifícios comerciais. Imperdível!

3. Torre de Belém

torre de belem 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Torre de Belém. Foto: Levarti.

Encomendada por Manuel I, a torre foi erguida para ser uma fortaleza no meio do rio Tejo, em 1515. De lá pra cá, passou por várias transformações até virar uma das principais atrações turísticas de Lisboa.

A beleza da torre está na decoração externa, por causa de seus entalhes em pedra em estilo manuelino e os balcões com trabalho ornamental e torres de observação em estilo mouriscos, lembrando castelos medievais; mas também é possível realizar um circuito pelo interior da torre que leva às salas do governador, com arcadas renascentistas e oferece vista panorâmica.

torre–de–belém 1 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Torre de Belém, Lisboa – Portugal

4. Mosteiro dos Jerónimos

mosteiro dos jeronimos 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Passeios em Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos. Foto: Levarti.

Um monumento à riqueza da era dos descobridores, o mosteiro é o ápice da arquitetura manuelina. Foi encomendado por Manuel Ie, em 1501, logo após o retorno de Vasco da Gama das Índias (sua construção foi financiada em grande parte com o comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro).

Em frente ao Monumento, a maior fila costuma ser para a Igreja Santa Maria de Belém, muito em função de sua espetacular abóbada suspensa por delgados pilares que se elevam até o teto, criando uma sensação de espaço e harmonia (Entrada gratuita). O claustro, logo ao lado, foi concluído em 1544, sendo uma criação pura de João de Castilho.

5. Monumento aos Descobrimentos

herois–da–navegação 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Monumento aos Descobrimentos. Foto: Levarti

Situado como destaque na beira do rio Tejo, em Belém, foi construído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador. Chama atenção seu curioso formato, projetado para lembrar uma caravela. Na proa destaca-se a figura do infante D. Henrique. Nas laterais, aparecem heróis do país da era do descobrimento, como Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães.

monumento–aos–descobrimentos 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Os heróis das navegações portuguesas/Monumento aos Descobrimentos Foto: Levarti

Diante do monumento uma grande bússola adorna o chão. O mapa central, no qual se veem galeões e sereias, traças as rotas do descobrimento dos séculos XV e XVI. É de fato um dos principais pontos turísticos de Lisboa.

mapa–central 1024x687 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Situado bem em frente do Monumento aos Descobrimentos, o Mapa Central ilustra as principais rotas traçadas pelos portugueses em suas navegações. Foto: Levarti.

6. Panteão Nacional

panteao–nacional  1024x683 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Panteão Nacional. Foto: TV Europa.

Projetado inicialmente para abrigar a Igreja de Santa Engrácia (nunca terminada) o Panteão Nacional é uma das mais belas edificações de Lisboa. Inspirado pelo barraco italiano, chama a atenção a grande abóbada branca no topo além das incríveis paisagens avistadas, de Lisboa e do rio Tejo. No Panteão Nacional estão enterrados figuras ilustres portuguesas como o poeta Almeida Garret e a fadista Amália Rodrigues, assim como o ídolo do futebol, Eusébio.

7. Museu Nacional de Coches

museu dos coches 1170x680 1 1024x595 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Museu dos Coches. Foto: Dicas de Lisboa

Fundado em 1905 pela mulher do rei Carlos, Dona Amélia, o Museu Nacional de Coches, dedicado às carruagens, conta com um acervo que abrange três séculos, do XVI ao XIX, onde o visitante poderá encontrar desde luxuosas carruagens e berlindas liteiras até carrinhos de bebê e viatura dos correios.

8. Castelo de São Jorge

Castelo–de–são–jorge 1024x683 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Castelo de São Jorge, Lisboa. Foto: Site oficial/divulgação.

Considerado um dos principais pontos turísticos de Lisboa, o Castelo de São Jorge foi construído como uma fortificação, ainda no século XI, pelos muçulmanos, e já foi sede da corte portuguesa, até sua mudança para o Terreiro do Paço.

área–interna–castelo–são–jorge 1 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Área interna do Castelo de São Jorge. Foto: Site oficial/Divulgação.

O passeio reune tudo o que Lisboa tem de melhor: história e belíssimas paisagens, facilmente exploradas em um tour onde o visitante é levado a conhecer não só a área externa como também as torres e salas do castelo. Por sinal, o lugar mais alto da cidade de Lisboa é uma das torres do Castelo de São Jorge, a mais de 100 metros de altura, promovendo uma das mais belas vistas da cidade.

miradouro–castelo–são–jorge - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Miradouro do Castelo de São Jorge. Foto: Site oficial/Divulgação.

9. MAAT

museu maat lisboa 1024x683 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT, Lisboa. Foto: Euro Dicas Turismo.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é um museu de arte contemporânea localizado às margens do rio Tejo, na região de Belém. É sem dúvidas, uma das mais modernas construções da cidade e por isso, considerado um dos principais opções de passeios em Lisboa, qualquer que seja a exposição em cartaz. Além disso, mesmo sem visitar, você pode subir no terraço, ou apreciar a vista nas escadarias.

image - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Turistas apreciando o pôr do sol visto a partir do MAAT. Foto: Time Out Lisboa

10. Oceanário de Lisboa

oceanario de lisboa 1140x713 1 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Área externa do Oceanário de Lisboa. Foto: Dona Arquiteta (JRE313).

Eleito o aquário mais bonito do mundo, o Oceanário de Lisboa foi projetado pelo arquiteto americano Peter Chermayeff para ilustrar o tema ambiental “Oceanos: Herança para o Futuro”, na Expo 98.

A imensa estrutura às margens do Tejo, no bairro Parque das Nações abriga diversas espécies marinhas de todos os mares do mundo. O tanque principal tem água suficiente para encher quatro piscinas olímpicas. Ao redor, quatro outros aquários menores retratam os ecossistemas dos oceanos Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.

Lisbon Oceanario 1 - O que fazer em Lisboa: 10 passeios e atrativos para sua primeira viagem
Oceanário de Lisboa. Foto: Dicas de Lisboa.

EXPO 98

A EXPO’98, Exposição Mundial de 1998, ou, oficialmente, Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi “Os oceanos: um património para o futuro”, realizou-se em Lisboa, Portugal de 22 de maio a 30 de setembro de 1998. Teve o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.